Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

+5
ruiramosilva
LUMMA
Krytz
paulo calado ribeiro
FACC
9 participantes

Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por FACC Sex Out 28, 2016 11:31 pm

Boas pessoal !

Andei à procura e não encontrei nenhum tópico relacionado com a lavagem das "meninas", pelo que tomei a iniciativa de criar este tópico para trocarmos experiências a este nível.

Assim sendo, lavam as vossas SL com regularidade ? Lavam apenas com um pano microfibras humedecido com água, ou colocam algum tipo de champô ?

Eu lavo apenas com água num pano microfibras, e outro seco para secar o maior. Não deito água para cima com receio da instalação eléctrica, nem tão pouco uso a máquina de pressão.

Digam de vossa justiça ;-)

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por paulo calado ribeiro Sex Out 28, 2016 11:48 pm

olá!

algo me diz que irei fazer como alguém aqui disse que fazia: lavagem uma vez por ano.
já usei a máquina de pressão nos guarda-lamas, meio à distância, só para ficar uma bocadinho mais limpa do que estava...
paulo calado ribeiro
paulo calado ribeiro

Mensagens : 33
pontos : 39
Data de inscrição : 20/07/2016
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por Krytz Qui maio 25, 2017 2:03 am

Pelo que vi, o SL125 explicou como mante-la toda bonita com duraglit e vaselina liquida nos cromados mas tambem fiquei com essa duvida.

Tambem gostava de saber se nao devemos usar agua em abundancia. Pelo que vi no manual eles nao aconselham maquina de pressao mas a nivel de uma boa mangueirada, o que e que dizem. Eu tambem fico um pouco com receio. Ate agora faco como tu FACC, limpo com um pano molhado e um pano seco ou entao uso umas tolhas de limpeza a seco que comprei numa loja de material para moto mas ha sempre lugares em que nao consigo chegar e que ja acumula alguma sujidade. Agradecia alguma ajuda.
Krytz
Krytz

Mensagens : 29
pontos : 37
Data de inscrição : 09/04/2017
Idade : 30
Localização : Funchal, Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por LUMMA Qui maio 25, 2017 7:46 am

As superlight não se constipam com as lavagens.

Não tenham medo de usar a mangueira em toda a mota, mas máquina de pressão é expressamente proibido.

Tal como um carro, enxaguar toda a mota, sim toda e sem medos, balde com detergente neutro, como os dos carros, uma boa esponja e vai de esfregar em todo o lado.

Limpeza a seco não recomendo, as areias e pó podem provocar danos na pintura, cromados e bainhas da suspensão, ficando com o tempo com marcas nas mesmas de pequenos "arranhões" na pintura.

Caso façam como eu, lavagem pelo menos uma vez por mês, e com o devido tratamento de vaselina (ver tutorial do SL125), algumas lavagens podem ser simplificadas, ou seja, mangueira com água sempre a correr e ir passando esponja, isto se só houver pó, secando muito bem no final.
A vaselina fica sempre agarrada à mota e na secagem após lavagem fará com que a mota mantenha o seu brilho natural.

Frizo mais uma vez que a superlight não se constipa com lavagem à mangueira, desde que bem seca após.
LUMMA
LUMMA
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por ruiramosilva Qui maio 25, 2017 10:41 am

Boas companheiros

Eu na minha KSL fazia como diz o LUMMA, sem medo da água de mangueira.
Estas motas para se manterem, bonitas tem que ser SEMPRE bem limpas e os cromados bem protegidos com a bela da vaselina ou spray de silicone, se tivermos estes cuidados posso garantir que duram sem ponta de ferrugem e sempre com aquele brilho maravilhoso.
Cheguei a ver motas com menos de 1 ano com montes de pontos de ferrugem, em conversa com os donos gabavam-se de nunca as terem lavado... pois é....
A minha tinha uns aninhos, e uns Kms valentes com muitas viagens com chuva e não tinha um ponto de ferrugem.
Esta agora não tem cromados, mas continuo a limpa-la e protege-la como se tivesse.

Abraço v v
ruiramosilva
ruiramosilva
Veterano Superlight
Veterano Superlight

Mensagens : 589
pontos : 607
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 53
Localização : Mafra / Ericeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por genhocas Qui maio 25, 2017 2:18 pm

Mangueira aberta e água com abundância para poder tirar todo a sujidade. Champô de preferência neutro com uma esponja depois muita água. ....
Secar e aplicar vaselina para proteção...
A minha já levou com a máquina de pressão nos guarda lamas e na parte de baixo do motor.
É preciso é ter cuidado...... Com o que se está a fazer....
Cumprimentos 
Boas curvas......
genhocas
genhocas

Mensagens : 394
pontos : 422
Data de inscrição : 23/07/2016
Idade : 49
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por SL125 Sex maio 26, 2017 2:03 pm

Ora aqui está um assunto que parece simples, mas afinal dá pano para mangas e não são "mangas-curtas"

A minha Superlight em 7 anos deve ter sido lavada, sim lavada com água corrente da mangueira, umas 3 vezes. Mas eu só rolo com tempo seco e fora essas lavagens mais abundantes, normalmente era apenas pano húmido para suavemente remover mosquitos e poeiras. O tratamento com vaselina apenas faço 1 vez por ano.
Mas isto, claro, deve ser ajustado ao uso que cada um dá... se andarem todos os dias, já terá de ser como descrito pelos companheiros, que andam todos os dias.

Eu quando lavo com mangueira tenho o cuidado que a água corra sempre de cima para baixo (para os mais engraçados, escusam de começar já a rir), o que eu quero dizer é que não me ponho a apontar a água com o dedo à frente da mangueira para a zona debaixo do depósito, onde está a bateria ou para dentro dos comutadores. Tento tirar partido do designa da mota para que a água escorra naturalmente.
O cárter, quando está muito sujo, é um pincel com um pouco de petróleo para tirar a sujidade e a seguir mangueira de água (sempre com o motor frio).

Resumindo:
mangueira -> escova macia e balde com água e champô auto -> mangueira -> secar com um pano e puxar o brilho.

Abraços
thumb up v cheers riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por Krytz Sáb maio 27, 2017 2:14 am

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Ja tratei de comprar a vaselina liquida e o duraglit, agora amanha ou segunda vou dar um banho como deve de ser na menina e depois vou protege la, como o nosso administrador nos ensinou ( embora como nao tenho compressor vai ter que ser com um pano ).

De quanquer maneira vou ver se isolo uns cabitos que nao sei se e assim mesmo mas nao vieram isolados. ( depois coloco fotos se quiserem ). Para depois entao dar com agua na lady que ela bem merece.

Obrigado, Abraço
Krytz
Krytz

Mensagens : 29
pontos : 37
Data de inscrição : 09/04/2017
Idade : 30
Localização : Funchal, Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por genhocas Dom maio 28, 2017 12:13 am

Pois. Água com fartura mas os cabos têm de estar impecáveis isolados e sem remendos marados...
Cumprimentos
Boas curvas.
genhocas
genhocas

Mensagens : 394
pontos : 422
Data de inscrição : 23/07/2016
Idade : 49
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por F. Ramos Sex Jun 02, 2017 9:24 pm

Olá

Eu lavo com água e um bocado de detergente e mangueira antes e depois, utilizo uma esponja.
Ela também anda à chuva por isso. thumb up

Depois de a lavar e se a ligo ou meto a trabalhar, aparece sempre uma luz vermelha, mas depois de seca ou de passar algum tempo, desaparece essa luz.
F. Ramos
F. Ramos

Mensagens : 305
pontos : 319
Data de inscrição : 07/06/2016
Idade : 56
Localização : Lisboa/Ferreira do Zêzere

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por genhocas Sex Jun 02, 2017 9:55 pm

Pois a Superlight da esposa no outro dia também foi ao banho depois apareceu a dita luz .
Depois como é normal apagou.

Cumprimentos
Boas curvas.
genhocas
genhocas

Mensagens : 394
pontos : 422
Data de inscrição : 23/07/2016
Idade : 49
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por bruno.russo Sáb Ago 05, 2023 10:32 am

Então, vamos a ver se me safo desta sem levar porrada de alguém...

Comprei uma SL que esteve muito tempo parada na rua. Estava uma lástima... Depois de desmontar umas tampas, vi que por baixo ainda estava pior... Portanto o que decidi eu? Desmontei tudo o que não dava trabalho em excesso, nomeadamente o banco, as tampas laterais, os plásticos de protecção dos cabos em frente ao depósito, as campânulas cromadas laterais... Agarrei numa garrafa de mistolin e numa máquina de pressão. Ia aplicando mistolin aos poucos e lavando à pressão... Gastei a garrafa toda. Depois deixei secar de um dia para o outro, à brisa da noite. No dia seguinte passei um pano para tirar manchas eventuais, lubrifiquei a corrente, passei um pano humedecido com WD40 por algumas zonas...

Resultado: ficou impecável e trabahou bem  Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? 1f606

bruno.russo

Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém

SL125 e VIC gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por SL125 Qua Ago 09, 2023 9:43 am

Da próxima vez usa um produto próprio, eu usei um da Motul para limpeza de carburadores, que depois acabou por servir para limpar todo o bedum existente no motor. Nem precisas da máquina de pressão, a sujidade escorre sozinha.

Ah e tal, mas não se arranja com facilidade... ah e tal é caro, o Mistolin é mais barato.
Pois, mas o Mistolin é altamente abrasivo. Vamos ver se o revestimento do alumínio do motor e cromados não se vão começar a ressentir daqui a uns meses...

v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

bruno.russo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por bruno.russo Qua Ago 09, 2023 12:50 pm

Era o que estava à mão... Mas já tenho usado mistolin e sei dos perigos que representa, daí ter feito como disse: aplicava aos poucos e lavava logo. Não dava bem tempo de atacar a base. Mas sei que tens razão.  Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? 1f605

bruno.russo

Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ? Empty Re: Qual a forma mais adequada de lavar a Superlight ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos