Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudança de óleo - Dúvidas

5 participantes

Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Sáb Fev 24, 2018 9:35 pm

Boa tarde pessoal

Quero começar a fazer eu a mudança do óleo da minha SL, mas gostaria de saber se também é necessário mudar o filtro do óleo, que ao que sei está ao lado do selector das mudanças. Aquilo muda-se em cada muda de óleo ou limpa-se ?

Por último, que óleo vocês usam e onde compram?

Abraço e muito obrigado !

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por MarcoSL125 Dom Fev 25, 2018 10:36 pm

Boas

Eu desde que tenho a minha SL faço eu as mudanças/manutenções necessárias.

O oleo desapertas o bujao por baixo (chave 17) e depois tiras o filtro de lado (chave 21 acho). O filtro basta limpares bem e voltas a colocar (salvo se estiver mesmo em mau estado.

Compro normalmente Norauto 2l 10w40 ( ela leva 800 por isso da quase para 3x)... oleo dos travoes uso Redex DOT4.... tiro a tampa de deposito e desaperto em baixo e ele vai descendo por gravidade. Vou apertando a manete e desapertando em baixo ate ver o novo oleo. Podes tambem lavar o filtro da caixa de ar e limpar os restos de oleo)

Obvio que ha melhores oleos mas uso esse e para ja é bom

Espero ter ajudado Wink

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Seg Fev 26, 2018 12:43 am

O filtro da caixa de ar também já o lavei. Deitou tanta sujidade.... Depois coloquei um pouco de óleo de um filtro K&N que aqui tinha de um carro, e ficou bastante bom !

Também retiraste o restritor do filtro do ar ?

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Seg Fev 26, 2018 10:25 am

MarcoSL125

10w40 ou 10w50 ? O manual menciona os dois, mas sinceramente não sei qual o melhor.

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por MarcoSL125 Seg Fev 26, 2018 2:26 pm

Pelo que vejo nos foruns é 10w40, mas ha quem tenha posto 10w50 .... agora qual o melhor?!?! Penso que o 10w50 é mais viscoso, e por isso é melhor o 10w40.... uma boa hipótese seria tambem o 10w30 mas nunca ouvi falar no caso das SL.

Por vezes ha boas promoçoes de 1L a bom preço (castrol por ex.) +/-7€.... a proxima muda irei fazer com um oleo melhor para ver a diferença, mas posso dizer que este da norauto custou 11€ - 2L, e ao fim de 5000k quando mudei, estava limpo, mas preferi mudar... Wink

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por MarcoSL125 Seg Fev 26, 2018 2:32 pm

Ha... quanto ao restritot... sinceramente quando a comprei vinha sem ele, e eu naquela de querer a mota sem alterações lol voltei a por. Hoje se vires no meu DV ando sempre a inventar. Supostamente, e segundo disse o mecanico do stand onde comprei, ela ganha um pouco mais de força mas hosnestamente nao vejo diferença. A força que a minha tinha era do pinhao de 14 dentes que foi mudado para um de 15, de resto nao notei nada... tenho de tirar outra vez para ver...

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Seg Fev 26, 2018 2:51 pm

O mecânico disse-te que ela ganha um pouco mais de força com, ou sem o restritor ?

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por MarcoSL125 Seg Fev 26, 2018 7:49 pm

Sem restritor ... agora se é algo que se note nao me parece...

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Seg Fev 26, 2018 7:57 pm

A minha também não tem... e sinceramente não noto nada de especial.

Agora, a duvida prende-se de facto é com este dilema : 10w40 ou 10w50 ? Very Happy

Alguém que perceba de óleos talvez nos saiba elucidar, já que, de facto, o manual menciona os dois, mas poderá um deles ser mais adequado para outros tipos de clima, que não o do nosso país.

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por MarcoSL125 Seg Fev 26, 2018 8:18 pm

Pela logica uma vez que o 10w50 é mais viscoso, tendo em contaba temperatura do motor/clima ca em portugal o 10w40 fará uma melhor lubrificaçao. Ate porque os oleos quanto mais quente mais finos ficam, e acho que mesmo quando a frio será mais facil o 10w40 iniciar a lubrificação aquando do start. Pois precisa menos tempo para aquecer e ficar com boa viscosidade. Se estiver em erro corrijam-me Very Happy

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por SL125 Ter Fev 27, 2018 10:08 am

Eu só uso este e se me perguntarem porquê, é porque sempre me colocaram este desde a primeira revisão na oficina, e assim continuei.
Do que pesquisei, parece-me ser o adequado.
https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t18-diario-de-bordo-superlight-do-sl125#141

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Ter Fev 27, 2018 10:26 am

SL125, é curioso que os fulanos da Texoleo recomendam o Motul 7100 para as nossas SL´s... mas provavelmente tanto um como outro fazem o serviço bem Smile ( não percebo nada de óleos... )

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por SL125 Ter Fev 27, 2018 10:36 am

FACC escreveu:SL125, é curioso que os fulanos da Texoleo recomendam o Motul 7100 para as nossas SL´s... mas provavelmente tanto um como outro fazem o serviço bem Smile ( não percebo nada de óleos... )

O companheiro Master6680 usava o 7100 e nunca teve problemas.
Eu uso o 5100 há 30.000kms e nunca notei nada de anormal - quando troco o óleo ao fim de 3 mil kms ainda cheira bem a óleo e tem viscosidade.
A diferença entre o 5100 e o 7100 é que o primeiro é semi-sintético e o segundo é 100% sintético.

O óleo 100% sintético justifica-se numa mota de elevada performance, que anda em alta rotação de motor, que não é o caso de uma 125cc.
Sendo o preço quase o mesmo, perguntas-te se podes meter(???)
Sim podes, mas se calhar até aqui ela tem levado uns óleos minerais ou semi sintéticos, e agora espetas com um 100% sintético e corres o risco de ficar a ouvir umas vibrações no trabalhar do motor.
O ideal nestas coisas é não andar a saltar entre óleos, quer de viscosidade diferente, quer mineral / sintético / semi-sintético.

Abraços
thumb up v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Ter Fev 27, 2018 10:39 am

Sinceramente não faço ideia que óleo é que lhe meteram até à data. Levavam a mota lá para dentro, mudavam, e dá cá os €€€€. Nunca soube qual era o azeite que lhe metiam.

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Qua Fev 28, 2018 10:09 pm

Bem pessoal, já vem uma embalagem de 4L de Motul 7100 10w50 a caminho para mim... Adoro fazer as manutenções nos meus carros, bem como na SL, e vou seguramente tirar grande prazer de efectuar mais esta pequena manutenção Smile
Abraços !

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por SL125 Qui Mar 01, 2018 2:47 pm

Companheiro,
Sem querer ser desmancha prazeres, eu compro sempre em embalagens individuais.

A razão é o facto de fazer poucos kms e demorar pelo menos um ano a fazer a nova revisão, o que para 4 litros, significa que no 4º ano vou ter uma embalagem já aberta há algum tempo. O "mito" é que o óleo perde propriedades com o tempo exposto após abertura da embalagem. Se é verdade ou não, não sei....

E além disso, em termos de preço entre 4 x 1L e 1 x 4L costuma ser mais ou menos o mesmo.

Abraços e depois posta aqui como correu!
thumb up riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Qui Mar 01, 2018 3:43 pm

Sei disso SL125. Mas eu aqui em casa tenho um marmanjo com 18 anos que, com bom tempo, faz mais kms num mês de mota, do que eu num ano inteiro de carro. Portanto, partindo do principio que as mudanças são de 2 em 2.000kms, a dita embalagem não vai durar tanto tempo assim...

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por SL125 Qui Mar 01, 2018 4:16 pm

FACC escreveu:Sei disso SL125. Mas eu aqui em casa tenho um marmanjo com 18 anos que, com bom tempo, faz mais kms num mês de mota, do que eu num ano inteiro de carro. Portanto, partindo do principio que as mudanças são de 2 em 2.000kms, a dita embalagem não vai durar tanto tempo assim...

Aplausos Aplausos Aplausos

lol! lol! lol!
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por FACC Qui Mar 01, 2018 4:35 pm

lol!

FACC

Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por Jose Peixoto Dom Mar 04, 2018 6:57 pm

Primeiro post,e como mecânico procurarei ajudar naquilo que souber;

A minha resposta a Óleo-Dúvidas: a resposta é sempre a mesma: é aquilo que a fábrica recomenda;

Por exemplo: eu tenho aqui uma Keeway Arn 125 de 2006; 4 tempos,carburador,sem eletrónica nenhuma(exceto,claro,cdi--DC-- e rr(retificador-regulador),como "todas" têm);
Comprei-a há 15 dias,por ser automática e leve, 110 kg,(a FJ1200 é muito pesada --260kg-e gasta mais que dois carros!)e para andar na "cidade", por 300 eur,e com MUITOS problemas: todos os plásticos desmontados,não pegava-razão por que foi vendida,muitas peças novas e velhas, mas o dono tinha misturado cdis ac com dc-,e
além disso,o pistão estava colapsado, com 0,51 mm a menos no diâmetro,por sobreaquecimento,devido à turbina e respetivos
resguardos partidos; levou pistão novo,no mesmo cilindro,este está como novo,apenas com 0,02 mm a mais,de grande qualidade;
Mas estou mesmo espantado com a extrema qualidade das peças chinesas; sou mecânico há 40 anos, jaguar,bmw,etc,já vi de tudo;e volto a dizer,a qualidade dos materiais e das peças do motor desta motita é espantosamente boa, e baratíssimas!só explicado pela ENORME experiência que eles têm,devido à quantidade;
Apenas agora é preciso modificar as molas da embraiagem,pois ela pega muito cedo(de ouvido,às 3500 rpm~~),e o arranque pode ser melhorado e muito,com molitas mais fortes;o binário máximo(9,1 Nm às 6500) não está a ser conseguido no arranque,e é fundamental que
ela arranque MUITO mais depressa,na luz,do que qqq carro,senão não presta:

Quanto ao óleo ,lol: baixei da net o manual de oficina da Kymco Agility 125,que tem o mesmo motor,52,4x57,8,124,6 cc(não encontrei o da keeway) e lá diz: OIL: API-SG Cam Lobes;n(outro lado refere 15w-40,pouco interessa,pois isso é conforme a temp.ambiente,e o desgaste do motor);
O que interessa aqui reter é SG; S de spark(C,compression, é para
diesel),e G,a qualidade (características) do óleo,por causa das CAMES e BALANCEIROS;aí é que há fricção pura!!!tudo o resto(rolamentos)funcionava com óleo mais fraco; mas não as cames!
Portanto, para esta scooter,qualquer óleo serve,desde que seja SG ou acima:SH,SJ,SL...e os preços vão subindo,e é deitar dinheiro fora; nas motitas pequenas,isto pouco interessa(0,800 litros),mas em carros vejo muito gasto desnecessário. (o "nothing is too good for my baby" sai caro).
Portanto,eu gosto sempre de ver,se não souber, qual a classe do óleo recomendado,no manual,ou na net; de notar que a class.API nem sempre é usada,a europa tem a vaidade de ter ACEA (A,para motores a gasolina,B para diesel),e indica mesmo os óleos para motas com catalisador,para não o contaminar.
Qualquer êrro,falta ou sugestão,são bem vindos.

Jose Peixoto

Mensagens : 1
pontos : 1
Data de inscrição : 04/03/2018
Idade : 70
Localização : Maia - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por nmfp Dom Mar 04, 2018 7:30 pm

Jose Peixoto escreveu:Primeiro post,e como mecânico procurarei ajudar naquilo que souber;

A minha resposta a  Óleo-Dúvidas: a resposta é sempre a mesma: é aquilo que a fábrica recomenda;

Por exemplo: eu tenho aqui uma Keeway Arn 125 de 2006; 4 tempos,carburador,sem eletrónica nenhuma(exceto,claro,cdi--DC-- e rr(retificador-regulador),como "todas" têm);
Comprei-a há 15 dias,por ser automática e leve, 110 kg,(a FJ1200 é muito pesada --260kg-e gasta mais que dois carros!)e para andar na "cidade", por 300 eur,e com MUITOS problemas: todos os plásticos desmontados,não pegava-razão por que foi vendida,muitas peças novas e velhas, mas o dono tinha misturado cdis ac com dc-,e
além disso,o pistão estava colapsado, com 0,51 mm a menos no diâmetro,por sobreaquecimento,devido à turbina e respetivos
resguardos partidos; levou pistão novo,no mesmo cilindro,este está como novo,apenas com 0,02 mm  a mais,de grande qualidade;
Mas estou mesmo espantado com a extrema qualidade das peças chinesas; sou mecânico há 40 anos, jaguar,bmw,etc,já vi de tudo;e volto a dizer,a qualidade dos materiais e das peças do motor desta motita é espantosamente boa, e baratíssimas!só explicado pela ENORME experiência que eles têm,devido à quantidade;
Apenas agora é preciso modificar as molas da embraiagem,pois ela pega muito cedo(de ouvido,às 3500 rpm~~),e o arranque pode ser melhorado e muito,com molitas mais fortes;o binário máximo(9,1 Nm às 6500) não está a ser conseguido no arranque,e é fundamental que
ela arranque MUITO mais depressa,na luz,do que qqq carro,senão não presta:

Quanto ao óleo ,lol: baixei da net o manual de oficina da Kymco Agility 125,que tem o mesmo motor,52,4x57,8,124,6 cc(não encontrei o da keeway) e lá diz: OIL: API-SG  Cam Lobes;n(outro lado refere 15w-40,pouco interessa,pois isso é conforme a temp.ambiente,e o desgaste do motor);
O que interessa aqui reter é SG; S de spark(C,compression, é para
diesel),e G,a qualidade (características) do óleo,por causa das CAMES e BALANCEIROS;aí é que há fricção pura!!!tudo o resto(rolamentos)funcionava com óleo mais fraco; mas não as cames!
Portanto, para esta scooter,qualquer óleo serve,desde que seja SG ou acima:SH,SJ,SL...e os preços vão subindo,e é deitar dinheiro fora; nas motitas pequenas,isto pouco interessa(0,800 litros),mas em carros vejo muito gasto desnecessário. (o "nothing is too good for my baby" sai caro).
Portanto,eu gosto sempre de ver,se não souber, qual a classe do óleo recomendado,no manual,ou na net; de notar que a class.API nem sempre é usada,a europa tem a vaidade de ter ACEA (A,para motores a gasolina,B para diesel),e indica mesmo os óleos para motas com catalisador,para não o contaminar.
Qualquer êrro,falta ou sugestão,são bem vindos.

wow bastante esclarecedor, sempre bom este tipo de informação ainda por cima vindo de alguém com bastante experiência na área

Obrigado pela partilha :v :v
nmfp
nmfp

Mensagens : 41
pontos : 47
Data de inscrição : 27/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por SL125 Seg Mar 05, 2018 12:44 pm

Obrigado pela partilha José Peixoto! thumb up

Já aprendi umas coisas, outras nem tanto, apenas os termos técnicos e agora tenho de ir pesquisar Laughing Laughing Laughing

Abraços e abre o teu próprio tópico para a tua máquina, era giro vermos o restauro da mesma.
Já agora, dá uma espreitada no rodapé do meu texto e vê o DB da minha ex-laranjinha, que também comprei maltratada, mas só por fora, que o resto é como dizes, está impecável
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo -  Dúvidas  Empty Re: Mudança de óleo - Dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos