[Dúvida] - Torneira da gasolina
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Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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[Dúvida] - Torneira da gasolina
Boas pessoal, ontem ao folhear o manual da nossa superlight, reparei que "eles" dizem lá que a torneira da gasolina se deve encontrar fechada quando a mota está parada.. A minha pergunta é, vocês costumam fazer isso? costumam fechar? Se sim em que situações?
Eu nunca mexi a posição da minha.
Eu nunca mexi a posição da minha.
Ossipat- Mensagens : 22
pontos : 30
Data de inscrição : 20/08/2016
Localização : Lisboa
Re: [Dúvida] - Torneira da gasolina
Boas Ossipat!
Isso é porque "eles" pensaram que estavam a fazer uma mota para sair apenas no verão, quando não houvesse vento, e as temperaturas fossem superiores a 35º...
Mas o pessoal usa a mota todos os dias, ou todas as semanas, ou mesmo uma vez por mês!
A minha só foi fechada uma vez que precisei de tirar o tubo da gasolina para meter o filtro e tive de fechar. De resto está sempre aberta ou na reserva.
Convém de vez em quando rodar (movimento abrir e fechar) a torneira, para a borracha não ganhar cama nem a torneira calcinar.
Isto porque em tempos li que se fechar a torneira, a gasolina que está no carburador vai secar, e vai deixar resíduos, que podem vir a entupir.
Se estiver sempre aberta, à medida que evapora, vai sempre indo alguma gasolina até perfazer o nível na bóia e assim nunca seca o carburador.
São os meus 50 amendoíns!
Isso é porque "eles" pensaram que estavam a fazer uma mota para sair apenas no verão, quando não houvesse vento, e as temperaturas fossem superiores a 35º...
Mas o pessoal usa a mota todos os dias, ou todas as semanas, ou mesmo uma vez por mês!
A minha só foi fechada uma vez que precisei de tirar o tubo da gasolina para meter o filtro e tive de fechar. De resto está sempre aberta ou na reserva.
Convém de vez em quando rodar (movimento abrir e fechar) a torneira, para a borracha não ganhar cama nem a torneira calcinar.
Isto porque em tempos li que se fechar a torneira, a gasolina que está no carburador vai secar, e vai deixar resíduos, que podem vir a entupir.
Se estiver sempre aberta, à medida que evapora, vai sempre indo alguma gasolina até perfazer o nível na bóia e assim nunca seca o carburador.
São os meus 50 amendoíns!
Re: [Dúvida] - Torneira da gasolina
Faz todo o sentido. Obrigado desde já pela partilha de informação. A minha também costuma estar sempre aberta, só a rodei uma vez ou duas, mas irei passar a rodar mais frequentemente. Já agora, devemos colocar na posição de reserva quando vimos que temos pouca gasolina? Na reserva passa menos gasolina é isso?
Ossipat- Mensagens : 22
pontos : 30
Data de inscrição : 20/08/2016
Localização : Lisboa
Re: [Dúvida] - Torneira da gasolina
Deves colocar na reserva quando ela "pedir", o que é algo perigoso para quem anda em cidade especialmente, pois o "pedir" é ela começar a engasgar, e aí metes a mão debaixo do depósito (assim mesmo à Home ) e com a mota em andamento e tudo, e lá começa ela a "respirar" novamente.
Antigamente fazia isto na boa, mas desde que ela me parou em plena curva da última vez, agora faço assim: quando o ponteiro do mostrador chega ao primeiro risco vermelho, rodo para a reserva (ficas com cerca de 2 litros no depósito).
A torneira tem 2 tubos dentro do depósito: um mais alto e outro mais baixo, quando o mais alto deixa de alcançar gasolina e se não abrires o mais curto (via torneira da reserva) a mota para.
Abraços
Antigamente fazia isto na boa, mas desde que ela me parou em plena curva da última vez, agora faço assim: quando o ponteiro do mostrador chega ao primeiro risco vermelho, rodo para a reserva (ficas com cerca de 2 litros no depósito).
A torneira tem 2 tubos dentro do depósito: um mais alto e outro mais baixo, quando o mais alto deixa de alcançar gasolina e se não abrires o mais curto (via torneira da reserva) a mota para.
Abraços
Re: [Dúvida] - Torneira da gasolina
Ah, faz sentido sim... agora já percebi o funcionamento da torneira, muito obrigado pela explicação.
Ossipat- Mensagens : 22
pontos : 30
Data de inscrição : 20/08/2016
Localização : Lisboa
Re: [Dúvida] - Torneira da gasolina
Eu viro sempre para a posição de cima (julgo que menos lixo passará pró filtro) até a gaja soluçar. Só ai mudo para a reserva, posição de baixo, o que raramente deixo acontecer.
Quando paro a mota e penso só pegar nela no dia seguinte ou depois fecho sempre a gasolina na posição do meio e fecho o ar por completo na alavanca ficando esta totalmente pra cima. São cenas vá.
Fecho a torneira para não escorrer gasolina pra baixo (por mais pouca que seja) e o ar para não haver evaporações do carburador para fora etc. Lá está. Cenas!
Quando paro a mota e penso só pegar nela no dia seguinte ou depois fecho sempre a gasolina na posição do meio e fecho o ar por completo na alavanca ficando esta totalmente pra cima. São cenas vá.
Fecho a torneira para não escorrer gasolina pra baixo (por mais pouca que seja) e o ar para não haver evaporações do carburador para fora etc. Lá está. Cenas!
Ábner Paulo- Mensagens : 39
pontos : 45
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 42
Re: [Dúvida] - Torneira da gasolina
Ábner Paulo escreveu:Eu viro sempre para a posição de cima (julgo que menos lixo passará pró filtro) até a gaja soluçar. Só ai mudo para a reserva, posição de baixo, o que raramente deixo acontecer.
Quando paro a mota e penso só pegar nela no dia seguinte ou depois fecho sempre a gasolina na posição do meio e fecho o ar por completo na alavanca ficando esta totalmente pra cima. São cenas vá.
Fecho a torneira para não escorrer gasolina pra baixo (por mais pouca que seja) e o ar para não haver evaporações do carburador para fora etc. Lá está. Cenas!
Obrigado pelas dicas
Ossipat- Mensagens : 22
pontos : 30
Data de inscrição : 20/08/2016
Localização : Lisboa
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