Diário de Bordo da Fusca
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aderitobc
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Re: Diário de Bordo da Fusca
Bela passeata, o sul do país é sem dúvida um local de encantos que convida a esses passeios.
Obrigado pela partilha e pelo registo fotográfico. É algo que dá vontade de pegar na mota e fazer o mesmo
Obrigado pela partilha e pelo registo fotográfico. É algo que dá vontade de pegar na mota e fazer o mesmo
bangalino- Mensagens : 117
pontos : 131
Data de inscrição : 13/02/2018
Idade : 44
Localização : Lousada
Re: Diário de Bordo da Fusca
Boas a todos,
Hoje a Fusca teve mais uma mudança na direcção de uma Super-K-light, e desta vez com o guarda lamas da frente.
Já o tinha encomendado à várias semanas e hoje chegou.
E como a forquilha das duas meninas são iguais apenas é desapertar parafusos e voltá-los a apertar mas com a peça nova.
Aqui fica um cheirinho de como ficou...
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Hoje a Fusca teve mais uma mudança na direcção de uma Super-K-light, e desta vez com o guarda lamas da frente.
Já o tinha encomendado à várias semanas e hoje chegou.
E como a forquilha das duas meninas são iguais apenas é desapertar parafusos e voltá-los a apertar mas com a peça nova.
Aqui fica um cheirinho de como ficou...
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aderitobc- Mensagens : 34
pontos : 36
Data de inscrição : 27/07/2017
Localização : Almada
Re: Diário de Bordo da Fusca
Boas,
Na passada semana o mínimo deixou de funcionar e foi um bom motivo para colocar um mínimo em LED.
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Posso dizer que faz uma grande diferença. Como a lâmpada dos médios/máximos apenas têm um led virado para cima, parte do farol não era bem iluminado (pois o mínimo era muito fraco), pelo que sinto uma grande diferença a conduzir à noite.
Também esta semana troquei o calçado à Fusca. Daqui a pouco tempo deve começar a chover e por isso achei melhor estar já preparado.
Coloquei uns Metzeller Lasertec... no Barreiro, na Kustom Kulture Garage... a um preço fenomenal, menos de 180€ pelo preço dos pneus com montagem incluida.
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Posso dizer que fui muito bem atendido e até café me queriam oferecer.
Ao entrar na garagem fiquei boquiaberto com as máquinas que lá estavam, nomeadamente com uma Harley-Davidson Fat Bob completamente personalizada.
Recomendo a visita pelo menos para lavar as vistas.
Na passada semana o mínimo deixou de funcionar e foi um bom motivo para colocar um mínimo em LED.
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Posso dizer que faz uma grande diferença. Como a lâmpada dos médios/máximos apenas têm um led virado para cima, parte do farol não era bem iluminado (pois o mínimo era muito fraco), pelo que sinto uma grande diferença a conduzir à noite.
Também esta semana troquei o calçado à Fusca. Daqui a pouco tempo deve começar a chover e por isso achei melhor estar já preparado.
Coloquei uns Metzeller Lasertec... no Barreiro, na Kustom Kulture Garage... a um preço fenomenal, menos de 180€ pelo preço dos pneus com montagem incluida.
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Posso dizer que fui muito bem atendido e até café me queriam oferecer.
Ao entrar na garagem fiquei boquiaberto com as máquinas que lá estavam, nomeadamente com uma Harley-Davidson Fat Bob completamente personalizada.
Recomendo a visita pelo menos para lavar as vistas.
aderitobc- Mensagens : 34
pontos : 36
Data de inscrição : 27/07/2017
Localização : Almada
Re: Diário de Bordo da Fusca
mt bom, metzeller é outro nivel! tenho de lá passar um dia destes, quero fazer umas alterações à menina
PeteRichards- Mensagens : 125
pontos : 151
Data de inscrição : 26/06/2018
Idade : 34
Re: Diário de Bordo da Fusca
Mas que excelente diário de bordo!
É isso mesmo companheiro, toca a aproveitar e fazer kms com a menina!
Quanto às mods, essa do guarda lamas, apesar de não ser o meu estilo, tenho visto que corresponde ao que muitos utilizadores da Superlight gostariam de ter. Parabéns pela inovação!
Abraços
É isso mesmo companheiro, toca a aproveitar e fazer kms com a menina!
Quanto às mods, essa do guarda lamas, apesar de não ser o meu estilo, tenho visto que corresponde ao que muitos utilizadores da Superlight gostariam de ter. Parabéns pela inovação!
Abraços
Re: Diário de Bordo da Fusca
Boas malta,
Hoje fiz 16000 km.
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Caso para dizer:
"A pouco e pouco se constrói um grande amor. De coisas tão pequenas e banais. Basta um sorriso. Um simples olhar. Um modo de amar a dois.."
Hoje fiz 16000 km.
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Caso para dizer:
"A pouco e pouco se constrói um grande amor. De coisas tão pequenas e banais. Basta um sorriso. Um simples olhar. Um modo de amar a dois.."
aderitobc- Mensagens : 34
pontos : 36
Data de inscrição : 27/07/2017
Localização : Almada
Re: Diário de Bordo da Fusca
Grande aderito, hj, 26 de Setembro, vou lá passar na kkg, devo ir de manhã, tipo 10h. Se quiseres aproveitar e tomar um cafézito
Abraços
Abraços
PeteRichards- Mensagens : 125
pontos : 151
Data de inscrição : 26/06/2018
Idade : 34
Re: Diário de Bordo da Fusca
PeteRichards escreveu:Grande aderito, hj, 26 de Setembro, vou lá passar na kkg, devo ir de manhã, tipo 10h. Se quiseres aproveitar e tomar um cafézito
Abraços
Desculpa Pedro mas só agora via a tua mensagem. Infelizmente, mesmo que quisesse o tempo está escasso.
Espero que tenhas gostado. Eu só de visitar babei-me todo...
Abraços
aderitobc- Mensagens : 34
pontos : 36
Data de inscrição : 27/07/2017
Localização : Almada
Re: Diário de Bordo da Fusca
gostei imenso, malta 5*, resolveram-me um problema bem bicudo (decidi armar-me em serralheiro e dei-me mal xD ).
De certeza que lá voltarei em breve para tratar do banco
Abraços
De certeza que lá voltarei em breve para tratar do banco
Abraços
PeteRichards- Mensagens : 125
pontos : 151
Data de inscrição : 26/06/2018
Idade : 34
Re: Diário de Bordo da Fusca
Boas pessoal,
Eu sei que já há muito tempo que não actualizo o meu DB mas a minha vida (profissional e pessoal) tem vindo a dar-me mais trabalho e por isso tenho de deixar de lado o menos prioritário, nomeadamente o fórum...
Já se passou tanto tempo e tenho (mesmo) muita coisa para contar, entre uma pequena queda e avarias .
Comecemos pela queda .
Estava a voltara casa (lá para Novembro) depois de um treino quando perto de um sitio com largada de touros. Alguma estradas estavam cobertas de areia de modo aos touros andarem melhor e nas estradas adjacentes permanecia uma fina camada no alcatrão. Pois eu ao fazer uma curva, o pneu da frente resvalou. Valeu é que eu ia de vagar, ainda tinha a 1ª engatada e nada de grave aconteceu. Eu fiquei de pé a tentar segurar a moto que acabou por ir ao chão. Levantei-me e segui viagem. Quando cheguei a casa verifiquei que apenas os punhos tinham uns arranhões .
Passados uns tempos, estava tentar ligar a mota e esta não começava a trabalhar. Quando fui ver o corta corrente do descanso lateral, o pino estava "colado" em cima. Era natural que assim ela não ligasse. Foi então que o tentei descolar e quando o puxo fiquei com ele na mão. Tentei ligar a mota e ela funcionou. Perfeito. Assim posso colocar a mota a trabalhar independentemente do descanso que escolha para a parar .
Todas as avarias fossem estas e eu tinha estado muito contente antes do natal ate fins de Janeiro.
Ora, num certo dia em Dezembro, não me lembro bem qual mas foi depois do 8 de Dezembro, estava a ir de Almada para a oficina no Barreiro onde costuma mandar fazer a revisão, entro na A2 e passado 2 minutos de meter a 5ª a mota começa a fazer uns barulhos estranhos e a perder potencia. Começo a abrandar e tentar meter a 4ª e parece que esta não entra. Deixo a mota rolar mais uns metros em 5ª e tento novamente, e a 4ª não entra. Então decidi encostar e chamar o reboque. Qualquer coisa na caixa de velocidades não estava bem. Tive de pedir ao táxi para me deixar em casa de modo a poder pegar no carro.
Chegado ao mecânico a resposta foi temos de tirar o motor e verificar o que se passa. Passado dois dias liga o mecânico com o diagnóstico da avaria: um dos parafusos/uma peça no veio do pinhão que se tinha soltado e tinha danificado todas as peças adjacentes. Solução: veio da embraiagem e veio do pinhão novos. Obviamente eu requeri que a garantia tomasse conta do assunto.
Como tal, o mecânico informou-me que devido ao tipo de avaria, teria de mandar o motor completo para o importador/revendedor (a Multimoto) para eles efectuarem a reparação. Por mim OK. Apenas pedi para me avisarem quando a moto estivesse pronta.
Recebi o telefonema para ir levantar a mota no final de Janeiro.
Quando lá cheguei estava a conversar e foram-me contadas algumas peripécias acerca do arranjo do motor. Primeiro, a Multimoto demorou algum tempo a efectuar o serviço. Depois quando o mecanicismo montou o motor, reparou que este pingava óleo por uma das tampas laterais. Então tiveram de entrar em conversações novamente com a Multimoto para mandarem uma tampa nova mas estes recusavam-se a admitir que algo se pudesse ter passado por erro deles . Como já tinha pasado mais de um mês sem o mecânico me devolver a mota ele decidiu mandar vir uma tampa nova por conta dele (pelo menos foi o que me contou).
Saio do stand depois e decido dar umas voltas para ver como ela ficou... A mota já não era bem a mesma. Parece que tinha de aprender a andar nela outra vez.
Em pensamentos para mim, sempre pensei que a malta do facebook que dizia que a mota encravava de 1ª para 2ª, que eram uns nabos e não sabiam andar. No entanto começou a acontecer-me o mesmo. Podem não acreditar, mas antes a mota apenas ficava encravada quando mudava de 1ª para 2ª uma vez em 20 vezes (e já estou a ser um pouco pessimista, pois posso contar pelos dedos das duas mãos o numero de vezes que isso aconteceu), no entanto passou a acontecer 19 em 20 vezes. Isto deixou-me a pensar um pouco. A minha mota foi das primeiras euro 4 a circular. Provavelmente a diferença para as euro 3 seria mesmo apenas o travão de disco e a injecção electrónica. Contudo a malta que se queixa foi a malta que comprou a mota mais em 2018. Isto leva-me a pensar que algo na produção das peças terá mudado .
Aguentei mais uns dias até que me decidi tentar pequenos ajustes. Comecei por mudar ainda com o motor em diferentes rotações e fui variando até que cheguei à embraiagem. Na embraiagem comecei por tentar apertar ao máximo e melhorou. Mudei o local onde agarro na manete e melhorou mais ainda. Agora quando vou em primeira agarro a manete mesmo no final de modo a tentar levar a embraiagem ao máximo. E resulta. Apenas tem um ou dois "se não". Assim não chego ao botão do pisca. Quando vou em mudanças baixas não faço pisca para a esquerda. Outra característica é que volta e meia em vez de meter a 2ª a mota fica em ponto morto, mas nada que não se resolva com mais un toque de pé na mesma diraecção . De resto a caixa de velocidades está na mesma, apesar da 5ª ser ainda mais merdosa, apenas serve para quando a mota vai a descer ou a direito sem vento, caso contrário deixa a mota morrer.
Para ajudar a este rol de peripécias ultimamente quando vou a meio gás, a mota começa a soluçar, como o ECU não conseguisse manter o fluxo de combustível adequado ao andamento, mas este é um assunto a rever com o mecânico na próxima revisão (já este mês).
Outro acontecimento é o desapertar do parafuso que segura a tampa lateral, o mesmo que também segura o motor ao quadro. Agora ando sempre de sobressalto a verificar se a tampa abana ou não.
Vou ver se arranjo mais tempo para escrever...
Abraços e boas curvas
Eu sei que já há muito tempo que não actualizo o meu DB mas a minha vida (profissional e pessoal) tem vindo a dar-me mais trabalho e por isso tenho de deixar de lado o menos prioritário, nomeadamente o fórum...
Já se passou tanto tempo e tenho (mesmo) muita coisa para contar, entre uma pequena queda e avarias .
Comecemos pela queda .
Estava a voltara casa (lá para Novembro) depois de um treino quando perto de um sitio com largada de touros. Alguma estradas estavam cobertas de areia de modo aos touros andarem melhor e nas estradas adjacentes permanecia uma fina camada no alcatrão. Pois eu ao fazer uma curva, o pneu da frente resvalou. Valeu é que eu ia de vagar, ainda tinha a 1ª engatada e nada de grave aconteceu. Eu fiquei de pé a tentar segurar a moto que acabou por ir ao chão. Levantei-me e segui viagem. Quando cheguei a casa verifiquei que apenas os punhos tinham uns arranhões .
Passados uns tempos, estava tentar ligar a mota e esta não começava a trabalhar. Quando fui ver o corta corrente do descanso lateral, o pino estava "colado" em cima. Era natural que assim ela não ligasse. Foi então que o tentei descolar e quando o puxo fiquei com ele na mão. Tentei ligar a mota e ela funcionou. Perfeito. Assim posso colocar a mota a trabalhar independentemente do descanso que escolha para a parar .
Todas as avarias fossem estas e eu tinha estado muito contente antes do natal ate fins de Janeiro.
Ora, num certo dia em Dezembro, não me lembro bem qual mas foi depois do 8 de Dezembro, estava a ir de Almada para a oficina no Barreiro onde costuma mandar fazer a revisão, entro na A2 e passado 2 minutos de meter a 5ª a mota começa a fazer uns barulhos estranhos e a perder potencia. Começo a abrandar e tentar meter a 4ª e parece que esta não entra. Deixo a mota rolar mais uns metros em 5ª e tento novamente, e a 4ª não entra. Então decidi encostar e chamar o reboque. Qualquer coisa na caixa de velocidades não estava bem. Tive de pedir ao táxi para me deixar em casa de modo a poder pegar no carro.
Chegado ao mecânico a resposta foi temos de tirar o motor e verificar o que se passa. Passado dois dias liga o mecânico com o diagnóstico da avaria: um dos parafusos/uma peça no veio do pinhão que se tinha soltado e tinha danificado todas as peças adjacentes. Solução: veio da embraiagem e veio do pinhão novos. Obviamente eu requeri que a garantia tomasse conta do assunto.
Como tal, o mecânico informou-me que devido ao tipo de avaria, teria de mandar o motor completo para o importador/revendedor (a Multimoto) para eles efectuarem a reparação. Por mim OK. Apenas pedi para me avisarem quando a moto estivesse pronta.
Recebi o telefonema para ir levantar a mota no final de Janeiro.
Quando lá cheguei estava a conversar e foram-me contadas algumas peripécias acerca do arranjo do motor. Primeiro, a Multimoto demorou algum tempo a efectuar o serviço. Depois quando o mecanicismo montou o motor, reparou que este pingava óleo por uma das tampas laterais. Então tiveram de entrar em conversações novamente com a Multimoto para mandarem uma tampa nova mas estes recusavam-se a admitir que algo se pudesse ter passado por erro deles . Como já tinha pasado mais de um mês sem o mecânico me devolver a mota ele decidiu mandar vir uma tampa nova por conta dele (pelo menos foi o que me contou).
Saio do stand depois e decido dar umas voltas para ver como ela ficou... A mota já não era bem a mesma. Parece que tinha de aprender a andar nela outra vez.
Em pensamentos para mim, sempre pensei que a malta do facebook que dizia que a mota encravava de 1ª para 2ª, que eram uns nabos e não sabiam andar. No entanto começou a acontecer-me o mesmo. Podem não acreditar, mas antes a mota apenas ficava encravada quando mudava de 1ª para 2ª uma vez em 20 vezes (e já estou a ser um pouco pessimista, pois posso contar pelos dedos das duas mãos o numero de vezes que isso aconteceu), no entanto passou a acontecer 19 em 20 vezes. Isto deixou-me a pensar um pouco. A minha mota foi das primeiras euro 4 a circular. Provavelmente a diferença para as euro 3 seria mesmo apenas o travão de disco e a injecção electrónica. Contudo a malta que se queixa foi a malta que comprou a mota mais em 2018. Isto leva-me a pensar que algo na produção das peças terá mudado .
Aguentei mais uns dias até que me decidi tentar pequenos ajustes. Comecei por mudar ainda com o motor em diferentes rotações e fui variando até que cheguei à embraiagem. Na embraiagem comecei por tentar apertar ao máximo e melhorou. Mudei o local onde agarro na manete e melhorou mais ainda. Agora quando vou em primeira agarro a manete mesmo no final de modo a tentar levar a embraiagem ao máximo. E resulta. Apenas tem um ou dois "se não". Assim não chego ao botão do pisca. Quando vou em mudanças baixas não faço pisca para a esquerda. Outra característica é que volta e meia em vez de meter a 2ª a mota fica em ponto morto, mas nada que não se resolva com mais un toque de pé na mesma diraecção . De resto a caixa de velocidades está na mesma, apesar da 5ª ser ainda mais merdosa, apenas serve para quando a mota vai a descer ou a direito sem vento, caso contrário deixa a mota morrer.
Para ajudar a este rol de peripécias ultimamente quando vou a meio gás, a mota começa a soluçar, como o ECU não conseguisse manter o fluxo de combustível adequado ao andamento, mas este é um assunto a rever com o mecânico na próxima revisão (já este mês).
Outro acontecimento é o desapertar do parafuso que segura a tampa lateral, o mesmo que também segura o motor ao quadro. Agora ando sempre de sobressalto a verificar se a tampa abana ou não.
Vou ver se arranjo mais tempo para escrever...
Abraços e boas curvas
aderitobc- Mensagens : 34
pontos : 36
Data de inscrição : 27/07/2017
Localização : Almada
Re: Diário de Bordo da Fusca
Boas aderitobc!
Bem... com tanta peripécia é perfeitamente justificável não teres tempo nem disposição para estar aqui a atualizar o DB.
Li tudo atentamente e vou tecer alguns comentários no que acho que posso ajudar.
Sobre a situação entre a Multimoto e o stand, claro esse é um problema entre eles, e que o teu concessionário tem de resolver com eles, e ainda bem que não foste tu a dar por isso depois de receberes a mota, aí sim, seria mais complicado.
Sobre o novo método de meter mudanças, não é mito, eu na outra mota que tenho (Yamaha xvs 950 midnight star) também já notei uma diferença entre apertar a manete na ponta e ao meio para efeitos da mudança entrar melhor. Penso que tem a ver com o timming com que cada um de nós pressiona a embraigem face ao meter a mudança.
Ia sugerir-te pedires para afinar o cabo de embraiagem na oficina quando lá fores de forma a que a embraiagem atue mais cedo ao premir a manete (ou seja, esticar o cabo), e vais ver que vai melhorar.
Sobre o parafuso que desaperta, se não quiseres estar a comprar uma bisnaga de cola de parafusos que custa uns 10-12 euros numa drogaria, pede na oficina se podem tirar o parafuso, colocar cola e voltar a apertar. Vais ver que não desaperta mais. Recomendo também fazeres uma marcação no parafuso para só a olhar conseguires perceber se está a desapertar ou não (alguns já vêm assim marcados de fábrica com um risco vermelho)
Abraços e boas curvas!
Bem... com tanta peripécia é perfeitamente justificável não teres tempo nem disposição para estar aqui a atualizar o DB.
Li tudo atentamente e vou tecer alguns comentários no que acho que posso ajudar.
Sobre a situação entre a Multimoto e o stand, claro esse é um problema entre eles, e que o teu concessionário tem de resolver com eles, e ainda bem que não foste tu a dar por isso depois de receberes a mota, aí sim, seria mais complicado.
Sobre o novo método de meter mudanças, não é mito, eu na outra mota que tenho (Yamaha xvs 950 midnight star) também já notei uma diferença entre apertar a manete na ponta e ao meio para efeitos da mudança entrar melhor. Penso que tem a ver com o timming com que cada um de nós pressiona a embraigem face ao meter a mudança.
Ia sugerir-te pedires para afinar o cabo de embraiagem na oficina quando lá fores de forma a que a embraiagem atue mais cedo ao premir a manete (ou seja, esticar o cabo), e vais ver que vai melhorar.
Sobre o parafuso que desaperta, se não quiseres estar a comprar uma bisnaga de cola de parafusos que custa uns 10-12 euros numa drogaria, pede na oficina se podem tirar o parafuso, colocar cola e voltar a apertar. Vais ver que não desaperta mais. Recomendo também fazeres uma marcação no parafuso para só a olhar conseguires perceber se está a desapertar ou não (alguns já vêm assim marcados de fábrica com um risco vermelho)
Abraços e boas curvas!
Re: Diário de Bordo da Fusca
Boas tardes,
Há mais de 1 ano que não actualizo o meu DB (que vergonha).
Nada de muito relevante se tem passado, não tem havido avarias, viagens (que ultimamente têm sido apenas de avião) ou outras peripécias.
As minhas viagens continuam as mais habituais, casa - trabalho - treino - casa.
E (in)felizmente a vida vai mudar ainda mais. Vou vender a Fusca . Não porque que vou subir de cilindrada ou nem por estar descontente com a mota, mas sim por que vou imigrar. Vou sair do país e ou vendo a mota ou ela vai para casa dos meus pais onde ficará na garagem a aguardar as minhas férias em Portugal. E como será de prever a mota sem utilização frequente irá começar a deteriorar-se com o tempo, e a Superlight precisa de utilização e carinho muito frequentemente.
Espero ainda poder desfrutar um pouco mais da Fusca antes de a passar para o novo dono .
Vamos ver o que o próximo mês nos reserva.
Há mais de 1 ano que não actualizo o meu DB (que vergonha).
Nada de muito relevante se tem passado, não tem havido avarias, viagens (que ultimamente têm sido apenas de avião) ou outras peripécias.
As minhas viagens continuam as mais habituais, casa - trabalho - treino - casa.
E (in)felizmente a vida vai mudar ainda mais. Vou vender a Fusca . Não porque que vou subir de cilindrada ou nem por estar descontente com a mota, mas sim por que vou imigrar. Vou sair do país e ou vendo a mota ou ela vai para casa dos meus pais onde ficará na garagem a aguardar as minhas férias em Portugal. E como será de prever a mota sem utilização frequente irá começar a deteriorar-se com o tempo, e a Superlight precisa de utilização e carinho muito frequentemente.
Espero ainda poder desfrutar um pouco mais da Fusca antes de a passar para o novo dono .
Vamos ver o que o próximo mês nos reserva.
aderitobc- Mensagens : 34
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Data de inscrição : 27/07/2017
Localização : Almada
Re: Diário de Bordo da Fusca
Boas Aderito,
É verdade, a vida nem sempre nos proporciona os mesmos momentos, e há alturas em que temos de mudar.
Perfeitamente compreensível a tua venda, e claro se nas férias quiseres conduzir, poderás sempre procurar uma solução de aluguer.
Um abraço e sucesso para a nova etapa. Não deixes de aqui vir.
SL125
É verdade, a vida nem sempre nos proporciona os mesmos momentos, e há alturas em que temos de mudar.
Perfeitamente compreensível a tua venda, e claro se nas férias quiseres conduzir, poderás sempre procurar uma solução de aluguer.
Um abraço e sucesso para a nova etapa. Não deixes de aqui vir.
SL125
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