Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Start dá sinal mas mota não pega

5 participantes

Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Jorge Domingues Seg Jul 22, 2019 10:47 pm

Boas a todos, gostava de saber se já aconteceu a alguém o seguinte:
Hoje ao sair do trabalho fui surpreendido com a minha 125 (2017), que não quis pegar.
Nem com o pedal consegui.
Carregava no Start e mesmo dando sinal de arranque, a mesma não pegou.
Achei estranho que durante as tentativas de a por a trabalhar houve uma altura que a luz de neutro deixou de aparecer, o que me alarmou ainda mais.
Depois lá apareceu a luz do neutro mas, nada.
Alguém me pode ajudar, o que pode ser?
Verifiquei que o descanso não estava colocado (por causa do sensor) e que o corta corrente no punho também estava no on.
Acabei por deixar a mota no trabalho e amanhã vou experimentar novamente, se não der lá terei que chamar a assistência.
A mota faz em setembro 2 anos, tem cerca de 6000kms, comprei-a nova, nunca tive problemas até hoje, nem consegui jantar, apenas um iogurte....
Se puderem dar dikas agradeço.
riding
Jorge Domingues
Jorge Domingues

Mensagens : 42
pontos : 56
Data de inscrição : 27/09/2017
Idade : 56
Localização : Quinta das Laranjeiras - Fernão Ferro

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Luís Lourenço Ter Jul 23, 2019 1:24 am

Olá Jorge.
Partindo do princípio que não lhe falta pinga, poderá ser algum fusível que tenha queimado? Vê a caixa de fusíveis removendo a tampa lateral esquerda.
Luís Lourenço
Luís Lourenço

Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por SL125 Ter Jul 23, 2019 9:41 am

Boas Jorge,

Antes de mais, vai mas é comer qualquer coisa que isso deve ser algo de fácil resolução.

Se a memória não me falha, alguém reportou o mesmo sintoma há tempos e eram os fios do sensor do descanso que estavam trilhados algures numa braçadeira perto do referido sensor. Faz também uma inspeção às cablagens de ambos os sensores (o do pedal e da manete).

E sem stress, vais ver que não é anda de grave!

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Jorge Domingues Ter Jul 23, 2019 10:12 pm

Obrigado amigos pelas dikas, hoje com um amigo que percebe bem mais de motas do que eu, falei-lhe das vossas opiniões e mãos à obra, lá fomos verificar os fusíveis e não é que o de 10 amperes (vermelho) estava queimado. Toca a trocar por outro, e dando o Start a mota pegou, mas logo desligou, o fusível tinha queimado novamente. Colocámos outro e apenas liguei a ignição e o fusível aguentou. Liguei o Start e tudo bem. O meu amigo reparou que a lâmpada dos médios encontrava-se a piscar( acendia e apagava) dando o berro.
Lá levei a menina para casa e correu tudo bem.
Em casa já troquei a lâmpada dos médios e máximos e aproveitei para verificar os fios e não encontrei nada de anormal. Coloquei novamente a mota a trabalhar e notei apenas que a mesma "engasgava", tipo perdi força e desligava-se, voltei a ligar e pegou, mas o trabalhar não estava certinho, parecia que ao acelerar na mánete o som parecia de rateres. Isso será normal?
A lâmpada dos médios ter dado o berro (ainda era a de origem, quase dois anos), pode ter originado a queima do fusível???
Este fusivel alimenta a luz médios e a ignição??? Se puderem ajudar agradeço.
Amanhã lá vou para o trabalho com a menina e espero que a mesma se porte bem, tenho que tirar as dúvidas se estará tudo bem. Só não gostei do trabalhar dela o conta rotações descia do 2 para quase o 1, acabando por desligar-se, será que precisa de afinação no relanti?

riding
Jorge Domingues
Jorge Domingues

Mensagens : 42
pontos : 56
Data de inscrição : 27/09/2017
Idade : 56
Localização : Quinta das Laranjeiras - Fernão Ferro

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por SL125 Qua Jul 24, 2019 10:51 am

Companheiro,

O fusível provavelmente queimou porque existe algum pequeno curto circuito. Podia ser avaria da lâmpada que originasse fundir, mas se trocaste e o trabalhar da mota está irregular, a meu ver há algum fio trilhado ou ficha mal ligada e convém mesmo descobrires o que se passa.

Lista de verificação:
- Os bornes da bateria estão bem apertados?
- Mexeste em alguma coisa na mota recentemente (mesmo que não mexesses em fios, ao mexeres pode ter desencaixado parcialmente alguma ficha)?
- O cachimbo da vela está bem apertado no cabo?
- As ligações ao CDI debaixo do banco estão bem encaixadas?
- A ficha de ligação ao retificador de corrente está bem ligada?
- As ligações dentro do farol estão todas bem conectadas?

..

E por aí a fora...

Abraços e vai dando notícias
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Jorge Domingues Qua Jul 24, 2019 2:23 pm

- Os bornes da bateria estão bem apertados? Sim
- Mexeste em alguma coisa na mota recentemente (mesmo que não mexesses em fios, ao mexeres pode ter desencaixado parcialmente alguma ficha)? - Não
- O cachimbo da vela está bem apertado no cabo? Sim
- As ligações ao CDI debaixo do banco estão bem encaixadas? Sim
- A ficha de ligação ao retificador de corrente está bem ligada? Onde encontro esta ficha?- As ligações dentro do farol estão todas bem conectadas? Sim
Hoje de manhã a viagem correu sem anomalias e não senti diferença no trabalhar da mota.

riding
Jorge Domingues
Jorge Domingues

Mensagens : 42
pontos : 56
Data de inscrição : 27/09/2017
Idade : 56
Localização : Quinta das Laranjeiras - Fernão Ferro

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Luís Lourenço Qua Jul 24, 2019 3:34 pm

Jorge Domingues escreveu:- A ficha de ligação ao retificador  de corrente está bem ligada? Onde encontro esta ficha? removendo a tampa do lado dto, para acederes à caixa do filtro de ar tens de desapertar o rectificador de corrente. É essa caixinha que parece envolta numa pequena bolsa


Hoje de manhã a viagem correu sem anomalias e não senti diferença no trabalhar da mota. provavelmente já resolveste o problema...mm que fiques sem saber qual era, provavelmente era da lâmpada que trocaste que provocou CC queimando o fusível...
Luís Lourenço
Luís Lourenço

Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Jorge Domingues Qua Jul 24, 2019 10:08 pm

Correu tudo bem, já não nota as anomalias mencionadas. No fim de semana com calma vou tentar descobrir a tal caixinha envolta numa pequena bolsa.
Só uma nota: a lâmpada que troquei não fez CC, a de origem é que deu o berro e provavelmente foi o que originou a queima do fusível.
Agora levou fusível novo e lâmpada nova e está a correr tudo bem.
Já agora se alguém souber seria bom descreverem para que servem os fusíveis existentes.
o de 10 amperes - vermelho, deve ser para a ignição e luz médios e máximos, reparei que existem também uns amarelos se puderem explicar agradeço.
Boas curvas.
riding
Jorge Domingues
Jorge Domingues

Mensagens : 42
pontos : 56
Data de inscrição : 27/09/2017
Idade : 56
Localização : Quinta das Laranjeiras - Fernão Ferro

VIC gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Jorge Domingues Qua Jul 24, 2019 10:12 pm

Em conclusão, acho que o start não funcionava porque o fusível estava queimado.
Jorge Domingues
Jorge Domingues

Mensagens : 42
pontos : 56
Data de inscrição : 27/09/2017
Idade : 56
Localização : Quinta das Laranjeiras - Fernão Ferro

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Luís Lourenço Qua Jul 24, 2019 10:44 pm

@Jorge Domingues
Quando referi a lâmpada que trocaste era à de origem que deixou de funcionar e trocaste. Desculpa a escrita não saiu bem Very Happy Tens razão provavelmente foi isso que levou ao fusível se fundir e deixar de funcionar o start....como sempre as nossas máquinas têm uns problemas super complexos e difíceis de resolver thumb up lol!
Luís Lourenço
Luís Lourenço

Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Jorge Domingues Seg maio 16, 2022 8:53 pm

Boas companheiros, já não vinha aqui a algum tempo e agora venho para explicar mais uma avaria, para o caso de acontecer a alguém:
De repente quando ia a circular normalmente, após parar no trânsito a menina não queria pegar, depois pegava mas ao engrenar a 1ª, morria e ia a baixo. Consegui chegar a casa.
No dia seguinte foi para o trabalho e voltou a fazer o mesmo na 1ª vez que tive que parar no trânsito. Ao fim da tarde, depois de um dia de trabalho, andei uns 20m e a mota parou. Um motard parou e tentou ajudar, verificámos tudo e parecia testar tudo normal (fusíveis, vela, etc, etc....) apesar da mota pegar, ao engrenar a 1ª morria e desligava-se. Lá tive que chamar o reboque i lá foi para a oficina.
No dia seguinte foi à oficina e para minha surpresa o motivo foi o filtro de gasolina tinha-se solto no depósito. O filtro é de plástico e com a pressão da gasolina (foi o que me disseram) soltou-se.
Fica aqui mais este relato para o caso de acontecer a alguém.
Boas curvas.
Jorge Domingues
Jorge Domingues

Mensagens : 42
pontos : 56
Data de inscrição : 27/09/2017
Idade : 56
Localização : Quinta das Laranjeiras - Fernão Ferro

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por SL125 Sex maio 27, 2022 11:59 am

Jorge Domingues escreveu:Boas companheiros, já não vinha aqui a algum tempo e agora venho para explicar mais uma avaria, para o caso de acontecer a alguém:
De repente quando ia a circular normalmente, após parar no trânsito a menina não queria pegar, depois pegava mas ao engrenar a 1ª, morria e ia a baixo. Consegui chegar a casa.
No dia seguinte foi para o trabalho e voltou a fazer o mesmo na 1ª vez que tive que parar no trânsito. Ao fim da tarde, depois de um dia de trabalho, andei uns 20m e a mota parou. Um motard parou e tentou ajudar, verificámos tudo e parecia testar tudo normal (fusíveis, vela, etc, etc....) apesar da mota pegar, ao engrenar a 1ª morria e desligava-se. Lá tive que chamar o reboque i lá foi para a oficina.
No dia seguinte foi à oficina e para minha surpresa o motivo foi o filtro de gasolina tinha-se solto no depósito. O filtro é de plástico e com a pressão da gasolina (foi o que me disseram) soltou-se.
Fica aqui mais este relato para o  caso de acontecer a alguém.
Boas curvas.

Olá Jorge,
Situação estranha, essa... Shocked
Mais uma questão de qualidade dos materiais aplicados. Dentro do depósito o ambiente é muito abrasivo, têm de ser utilizados bons materiais. Pode ser que resolvam isso no futuro, equipando as máquinas com filtros de melhor qualidade.
Obrigado pelo reporte!
v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Avaria

Mensagem por RFSilva Qui Jun 29, 2023 9:25 pm

Boas pessoal. Espero que esteja tudo bem convosco. Hoje à tarde ia na minha Superlight 125 de 2019 (2.880 KM) e ao andar a Mota parece que do nada desligou-se, encostei e não consegui ligar apenas apertava no botão de ignição e dava a entender que estava sem bateria.

Dizer ainda que acendeu uma luz amarela presente no painel junto ao logotipo do motor (creio eu).

Alguém já passou pelo mesmo?

Espero ter-me feito entender

De referir que entretanto falei com o Mecanico e pela explicação ele disse-me logo que provavelmente seria do CDI, que tinha ido à vida mas amanhã veremos melhor..

Obrigado pela vossa disponibilidade.

RFSilva

Mensagens : 1
pontos : 1
Data de inscrição : 29/06/2023

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por SL125 Qua Jul 05, 2023 9:14 am

RFSilva escreveu:Boas pessoal. Espero que esteja tudo bem convosco. Hoje à tarde ia na minha Superlight 125 de 2019 (2.880 KM) e ao andar a Mota parece que do nada desligou-se, encostei e não consegui ligar apenas apertava no botão de ignição e dava a entender que estava sem bateria.

Dizer ainda que acendeu uma luz amarela presente no painel junto ao logotipo do motor (creio eu).

Alguém já passou pelo mesmo?

Espero ter-me feito entender

De referir que entretanto falei com o Mecanico e pela explicação ele disse-me logo que provavelmente seria do CDI, que tinha ido à vida mas amanhã veremos melhor..

Obrigado pela vossa disponibilidade.

Boas,
Provavelmente a tua mota será já de injeção, e quando isso acontece por vezes fazer um reset à EFI resolve. Sei que alguém já explicou algures como fazer isso com a sequência de passos "posição da chave, botões, etc", mas não sei como se faz.
Tenta pesquisar na web como se faz e ver se resolve.
Abraço thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

VIC gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por VIC Qua Jul 05, 2023 1:36 pm

Numa "borga" motard aqui perto vi um parceiro que estava com problemas numa rkf, em conseguir ligar o motor, ia abaixo, e outro ensinou a fazer reset á ECU.

- Começar com mota desligada e em ponto neutro
- Colocar e manter o acelerador no maximo
- Virar a chave para ignição e desligar 3 vezes
- Largar o acelerador
- Ligar a mota normalmente

Se isto realmente fez alguma coisa ou não.... não faço ideia, mas que a mota ligou sem problemas ligou  Start dá sinal mas mota não pega  1f601

Esperimenta com a tua, quem sabe, talvez resulte.
VIC
VIC

Mensagens : 57
pontos : 61
Data de inscrição : 20/10/2022
Idade : 43
Localização : Caldas

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por SL125 Qui Jul 06, 2023 9:33 am

É qualquer coisa assim, VIC, pois não me lembro em detalhe de todos os passos.
Boa memória, a tua!
thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

VIC gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por VIC Qui Jul 06, 2023 9:36 am

São daquelas coisas que podem dar jeito. LOL
É como nos carros, cada 1 tem a sua manha para fazer reset do tempo para a próxima revisão. Por vezes os mecânicos esquecem-se de o fazer e lá temos de meter dedos à obra com estranhas combinações.

VIC
VIC

Mensagens : 57
pontos : 61
Data de inscrição : 20/10/2022
Idade : 43
Localização : Caldas

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Start dá sinal mas mota não pega  Empty Re: Start dá sinal mas mota não pega

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos