Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Travão da frente duro

4 participantes

Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Travão da frente duro

Mensagem por rahman Qui Jul 28, 2016 10:56 am

Boas pessoal,

Preciso uma vez mais da vossa preciosa ajuda:

A minha superlight 125 de há uns dias para cá tenho vindo a notar que o travão (manete) da frente está bastante duro! Isto é:

- Ou não estou a travar e não aperto o travão
- Ou se quero travar tenho de pressionar com bastante força para atingir os 100% travagem. E assim que aperto a manete já estou com ela no máximo. Dantes tinha mais "manete" para apertar.. (mais sensiblidade)

Se quiser travar a 50% por exemplo, não consigo. Não tenho essa sensibilidade.

Causas:

1) será o óleo ?
2) tenho andado perto de praia/poeiras, e o óleo do travão (manete) tem acumulado bastantes pó. Será que wd-40 resolve ? Posso colocar na manete á vontade para tirar o "lixo" ?

Muito obrigado !! riding

rahman

Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por SL125 Qui Jul 28, 2016 5:23 pm

Bem, rahman, a tua mota vinha mesmo "perra" e a precisar de desenferrujar os cavalos que moram nela.

Primeira coisa, é claro, é meter a mota em piso plano e ver como está o nível de óleo de travões.
Se estiver escuro: substituir
Se nem o vires, tens aí a resposta: purgar o resto e meter novo pelo nível do recipiente.

Claro que podes sempre meter WD40 para dentro da manete, pois tb há lá uma zona de articulação que faz empurrar o piston que empurra o óleo. Eu na minha uma vez tinha a sensação de constante ABS sempre que travava, isto porque eu apertava a manete gradualmente, mas como essa articulação estava suja, ia travando aos saltinhos. A lubrificação resolveu.

Agora se não for problema do óleo, tens os êmbolos que empurram as pastilhas contra o disco sujos, e aí tem de se desmontar o clip de travão, sacar as pastilhas fora, limpar bem o ferodo e voltar a montar. Fica impecável.
Este trabalho não é para amadores, se não estiveres à vontade, recomendo que não te metas a isso, nem a mudar o óleo de travões, pois é preciso técnica para não deixar entrar ar no circuito.

Abraços
v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por rahman Sex Jul 29, 2016 9:38 am

Já está perfeito!! WD-40 (este produto cada vez mais me surpreende) resolveu!

Sabes que para mim verificar o óleo é impossível.. a janela da caixa junto do travão está completamente riscada e baço; Não consigo de todo olhar lá para dentro!

E eu por vezes tenho receio de usar o WD-40 porque nunca sei onde colocar. Por exemplo:

machas de pomba (tento tirar logo, mas se for durante o dia ao sol já mancha) -> uso WD-40. Já me disseram que não posso porque estraga a pintura!
Travões -> nada de WD-40!!
Corrente -> apenas para limpar, mas não serve de lubrificante!!

Com estes todos "senão" agora tenho receio onde devo colocar..

Agora na manete, devo colocar novo óleo ? (não é bem óleo, é tipo uma pasta de óleo)

Muito obrigado!!

rahman

Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por SL125 Sex Jul 29, 2016 10:44 am

rahman,

Já para mim o WD-40 é a última coisa a usar, e explico porquê:
O WD-40 evapora algumas horas ou dias após a aplicação, o que quer dizer que para já ficou tudo 5 estrelas, mas daqui a umas semanas poderás voltar a ter o mesmo problema.

Na corrente então, e apesar de muita gente fazer como tu, ainda recentemente li um relato de alguém que limpou muito bem com WD-40, mas tão bem que o WD penetrou nos elos da corrente, tirando de lá todo o lubrificante existente. E apesar do tipo ter voltado a lubrificar, na viagem seguinte de umas dezenas de kms, corrente gripada!

Na pintura, claro, é desaconselhado. Na pintura o ideal é passares um pano húmido e no caso dos pombos ires sistematicamente passando até amolecer a coisa e ela sair.
Mas olha que num carro fiquei com uma mancha que nunca saíu, pois só limpei ao fim do dia e o raio dos ácidos da caca já tinham atuado! Evil or Very Mad

Agora não percebi essa da pasta de óleo... pois o óleo de travões é um óleo altamente fino - óleo de travões norma DOT3 ou DOT4 (e corrosivo também, ficas já avisado que se fores trocar e o mesmo cair na pintura, é mancha certa).
E recomendava-te mesmo veres essa situação, pois se já tens de apertar bastante a manete, deves estar com pouco óleo e um dia podes apertar a manete, e nada acontecer affraid
Podes retirar a tampa do reservatório e ver o que lá está dentro (dado que o viso está tapado), tiras os 4 parafusos no cimo do reservatório e sai a tampa, e depois uma membrana em plástico e um orring, vê bem como estão montados, antes de tirares What a Face

É pena a malta não se encontrar, senão víamos essas coisas ao vivo aí num evento!

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por ruiramosilva Sex Jul 29, 2016 12:00 pm

Pessoal o WD40 é um produto muito bom mas calma a usar, já vi uma mota a arder depois de ter passado WD40 para proteger a pintura e motor.
Vejam o que diz na lata, altamente inflamável, a zona de escapes e motor aquece a temperaturas muito elevadas, pode auto inflamar, eu vi acontecer e não é nada agradável.
Felizmente não foi na minha, mas não deixa de ser arrepiante.

Têm um video por aqui Aplausos Aplausos que explica muito bem como proteger a mota de forma segura.

Abraço v v
ruiramosilva
ruiramosilva
Veterano Superlight
Veterano Superlight

Mensagens : 589
pontos : 607
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 53
Localização : Mafra / Ericeira

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por rahman Qui Ago 04, 2016 6:06 pm

Rui,

obrigado pela dica. Podes-me indicar esse video por favor ?

Obrigado, abraço

rahman

Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por ruiramosilva Sex Ago 05, 2016 8:41 am

Boas companheiro rahman

O Video é este, de um grande artista.
Aprendam com quem sabe

SL125 se quiseres tira estes comentários daqui que estão já fora do âmbito do tópico.

Abraço v v
ruiramosilva
ruiramosilva
Veterano Superlight
Veterano Superlight

Mensagens : 589
pontos : 607
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 53
Localização : Mafra / Ericeira

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por SL125 Ter Ago 09, 2016 9:25 am

Não tem problema Rui,

Afinal tudo faz parte da manutenção v

Abraço
thumb up riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por Master6680 Sex Ago 12, 2016 6:01 am

O WD-40 é o teu melhor amigo/inimigo....Abraços
Master6680
Master6680
Parceiro Oficial KRP
Parceiro Oficial KRP

Mensagens : 498
pontos : 520
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 42
Localização : Alverca

https://www.youtube.com/Master6680

Ir para o topo Ir para baixo

Travão da frente duro Empty Re: Travão da frente duro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos