Lavar e lubrificar a corrente
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Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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Lavar e lubrificar a corrente
Bom dias companheiros.
O tema está muito abordado no Youtube, mas talvez por isso mesmo estou um pouco baralhado.
A questão é esta: Que produto usar para lavar a corrente da minha Keeway Superlight 125?
Quanto à técnica, as ferramentas/escova, ai não tenho dúvidas.
Agora o produto ou produtos a usar encontrei de tudo desde mezinhas caseiras até produtos comerciais que custa para cima de um balúrdio.
Digam lá da Vossa experiência.
Abraço
O tema está muito abordado no Youtube, mas talvez por isso mesmo estou um pouco baralhado.
A questão é esta: Que produto usar para lavar a corrente da minha Keeway Superlight 125?
Quanto à técnica, as ferramentas/escova, ai não tenho dúvidas.
Agora o produto ou produtos a usar encontrei de tudo desde mezinhas caseiras até produtos comerciais que custa para cima de um balúrdio.
Digam lá da Vossa experiência.
Abraço
José Gabriel- Mensagens : 3
pontos : 5
Data de inscrição : 06/07/2018
Idade : 70
Localização : Sesimbra
Re: Lavar e lubrificar a corrente
Olá José.
Pessoalmente sempre que lavo a mota dou primeiro com o wd40 lava correntes e de seguida com água (mangueira) e dp com papel de cozinha limpo e verifico se é necessário repetir o processo.
Entre lavagens de 400km em 400km limpo c esse produto e dp lubrifico com wd40 massa para correntes.
Ultimamente em vez dos produtos da wd40 tenho experimentado os da motorex e até agr tou satisfeito.
Pessoalmente sempre que lavo a mota dou primeiro com o wd40 lava correntes e de seguida com água (mangueira) e dp com papel de cozinha limpo e verifico se é necessário repetir o processo.
Entre lavagens de 400km em 400km limpo c esse produto e dp lubrifico com wd40 massa para correntes.
Ultimamente em vez dos produtos da wd40 tenho experimentado os da motorex e até agr tou satisfeito.
Luís Lourenço- Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa
Re: Lavar e lubrificar a corrente
Obrigado Luís Lourenço
José Gabriel- Mensagens : 3
pontos : 5
Data de inscrição : 06/07/2018
Idade : 70
Localização : Sesimbra
Re: Lavar e lubrificar a corrente
Boas. Comprei agora o wd40 para lavar a corrente quando estiver com a mota. Talvez para a semana. No entanto um mecânico disse que podia usar petróleo também em vez do detergente comercial.
Para já, o que vou fazer é usa o produto do wd40 e segundo outras andanças antigas quando tive mota, após se desengordurar a corrente, com a mota no descanso central, ponham a mota a trabalhar numa 1a velocidade por exemplo e deixem rodar umas voltas a roda de trás que é paraibertar a humidade e secar, antes de colocarem o óleo de lubrificação.
Conpletabdo o raciocinio, contumo por o óleo na corrente pelo lado de dentro da corrente, ou seja:
- mota no descanso central, com a roda de trás a roda engatado numa primeira ao ralenti e colocar o spray na corrente, na parte inferior, ou seja, no sentido de cima para baixo, onde ela roda na parte inferior. Há quem ponha diretamente na cremalheira mas na minha opinião, vai encharcar aquilo tudo.
Conselho adicional, passem só uma vez e um bom óleo daqueles que quase solidificam, caso contrario, vão jusar a roda e tudo. Se virem que tal, passem uma vez num sentido e outra no outro.
Boas curvas.
Para já, o que vou fazer é usa o produto do wd40 e segundo outras andanças antigas quando tive mota, após se desengordurar a corrente, com a mota no descanso central, ponham a mota a trabalhar numa 1a velocidade por exemplo e deixem rodar umas voltas a roda de trás que é paraibertar a humidade e secar, antes de colocarem o óleo de lubrificação.
Conpletabdo o raciocinio, contumo por o óleo na corrente pelo lado de dentro da corrente, ou seja:
- mota no descanso central, com a roda de trás a roda engatado numa primeira ao ralenti e colocar o spray na corrente, na parte inferior, ou seja, no sentido de cima para baixo, onde ela roda na parte inferior. Há quem ponha diretamente na cremalheira mas na minha opinião, vai encharcar aquilo tudo.
Conselho adicional, passem só uma vez e um bom óleo daqueles que quase solidificam, caso contrario, vão jusar a roda e tudo. Se virem que tal, passem uma vez num sentido e outra no outro.
Boas curvas.
Ampdavid- Mensagens : 23
pontos : 41
Data de inscrição : 24/07/2019
Re: Lavar e lubrificar a corrente
São informações úteis de quem sabe do assunto!
Eu não costumo lavar a corrente, até porque não ando nem à chuva nem na lama. Normalmente passo um pano velho a retirar alguma sujidade agarrada aos elos e coloco mais lubrificante. Acho que no meu caso ir estar a aplicar desengordurante só vai fazer com que o mesmo fique dentro dos elos (porque nunca sai todo) e dissolva o lubrificante que venha a colocar.
Abraços
Eu não costumo lavar a corrente, até porque não ando nem à chuva nem na lama. Normalmente passo um pano velho a retirar alguma sujidade agarrada aos elos e coloco mais lubrificante. Acho que no meu caso ir estar a aplicar desengordurante só vai fazer com que o mesmo fique dentro dos elos (porque nunca sai todo) e dissolva o lubrificante que venha a colocar.
Abraços
Re: Lavar e lubrificar a corrente
Normalmente os desengordurante a usar evaporam após aplicação. Se não evaporar ou em utilização de petróleo por exemplo, pode-se lavar com um pouco de água e com a mota no descanso central por a mota a trabalhar com a 1a mudança e deixar rodar até sair a humidade da corrente e lubrificar depois
Ampdavid- Mensagens : 23
pontos : 41
Data de inscrição : 24/07/2019
Re: Lavar e lubrificar a corrente
Não sabia que evaporavam. Sendo assim, já é bom!
Continuo a achar que uma boa corrente de o-rings é remédio santo: não cospe tanto a lubrificação (aguenta mais tempo lubrificada à vista) e claro, como tem os o-rings, por dentro anda sempre lubrificada se tivermos o mínimo de cuidado.
Continuo a achar que uma boa corrente de o-rings é remédio santo: não cospe tanto a lubrificação (aguenta mais tempo lubrificada à vista) e claro, como tem os o-rings, por dentro anda sempre lubrificada se tivermos o mínimo de cuidado.
Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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