Velocidade máxima ?
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LUMMA
José Vilela
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Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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Re: Velocidade máxima ?
Só coloquei a TORCH hoje, mas ainda não tive tempo para experimentar se se nota diferença. Amanhã já faço um test-drive :-)
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
SL125, olha aqui qual a vela que o site da NGK no Uk recomenda para a Superlight :
http://www.ngkpartfinder.co.uk/mc_search.php?type=SPARK%2520PLUGS&manufact=KEEWAY&model=Superlight%2520125&engine=125
Foi essa a referência que coloquei...
http://www.ngkpartfinder.co.uk/mc_search.php?type=SPARK%2520PLUGS&manufact=KEEWAY&model=Superlight%2520125&engine=125
Foi essa a referência que coloquei...
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
FACC,
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
Re: Velocidade máxima ?
SL125 escreveu:FACC,
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
É verdade. É essa que está no manual.
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
FACC escreveu:SL125 escreveu:FACC,
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
É verdade. É essa que está no manual.
Re: Velocidade máxima ?
Confirmo que com a vela Torch a Superlight ficou mais rápida a desenvolver do que com a NGK DPR7EA-9 que o importador me tinha aconselhado a colocar.
No entanto, a velocidade máxima pouco ou nada mudou.
Terá a ver com o facto de ter ainda poucos kms ?
No entanto, a velocidade máxima pouco ou nada mudou.
Terá a ver com o facto de ter ainda poucos kms ?
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
Sim, pode ter a ver com isso.
Já fizeste o teste da roda de trás no ar, como te disse?
Resta também perceber onde estás a fazer esse teste de velocidade e se estás a puxar corretamente as mudanças (se calhar não faz sentido no teu caso, mas já uma vez alguém se queixava de um barulho estranho no motor em baixas e afinal a pessoa não explorava as mudanças corretamente).
Ou seja, essa velocidade máxima que referes presumo que seja em AE, em plano, certo?
Fazes isso depois de já teres rodado pelo menos 10km, e com o motor quente, certo?
Parto do princípio que exploras as mudanças (pelo menos 3ª e 4ª) até às 7.000 rpm sucessivamente até meteres a 5ª e com ela tentas atingir tb essas 7 mil, certo?
Se respondeste afirmativamente às questões, então poderás ter válvulas a precisarem de ser afinadas agora aos 1.000kms e que te seja retirado o restritor de ar que está dentro do filtro de ar, que a maior parte das KSL's já não trazem.
Vai dando notícias.
Já fizeste o teste da roda de trás no ar, como te disse?
Resta também perceber onde estás a fazer esse teste de velocidade e se estás a puxar corretamente as mudanças (se calhar não faz sentido no teu caso, mas já uma vez alguém se queixava de um barulho estranho no motor em baixas e afinal a pessoa não explorava as mudanças corretamente).
Ou seja, essa velocidade máxima que referes presumo que seja em AE, em plano, certo?
Fazes isso depois de já teres rodado pelo menos 10km, e com o motor quente, certo?
Parto do princípio que exploras as mudanças (pelo menos 3ª e 4ª) até às 7.000 rpm sucessivamente até meteres a 5ª e com ela tentas atingir tb essas 7 mil, certo?
Se respondeste afirmativamente às questões, então poderás ter válvulas a precisarem de ser afinadas agora aos 1.000kms e que te seja retirado o restritor de ar que está dentro do filtro de ar, que a maior parte das KSL's já não trazem.
Vai dando notícias.
Re: Velocidade máxima ?
O teste da roda de trás ainda não fiz. Mas vou fazer.
Quanto às restantes perguntas que colocas vou-me certificar que cumpro todos os requisitos que mencionas, e vou tirar conclusões. Mas faz muito sentido o que dizes.
Vou ver se no fim de semana cumpro "à risca" as tuas indicações SL125, e depois digo qualquer coisa.
Entretanto também deve estar a chegar a NGK de Iridium, e talvez isso também ajude.
Obrigado ;-)
Quanto às restantes perguntas que colocas vou-me certificar que cumpro todos os requisitos que mencionas, e vou tirar conclusões. Mas faz muito sentido o que dizes.
Vou ver se no fim de semana cumpro "à risca" as tuas indicações SL125, e depois digo qualquer coisa.
Entretanto também deve estar a chegar a NGK de Iridium, e talvez isso também ajude.
Obrigado ;-)
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
SL125 escreveu:Sim, pode ter a ver com isso.
...
Se respondeste afirmativamente às questões, então poderás ter válvulas a precisarem de ser afinadas agora aos 1.000kms e que te seja retirado o restritor de ar que está dentro do filtro de ar, que a maior parte das KSL's já não trazem.
...
Olá SL125. Já agora, esse restritor de ar é uma peça plástica com um ou dois orifícios que está junto do filtro de ar propriamente dito em esponja? Ou seja, uma peça plana, plástica, que deixa passar apenas o ar por um orifício em vez de usar a totalidade da área do filtro de ar?
Por acaso achei que isso seria uma peça a tirar mais tarde ... restringe mais entrada de ar. Se for essa, a mesma deve ser retirada por volta dos 1000kms?
Obrigado
arquigt- Mensagens : 100
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Re: Velocidade máxima ?
Não sei se a minha terá isso, uma vez que foi comprada em Agosto... ou seja, é recente.
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
arquigt e FACC:
Sim, a peça é a que o arquigt refere.
Todas as Superlight's as trazem de fábrica, desde as mais antigas à mais modernas.
A diferença é que alguns stands quando estão a preparar a mota para o cliente, retiram logo essa placa de forma a que a mota ande mais.
Em resposta ao arquigt, Eu sou de opinião de a manter até aos 1.000kms, pois até essa altura não se deve puxar muito pelo motor e a placa é uma forma de limitar precisamente que o motor atinja grandes acelerações, pois a entrada de ar está limitada por essa placa.
FACC, vamos lá fazer o teste da roda e restantes e depois dá feeback
Abraços
Sim, a peça é a que o arquigt refere.
Todas as Superlight's as trazem de fábrica, desde as mais antigas à mais modernas.
A diferença é que alguns stands quando estão a preparar a mota para o cliente, retiram logo essa placa de forma a que a mota ande mais.
Em resposta ao arquigt, Eu sou de opinião de a manter até aos 1.000kms, pois até essa altura não se deve puxar muito pelo motor e a placa é uma forma de limitar precisamente que o motor atinja grandes acelerações, pois a entrada de ar está limitada por essa placa.
FACC, vamos lá fazer o teste da roda e restantes e depois dá feeback
Abraços
Re: Velocidade máxima ?
Este fim de semana já a meto de roda no ar... e digo alguma coisa
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
Aproveitei para lhe colocar a roda no ar e mudar a vela uma vez que acabei de receber a de Iridium DR9IX, que acabei de colocar.
A roda de trás de facto não está totalmente presa. Ela roda, não roda é muito. Ouve-se claramente qualquer coisa a "roçar" ( talvez os travões ), mas provavelmente é mesmo assim, uma vez que tem que arrastar a corrente e restantes engrenagens da caixa, etc... digo eu !
A roda de trás de facto não está totalmente presa. Ela roda, não roda é muito. Ouve-se claramente qualquer coisa a "roçar" ( talvez os travões ), mas provavelmente é mesmo assim, uma vez que tem que arrastar a corrente e restantes engrenagens da caixa, etc... digo eu !
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Não, não é normal!
Esse atrito que referes da transmissão e carretos não deve ser audível, e é constante em toda a rotação da roda.
Mas se ouves roçar e numas zonas a roda trava mais do que noutras, tens o cabo de travão demasiado esticado, sem dúvida!!!
Experimenta desenroscar 2 voltas naquela porca que está na ponta do cabo de travão (do lado dos escapes, junto ao tambor da roda traseira).
Se não sabes como funciona, tenta com o pé ou com a ajuda de outra pessoa que carregue no pedal de travão e olhas para a parte da roda traseira para veres o que mexe e perceberes como funciona.
Depois, com uma mão, empurra a alavanca que sai do tambor um pouco para a frente, para aliviar a pressão sobre a porca, e com a outra mão desenroscas então 2 voltas na porca.
Não fazes ideia da diferença que isso faz no andamento da mota, mas pensa, se notas travamento numa volta a rodar à mão, imagina em todas as voltas que a roda dá quando vais a 60km/h o travamento que causa!!!
Ainda não tinha referido, mas verifica se os pneus têm a pressão correta. Pouca pressão também reduz o andamento e isso numa mota 125cc tem muita influência. A pressão correta é 2.3bar (kg).
Esse atrito que referes da transmissão e carretos não deve ser audível, e é constante em toda a rotação da roda.
Mas se ouves roçar e numas zonas a roda trava mais do que noutras, tens o cabo de travão demasiado esticado, sem dúvida!!!
Experimenta desenroscar 2 voltas naquela porca que está na ponta do cabo de travão (do lado dos escapes, junto ao tambor da roda traseira).
Se não sabes como funciona, tenta com o pé ou com a ajuda de outra pessoa que carregue no pedal de travão e olhas para a parte da roda traseira para veres o que mexe e perceberes como funciona.
Depois, com uma mão, empurra a alavanca que sai do tambor um pouco para a frente, para aliviar a pressão sobre a porca, e com a outra mão desenroscas então 2 voltas na porca.
Não fazes ideia da diferença que isso faz no andamento da mota, mas pensa, se notas travamento numa volta a rodar à mão, imagina em todas as voltas que a roda dá quando vais a 60km/h o travamento que causa!!!
Ainda não tinha referido, mas verifica se os pneus têm a pressão correta. Pouca pressão também reduz o andamento e isso numa mota 125cc tem muita influência. A pressão correta é 2.3bar (kg).
Re: Velocidade máxima ?
Vou ver isso SL125. Uma coisa é certa, com esta vela NGK DR9IX pega muito melhor !
FACC- Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Boas,
A minha a direito dá 90/100 km/h já a puxar bem pelo motor,isto porque tenho um pneu traseiro mais largo e de perfil mais baixo.
Se o vento estiver a favor e for a descer,chega aos 110...
A minha a direito dá 90/100 km/h já a puxar bem pelo motor,isto porque tenho um pneu traseiro mais largo e de perfil mais baixo.
Se o vento estiver a favor e for a descer,chega aos 110...
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Velocidade máxima ?
Com a vela NGK DR9EIX de Iridium a minha dá também 90... e numa descida vai a muito custo aos 100...
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Depende de alguns factores:
*aerodinãmica: a Superlight não é lá muito aerodinãmica,junta a isso um gajo com quase 2 metros...estás a ver o filme,né?!Um gajo mais baixo além de ser mais leve,apresenta menos resistência ao vento.
*regulação do carburador
*relação da caixa
*lubrificação da corrente
*pressão dos pneus
*Até a porra da humidade relativa do ar pode influênciar...e a pressão atmosférica também
*aerodinãmica: a Superlight não é lá muito aerodinãmica,junta a isso um gajo com quase 2 metros...estás a ver o filme,né?!Um gajo mais baixo além de ser mais leve,apresenta menos resistência ao vento.
*regulação do carburador
*relação da caixa
*lubrificação da corrente
*pressão dos pneus
*Até a porra da humidade relativa do ar pode influênciar...e a pressão atmosférica também
José Vilela- Mensagens : 61
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Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Velocidade máxima ?
130km/h
A descer claro... até o capacete colava à testa... eheh
Não tenho tido tempo... mas tenho matéria para por no DB... em breve, em breve...
A descer claro... até o capacete colava à testa... eheh
Não tenho tido tempo... mas tenho matéria para por no DB... em breve, em breve...
arquigt- Mensagens : 100
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Re: Velocidade máxima ?
Hummm, isso não é uma verdadeira velocidade máxima ehehehhe
É mais um "embalanço máximo" ehehhe
Aguardamos esses belos conteúdos!
É mais um "embalanço máximo" ehehhe
Aguardamos esses belos conteúdos!
Re: Velocidade máxima ?
Muito bom
Na minha quase que atingi essa velocidade, também a descer e com "vento de cauda" (expressão retirada da gíria da aviação), agora aguardo por um vendaval de feição a uma bela descida (a CREL tem umas muito boas) para tentar atingir a marca de velocímetro de 140 Km/h.
No entanto há também o efeito ao contrário, a descer e embalado quase que não chegava aos 80 Km/h, com vento de frente.
Já agora uma sugestão, porque não ir mesmo publicando as velocidades máximas nas nossas ninas?
Na minha quase que atingi essa velocidade, também a descer e com "vento de cauda" (expressão retirada da gíria da aviação), agora aguardo por um vendaval de feição a uma bela descida (a CREL tem umas muito boas) para tentar atingir a marca de velocímetro de 140 Km/h.
No entanto há também o efeito ao contrário, a descer e embalado quase que não chegava aos 80 Km/h, com vento de frente.
Já agora uma sugestão, porque não ir mesmo publicando as velocidades máximas nas nossas ninas?
LUMMA- Keeway Rider Ativo
- Mensagens : 468
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Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: Velocidade máxima ?
A velocidade tem a ver com muitas coisas: a forma como a mota foi puxada na rodagem; a transmissão (o pinhão de ataque não é igual em todas - a minha vinha com 17 dentes, agora tem 15); a inclinação da estrada; o vento; se leva ou não pendura e o peso do condutor....
Em plano, mesmo com pinhão de ataque de 15 dentes, com uma rodagem bem feita, 110 tem de dar. Com 17 dentes, dá mais velocidade de ponta, mas também morre muito mais nas subidas.
Não podemos esquecer que a superlight traz uma belas sapatas, dão estilo, mas também prejudicam na velocidade. E é apenas uma 125, a 4 tempos, com uns 11 cavalos e qq coisa.
É uma mota económica, boa para o dia a dia e para umas passeadas. Não para velocidades.
Em plano, mesmo com pinhão de ataque de 15 dentes, com uma rodagem bem feita, 110 tem de dar. Com 17 dentes, dá mais velocidade de ponta, mas também morre muito mais nas subidas.
Não podemos esquecer que a superlight traz uma belas sapatas, dão estilo, mas também prejudicam na velocidade. E é apenas uma 125, a 4 tempos, com uns 11 cavalos e qq coisa.
É uma mota económica, boa para o dia a dia e para umas passeadas. Não para velocidades.
albinos- Mensagens : 57
pontos : 63
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 48
Localização : Abrantes - Santarem
Re: Velocidade máxima ?
há alguma maneira fácil de chegar ao pinhão de ataque?
já ouvi dizer que normalmente diz numa chapinha na forqueta o nr de dentes tanto do pinhao como da cremalheira atrás, mas na minha pelo menos não diz nada disso.. será por ser de 2006, provavelmente ..
quanto à velocidade máxima , 90km/h .. 100 a descer e a puxar bastante pelo bicho
já ouvi dizer que normalmente diz numa chapinha na forqueta o nr de dentes tanto do pinhao como da cremalheira atrás, mas na minha pelo menos não diz nada disso.. será por ser de 2006, provavelmente ..
quanto à velocidade máxima , 90km/h .. 100 a descer e a puxar bastante pelo bicho
ruipedrosp- Mensagens : 17
pontos : 21
Data de inscrição : 29/04/2016
Re: Velocidade máxima ?
Mais uma vez, o albinos disse tudo!
Todos os fatores referidos ponderam para uma boa relação e cada um deve optar pela que melhor serve as suas necessidades.
Inclusivamente, a zona geográfica onde normalmente se anda. Se for uma zona montanhosa, o melhor é um de 14 ou mesmo 13 dentes, mas se for um percurso habitual de planície, se calhar o de 16 ou 17 dentes permite rolar a uma velocidade superior sem grande esforço do motor.
Em resposta ao ruipedrosp, sim, vem um autocolante na forqueta com um esquema técnico da mota, e é preciso interpretá-lo para se ver o quê corresponde a quê.
Mas também não serviria de muito... pois já se percebeu que independentemente da etiqueta, o que vem montado nem sempre é o mesmo. A minha por ex. traz na etiqueta 15pinhon-41cremalheira, mas o que vinha montado era 14-41.
Para veres o que ela traz, o melhor é tirares a tampa do pinhon de ataque, que está ali por cima do pedal de descanso lateral, e contares os dentes. Tem de ser tirada com uma chave de tubos, creio, pois os parafusos estão embutidos na chapa.
Todos os fatores referidos ponderam para uma boa relação e cada um deve optar pela que melhor serve as suas necessidades.
Inclusivamente, a zona geográfica onde normalmente se anda. Se for uma zona montanhosa, o melhor é um de 14 ou mesmo 13 dentes, mas se for um percurso habitual de planície, se calhar o de 16 ou 17 dentes permite rolar a uma velocidade superior sem grande esforço do motor.
Em resposta ao ruipedrosp, sim, vem um autocolante na forqueta com um esquema técnico da mota, e é preciso interpretá-lo para se ver o quê corresponde a quê.
Mas também não serviria de muito... pois já se percebeu que independentemente da etiqueta, o que vem montado nem sempre é o mesmo. A minha por ex. traz na etiqueta 15pinhon-41cremalheira, mas o que vinha montado era 14-41.
Para veres o que ela traz, o melhor é tirares a tampa do pinhon de ataque, que está ali por cima do pedal de descanso lateral, e contares os dentes. Tem de ser tirada com uma chave de tubos, creio, pois os parafusos estão embutidos na chapa.
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