Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
+7
F. Ramos
Master6680
Joana Silva
Ossipat
ksl Fernando
SL125
José Vilela
11 participantes
Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Viva!
Vamos agora falar do Choke,que é uma lamela metálica que existe no carburador e que controla o fluxo de ar que entra no dito.
Basicamente usa-se quando se coloca a moto a trabalhar e além disso não terá mais utilidade.
Tal como a torneira de combustível,tem 3 posições que vamos agora descrever:
Posição 1 - FECHADO,arranque a frio.
Usa-se geralmente no Inverno,naqueles dias frios em que a moto custa a pegar;basicamente impede a entrada de ar na mistura...tornando-a extremamente rica,logo...facilitando o arranque do motor.Fora das condições acima descritas,o uso desta posição no carburador irá dificultar o arranque do motor!
" />
Posição 2 - AQUECIMENTO
Depois de colocarmos a nossa Keeway a funcionar através da posição 1,passamos a patilha do carburador para a posição 2,que consiste basicamente em meia abertura da lamela metálica,deixando passar algum ar para a mistura.Voltando novamente ao exemplo de um dia de Inverno,logo que se coloque a moto a funcionar,passa-se a patilha à posição 2 enquanto vestimos o blusão,as luvas e o capacete,o objectivo será elevar a temperatura do motor com a moto parada.
NOTA 1 :Se em andamento normal,a vossa moto tiver melhor desempenho na posição 2,do que na 3 ( a seguinte)...terão de passar no mecãnico para vos afinar a mistura pois estará muito pobre(entra mais ar do que gasolina no carburador).
Nota 2 : Se notarem a vossa moto a soluçar em andamento,antes de irem reclamar para o mecãnico...verifiquem se a patilha está nesta posição ( Posição 2 ) e passem para a 3;há pessoal a queixar-se frequentemente da moto soluçar quando rodam punho;é normal que aconteça com a posição 2 pois restringe a entrada de ar no carburador.Atenção a isso!
" />
Posição 3 - ABERTO/ANDAMENTO NORMAL
E pronto,já temos o motor quentinho...e o equipamento vestido,portanto podemos passar a patilha para a posição 3 e disfrutar a nossa moto.A lamela deixa passar o ar na sua totalidade deixando o carburador com a proporção ar/gasolina perfeita!
Esta será a posição normal de andamento das nossas motos,se pararem por 5 ou 10 minutos não há necessidade de colocar a patilha nas outras posições!
" />
Observações pertinentes:
1- Nas motos com injecção electrónica não existe este sistema.A centralina comanda a entrada de ar no arranque!
2- Há motos em que este sistema está incorporado no volante,geralmente do lado esquerdo junto ao comutador.Nesses casos existe uma escala com város traços sendo os mais curtos correspondentes à posição 1 e os mais longos à posição 3.Apenas muda o sistema que acciona a lamela;na Superlight é tudo manual,nos casos referidos anteriormente,será uma alavanca que desliza para trás e para a frente...por sua vez ligada a um cabo de aço,e que estará ligado à lamela do carburador.Sim...é mais prático!
3- Geralmente,no Verão não mexo na patilha...está sempre na posição 3.
4- Agora que estou a ver as fotos...tenho que limpar o carburador,eh eh eh
Alguma dúvida ou info que queiram acrescentar,mandem vir!
Um abraço!
Vamos agora falar do Choke,que é uma lamela metálica que existe no carburador e que controla o fluxo de ar que entra no dito.
Basicamente usa-se quando se coloca a moto a trabalhar e além disso não terá mais utilidade.
Tal como a torneira de combustível,tem 3 posições que vamos agora descrever:
Posição 1 - FECHADO,arranque a frio.
Usa-se geralmente no Inverno,naqueles dias frios em que a moto custa a pegar;basicamente impede a entrada de ar na mistura...tornando-a extremamente rica,logo...facilitando o arranque do motor.Fora das condições acima descritas,o uso desta posição no carburador irá dificultar o arranque do motor!
" />
Posição 2 - AQUECIMENTO
Depois de colocarmos a nossa Keeway a funcionar através da posição 1,passamos a patilha do carburador para a posição 2,que consiste basicamente em meia abertura da lamela metálica,deixando passar algum ar para a mistura.Voltando novamente ao exemplo de um dia de Inverno,logo que se coloque a moto a funcionar,passa-se a patilha à posição 2 enquanto vestimos o blusão,as luvas e o capacete,o objectivo será elevar a temperatura do motor com a moto parada.
NOTA 1 :Se em andamento normal,a vossa moto tiver melhor desempenho na posição 2,do que na 3 ( a seguinte)...terão de passar no mecãnico para vos afinar a mistura pois estará muito pobre(entra mais ar do que gasolina no carburador).
Nota 2 : Se notarem a vossa moto a soluçar em andamento,antes de irem reclamar para o mecãnico...verifiquem se a patilha está nesta posição ( Posição 2 ) e passem para a 3;há pessoal a queixar-se frequentemente da moto soluçar quando rodam punho;é normal que aconteça com a posição 2 pois restringe a entrada de ar no carburador.Atenção a isso!
" />
Posição 3 - ABERTO/ANDAMENTO NORMAL
E pronto,já temos o motor quentinho...e o equipamento vestido,portanto podemos passar a patilha para a posição 3 e disfrutar a nossa moto.A lamela deixa passar o ar na sua totalidade deixando o carburador com a proporção ar/gasolina perfeita!
Esta será a posição normal de andamento das nossas motos,se pararem por 5 ou 10 minutos não há necessidade de colocar a patilha nas outras posições!
" />
Observações pertinentes:
1- Nas motos com injecção electrónica não existe este sistema.A centralina comanda a entrada de ar no arranque!
2- Há motos em que este sistema está incorporado no volante,geralmente do lado esquerdo junto ao comutador.Nesses casos existe uma escala com város traços sendo os mais curtos correspondentes à posição 1 e os mais longos à posição 3.Apenas muda o sistema que acciona a lamela;na Superlight é tudo manual,nos casos referidos anteriormente,será uma alavanca que desliza para trás e para a frente...por sua vez ligada a um cabo de aço,e que estará ligado à lamela do carburador.Sim...é mais prático!
3- Geralmente,no Verão não mexo na patilha...está sempre na posição 3.
4- Agora que estou a ver as fotos...tenho que limpar o carburador,eh eh eh
Alguma dúvida ou info que queiram acrescentar,mandem vir!
Um abraço!
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Olá Vilela,
Bom Post!!!
Esta é uma dúvida muito comum para quem compra a primeira mota.
No caso da minha, se meter a patilha totalmente para cima (posição 1), a mota afoga e nem sequer pega. O comportamento que uso ao longo do ano é:
inverno: patilha na posição 2 para meter a trabalhar (e durante 1 minuto). De seguida coloco na 3.
verão: não preciso de mexer na patilha, mesmo com a mota fria, o motor arranca bem na posição 3.
Sempre foi assim (desde nova), e julgo que esta diferença face ao procedimento que referes (que teoricamente é o correto), depende da forma como a mistura (ar/gasolina) da mota vem afinada de fábrica. Daí resulta que nem sempre o que em termos de procedimento resulta bem na "minha" mota seja o que resulta bem na de outro companheiro.
Compete também a cada um de nós, ver qual a forma mais otimizada de meter a nossa "menina" a trabalhar!
Sobre o teu carburador... Vilela , tens de passar neste tópico e ver como deixar o teu carburador imaculado
https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t18-diario-de-bordo-superlight-do-sl125#220
Abraços
Bom Post!!!
Esta é uma dúvida muito comum para quem compra a primeira mota.
No caso da minha, se meter a patilha totalmente para cima (posição 1), a mota afoga e nem sequer pega. O comportamento que uso ao longo do ano é:
inverno: patilha na posição 2 para meter a trabalhar (e durante 1 minuto). De seguida coloco na 3.
verão: não preciso de mexer na patilha, mesmo com a mota fria, o motor arranca bem na posição 3.
Sempre foi assim (desde nova), e julgo que esta diferença face ao procedimento que referes (que teoricamente é o correto), depende da forma como a mistura (ar/gasolina) da mota vem afinada de fábrica. Daí resulta que nem sempre o que em termos de procedimento resulta bem na "minha" mota seja o que resulta bem na de outro companheiro.
Compete também a cada um de nós, ver qual a forma mais otimizada de meter a nossa "menina" a trabalhar!
Sobre o teu carburador... Vilela , tens de passar neste tópico e ver como deixar o teu carburador imaculado
https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t18-diario-de-bordo-superlight-do-sl125#220
Abraços
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Boas!
Afirmativo,Marco!Na minha era a mesma coisa,não precisava da posição 1 no Inverno.
Mas desde que retirei o carburador para limpar,e o afinei de acordo com o que a vela me "dizia",no Inverno preciso do procedimento tal como o descrevo.
Elas de origem vêm com a mistura rica...é um facto. Depois de limpar e afinar o carburador,deixei de ter a vela com aquela camada preta que é sinónimo de gasosa a mais na mistura,para ter cor de "telha"...sem nenhum soot agarrado à vela.
Como tenho que limpar o carburador novamente depois das férias,tiro umas fotos à lamela e adiciono ao post inicial para os companheiros perceberem melhor o funcionamento da coisa.
Um abraço
Afirmativo,Marco!Na minha era a mesma coisa,não precisava da posição 1 no Inverno.
Mas desde que retirei o carburador para limpar,e o afinei de acordo com o que a vela me "dizia",no Inverno preciso do procedimento tal como o descrevo.
Elas de origem vêm com a mistura rica...é um facto. Depois de limpar e afinar o carburador,deixei de ter a vela com aquela camada preta que é sinónimo de gasosa a mais na mistura,para ter cor de "telha"...sem nenhum soot agarrado à vela.
Como tenho que limpar o carburador novamente depois das férias,tiro umas fotos à lamela e adiciono ao post inicial para os companheiros perceberem melhor o funcionamento da coisa.
Um abraço
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Tens razão, Vilela,
A vela é que manda.
No ano passado também retirei o carburador para limpar e depois afinei-o com a vela de iridium.
E assim andei um ano.
Recentemente, como tinha uma vela normal índice "9", resolvi colocá-la agora para o verão, mas efetivamente o carburador estava afinado para a anterior vela e para esta necessitava de uma mistura mais rica, no entanto, optei por voltar a colocar a vela de iridium em detrimento de voltar a afinar o carburador para esta vela normal.
Abraços
A vela é que manda.
No ano passado também retirei o carburador para limpar e depois afinei-o com a vela de iridium.
E assim andei um ano.
Recentemente, como tinha uma vela normal índice "9", resolvi colocá-la agora para o verão, mas efetivamente o carburador estava afinado para a anterior vela e para esta necessitava de uma mistura mais rica, no entanto, optei por voltar a colocar a vela de iridium em detrimento de voltar a afinar o carburador para esta vela normal.
Abraços
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Bom dia,
Na minha KSL procedo como supra citado.
O meu problema começa quando o motor esta quente a patilha em baixo, a chegar a um cruzamento a parar a moto embraiando.....o motor vai-se abaixo (a mota tem poucos km)
O que posso fazer?
Obrigado
ksl Fernando- Mensagens : 32
pontos : 38
Data de inscrição : 16/10/2016
Localização : Carcavelos
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
A mim já me aconteceu várias vezes ao parar num semafro, já com a mota quente, quando vou para arranjar ela vai a baixo e depois já só a consigo meter a trabalhar colocando a patilha do carburador na posição 1 (totalmente para cima), isto não faz sentido porque acontece-me quando a mota já está quente (depois de ja ter andado uns bons KM´s) porque será que isto acontece?
Ossipat- Mensagens : 22
pontos : 30
Data de inscrição : 20/08/2016
Localização : Lisboa
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
É muito estranho o que relatam, principalmente o referido pelo Ossipat, pois com a mota quente nem sequer ela devia pegar com a patilha para cima (era suposto afogar logo)
Antes de mais pergunto, já trocaram a vela ou ainda têm a de origem?
Antes de mais pergunto, já trocaram a vela ou ainda têm a de origem?
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
SL125 escreveu:É muito estranho o que relatam, principalmente o referido pelo Ossipat, pois com a mota quente nem sequer ela devia pegar com a patilha para cima (era suposto afogar logo)
Antes de mais pergunto, já trocaram a vela ou ainda têm a de origem?
A minha supostamente foi trocada na revisão dos 4000Km, mas curiosamente ela começou a fazer isso com mais frequencia depois da revisão...
Ossipat- Mensagens : 22
pontos : 30
Data de inscrição : 20/08/2016
Localização : Lisboa
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Então é assim:
A vela que normalmente os concessionários recomendam é a NGK DR8EA, no entanto eu por experiência passei a usar a DR9EA em vez dessa, por achar que a mota funciona melhor com a "9".
Com a "8" ao fim de um tempo começava a ter dificuldade em que ela pegasse bem, e uma das vezes acabei por deitar fora uma dessas velas com pouquíssimos kms porque me fazia rateres e o motor simplesmente apaga-se em certos rateres.
Se já trocaram a vela de origem, por outra, recomendo tentarem colocar a "9" antes de pensarem em ir à oficina... se continuar igual, precisará do carburador afinado, de certeza.
Atenção também à gasolina que colocam... gasolinas "brancas" é para esquecer, a mota já gasta tão pouco, não queiram poupar ainda mais e dêem-lhe o melhor que ela merece.
Aproveito para informar, para quem for da zona, da parceria com a Rame Moto (Odivelas), com 10% de desconto exclusivo para membros Keeway Riders na assistência às Keeways.
Abraços
A vela que normalmente os concessionários recomendam é a NGK DR8EA, no entanto eu por experiência passei a usar a DR9EA em vez dessa, por achar que a mota funciona melhor com a "9".
Com a "8" ao fim de um tempo começava a ter dificuldade em que ela pegasse bem, e uma das vezes acabei por deitar fora uma dessas velas com pouquíssimos kms porque me fazia rateres e o motor simplesmente apaga-se em certos rateres.
Se já trocaram a vela de origem, por outra, recomendo tentarem colocar a "9" antes de pensarem em ir à oficina... se continuar igual, precisará do carburador afinado, de certeza.
Atenção também à gasolina que colocam... gasolinas "brancas" é para esquecer, a mota já gasta tão pouco, não queiram poupar ainda mais e dêem-lhe o melhor que ela merece.
Aproveito para informar, para quem for da zona, da parceria com a Rame Moto (Odivelas), com 10% de desconto exclusivo para membros Keeway Riders na assistência às Keeways.
Abraços
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
De momento não consigo verificar qual é a vela que ela tem, pois neste momento encontra-se na oficina, mas a resolver outro problema (acidente).
Mas é isactamente isso, ela faz uns pequenos rateres e depois vai a baixo, possivelmente deve ser mesmo a vela.
Sim, gasolina nunca lhe meti da "branca" costumo meter sempre a evologic da Galp.
Obrigado amigo,
Abraço
Mas é isactamente isso, ela faz uns pequenos rateres e depois vai a baixo, possivelmente deve ser mesmo a vela.
Sim, gasolina nunca lhe meti da "branca" costumo meter sempre a evologic da Galp.
Obrigado amigo,
Abraço
Ossipat- Mensagens : 22
pontos : 30
Data de inscrição : 20/08/2016
Localização : Lisboa
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Boas pessoal... Antes de mais obrigada por este post, foi muito importante para mim. Tinha algumas duvidas dado que sou nova nestas andanças.
Eu ao inicio atrofiei um pouco com o pôr a mota a trabalhar... Porque a minha não pega com o choke na posição 1 ... experimentei na posição 2 e ela pega mas no relantim ela vai-se abaixo! Experimentei mete-la a trabalhar e acelerar e ela vai abaixo... e depois experimentei mete-la a trabalhar, "pisar" a embraiagem e acelerar um pouco e já se aguenta... é normal? é assim que se deve fazer? Ai opa desculpem estas perguntas doidas mas tipo sou nova nestas coisas lol sei que para alguns são perguntas de caracacá mas estou ainda a aprender XD boas curvas pessoal
Eu ao inicio atrofiei um pouco com o pôr a mota a trabalhar... Porque a minha não pega com o choke na posição 1 ... experimentei na posição 2 e ela pega mas no relantim ela vai-se abaixo! Experimentei mete-la a trabalhar e acelerar e ela vai abaixo... e depois experimentei mete-la a trabalhar, "pisar" a embraiagem e acelerar um pouco e já se aguenta... é normal? é assim que se deve fazer? Ai opa desculpem estas perguntas doidas mas tipo sou nova nestas coisas lol sei que para alguns são perguntas de caracacá mas estou ainda a aprender XD boas curvas pessoal
Joana Silva- Mensagens : 15
pontos : 19
Data de inscrição : 25/01/2017
Idade : 34
Localização : Rio Maior
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Joana Silva escreveu:Boas pessoal... Antes de mais obrigada por este post, foi muito importante para mim. Tinha algumas duvidas dado que sou nova nestas andanças.
Eu ao inicio atrofiei um pouco com o pôr a mota a trabalhar... Porque a minha não pega com o choke na posição 1 ... experimentei na posição 2 e ela pega mas no relantim ela vai-se abaixo! Experimentei mete-la a trabalhar e acelerar e ela vai abaixo... e depois experimentei mete-la a trabalhar, "pisar" a embraiagem e acelerar um pouco e já se aguenta... é normal? é assim que se deve fazer? Ai opa desculpem estas perguntas doidas mas tipo sou nova nestas coisas lol sei que para alguns são perguntas de caracacá mas estou ainda a aprender XD boas curvas pessoal
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Olá
Eu quando ponho a trabalhar a minha, patilha para cima, e deixo estar a trabalhar durante uns largos segundos, até ficar quente.
Depois ponho na posição do meio, e vejo se aguenta o relanti. Se aguentar, arranco com ela e depois de uns km, ponho a patilha toda para baixo.
Esta mota, principalmente a minha, gosta de aquecer e depois andar.
Porque eu já fiz como o Master explica, mas a minha não dá, para fazer assim. Quando a patilha está para cima tenho de acelerar um bocado porque se não vai a baixo.
Eu quando ponho a trabalhar a minha, patilha para cima, e deixo estar a trabalhar durante uns largos segundos, até ficar quente.
Depois ponho na posição do meio, e vejo se aguenta o relanti. Se aguentar, arranco com ela e depois de uns km, ponho a patilha toda para baixo.
Esta mota, principalmente a minha, gosta de aquecer e depois andar.
Porque eu já fiz como o Master explica, mas a minha não dá, para fazer assim. Quando a patilha está para cima tenho de acelerar um bocado porque se não vai a baixo.
F. Ramos- Mensagens : 305
pontos : 319
Data de inscrição : 07/06/2016
Idade : 56
Localização : Lisboa/Ferreira do Zêzere
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Na minha acontece o mesmo.F. Ramos escreveu:...
Porque eu já fiz como o Master explica, mas a minha não dá, para fazer assim. Quando a patilha está para cima tenho de acelerar um bocado porque se não vai a baixo.
Então faço assim agora no inverno:
- patilha para cima e dou um toque de acelerador logo após ela pegar
- ainda com a mão no acelerador (mas sem acelerar), mudo a patilha para o meio e vejo se ela se aguenta. Se aguentar, deixo-a ficar ali uns 30 segundos.
- antes de arrancar (mas SEMPRE antes de arrancar), meto a patilha para baixo
F.Ramos, se nunca tiveste problemas em estar em andamento com a patilha ao meio, ótimo, mas atenção que a mota pode afogar com maior facilidade em certas situações, por ex. se parares numa passadeira ou semáforo...
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Olá
Eu também tenho de informar que a minha dorme na rua, logo as temperaturas são mais baixas.
Eu tenho de por para cima a patilha sempre para a por a trabalhar e deixar aquecer um bocado (acelerando um pouco porque ao relanti vai abaixo), porque se ponho para o meio, empapa e vai a baixo.
Depois de quente, patilha para o meio. e deixo estar um bocado. e depois para baixo.
Não sei se tenho de afinar melhor o carburador ou acelerar o relanti, mas tenho sempre este trabalho.
Eu também tenho de informar que a minha dorme na rua, logo as temperaturas são mais baixas.
Eu tenho de por para cima a patilha sempre para a por a trabalhar e deixar aquecer um bocado (acelerando um pouco porque ao relanti vai abaixo), porque se ponho para o meio, empapa e vai a baixo.
Depois de quente, patilha para o meio. e deixo estar um bocado. e depois para baixo.
Não sei se tenho de afinar melhor o carburador ou acelerar o relanti, mas tenho sempre este trabalho.
F. Ramos- Mensagens : 305
pontos : 319
Data de inscrição : 07/06/2016
Idade : 56
Localização : Lisboa/Ferreira do Zêzere
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
F. Ramos escreveu:Olá
Eu também tenho de informar que a minha dorme na rua, logo as temperaturas são mais baixas.
Eu tenho de por para cima a patilha sempre para a por a trabalhar e deixar aquecer um bocado (acelerando um pouco porque ao relanti vai abaixo), porque se ponho para o meio, empapa e vai a baixo.
Depois de quente, patilha para o meio. e deixo estar um bocado. e depois para baixo.
Não sei se tenho de afinar melhor o carburador ou acelerar o relanti, mas tenho sempre este trabalho.
A tua mota está em rodagem, por isso diria que até aos 1.000kms não faças nada, pois ainda está tudo muito "preso" nas engrenagens e como tal causa travamento do motor.
Se após os 1.000 continuar assim, já podes ver a afinação do carburador... mas a verdade é que só aos 4 mil é que a mota fica mesmo rodada, e aí sim, consegue-se ter um funcionamento otimizado com uma boa afinação!
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Obrigado amigo
Daqui a umas semanas vou meter o encosto do banco na Rame Moto e vou falar com eles.
Um abraço
Daqui a umas semanas vou meter o encosto do banco na Rame Moto e vou falar com eles.
Um abraço
F. Ramos- Mensagens : 305
pontos : 319
Data de inscrição : 07/06/2016
Idade : 56
Localização : Lisboa/Ferreira do Zêzere
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
a minha mesmo com frioooooooo sempre patilha para baixo ... start e vruuuuuuu 2 /3 minutos e ai vai ela as 4 da manha .......
Bruno Miguel santos ramos- Mensagens : 255
pontos : 273
Data de inscrição : 31/10/2016
Idade : 47
Localização : Alverca / Calhandriz
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
A minha tb só arranca com a patilha para cima e mantendo a aceleração.
So depois de "quentinha" é que posso meter a patilha para baixo e arrancar
So depois de "quentinha" é que posso meter a patilha para baixo e arrancar
PRMPGomes- Mensagens : 41
pontos : 49
Data de inscrição : 16/12/2016
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Olá pessoal
Hoje fui ligar a minha moto na garagem ( duas semanas sem a ligar) e pus a patilha para cima porque ela não pegava, passeia para baixo e dei umas 5 voltas dentro da garagem do meu prédio e deixei-me estar com ela a funcionar mais uns 5 minutos, mudei para baixo e ela desligava e já nem pegava. Só pegava com a posição do meio, mal punho para baixo ela desliga. Tenho que deixar a moto aquecer mais, andar uns kms e só depois passar para baixo? Mas vejo aqui comentários a dizer que não se deve arrancar sem por a patilha para baixo!? Fiquei confusa!!
Hoje fui ligar a minha moto na garagem ( duas semanas sem a ligar) e pus a patilha para cima porque ela não pegava, passeia para baixo e dei umas 5 voltas dentro da garagem do meu prédio e deixei-me estar com ela a funcionar mais uns 5 minutos, mudei para baixo e ela desligava e já nem pegava. Só pegava com a posição do meio, mal punho para baixo ela desliga. Tenho que deixar a moto aquecer mais, andar uns kms e só depois passar para baixo? Mas vejo aqui comentários a dizer que não se deve arrancar sem por a patilha para baixo!? Fiquei confusa!!
marizacosta- Mensagens : 71
pontos : 87
Data de inscrição : 17/03/2017
Localização : Paredes - Porto
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Eu não sou nenhum entendedor, mas isso não me parece normal.
A minha (quando esta frio) precisa da patilha em cima mas assim que arranco posso peter para baixo que não morre.
E agora de verão muitas vezes nem preciso de mexer na patilha
A minha (quando esta frio) precisa da patilha em cima mas assim que arranco posso peter para baixo que não morre.
E agora de verão muitas vezes nem preciso de mexer na patilha
PRMPGomes- Mensagens : 41
pontos : 49
Data de inscrição : 16/12/2016
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Olá Mariza,
Avaliaste bem!
Não é normal o que descreves, aliás, quando se começa a rolar com a mota a patilha já deverá estar totalmente em baixo.
Se ela depois de uns 3 a 4 minutos ao ralenti com a patilha a meio, quando passas para baixo, para, é porque precisa de ser afinada. Vai a uma oficina.
Já agora, que gasolina usas?
(se andas pouco, a tua gasolina pode ter ganho alguma condensação e ir alguma água junto com a gasolina para o carburador e estar a provocar-te essas falhas)
A vela, é a de origem ou já é uma NGK?
Avaliaste bem!
Não é normal o que descreves, aliás, quando se começa a rolar com a mota a patilha já deverá estar totalmente em baixo.
Se ela depois de uns 3 a 4 minutos ao ralenti com a patilha a meio, quando passas para baixo, para, é porque precisa de ser afinada. Vai a uma oficina.
Já agora, que gasolina usas?
(se andas pouco, a tua gasolina pode ter ganho alguma condensação e ir alguma água junto com a gasolina para o carburador e estar a provocar-te essas falhas)
A vela, é a de origem ou já é uma NGK?
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Uso a gasolina 98, na galp. A vela é a de origem. Acho mesmo que é por andar pouco. Amanhã vou testar de novo e se continuar falo com o mecânico.SL125 escreveu:Olá Mariza,
Avaliaste bem!
Não é normal o que descreves, aliás, quando se começa a rolar com a mota a patilha já deverá estar totalmente em baixo.
Se ela depois de uns 3 a 4 minutos ao ralenti com a patilha a meio, quando passas para baixo, para, é porque precisa de ser afinada. Vai a uma oficina.
Já agora, que gasolina usas?
(se andas pouco, a tua gasolina pode ter ganho alguma condensação e ir alguma água junto com a gasolina para o carburador e estar a provocar-te essas falhas)
A vela, é a de origem ou já é uma NGK?
Obrigada pela resposta
marizacosta- Mensagens : 71
pontos : 87
Data de inscrição : 17/03/2017
Localização : Paredes - Porto
Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight
Se a vela é a de origem, troca por uma nova NGK DR9EA ou DR8EA.
Custa entre 3 a 4 euros e pode resolver-te a situação.
Custa entre 3 a 4 euros e pode resolver-te a situação.
Keeway Zahara 50 cc nova não funciona
Boa tarde
Comprei uma scooter keeway Zahara 50 cc em 30-08-2017.
Andou cerca de 30 km bem e depois disso é só problemas.
Dificilmente pega e quando pega anda uns km e depois vai abaixo.
O indicador da gasolina não funciona e por 2 vezes o depósito de 7 litros "esfumou-se"
Já foi para o concessionário que alega que a enviou para o importador e está na mesma
Agora querem que ligue para a assistencia em viagem para a enviar para o importador.
Acham isto normal???
Agradeço a vossa opinião.
Obrigada
Sandra Almeida
Comprei uma scooter keeway Zahara 50 cc em 30-08-2017.
Andou cerca de 30 km bem e depois disso é só problemas.
Dificilmente pega e quando pega anda uns km e depois vai abaixo.
O indicador da gasolina não funciona e por 2 vezes o depósito de 7 litros "esfumou-se"
Já foi para o concessionário que alega que a enviou para o importador e está na mesma
Agora querem que ligue para a assistencia em viagem para a enviar para o importador.
Acham isto normal???
Agradeço a vossa opinião.
Obrigada
Sandra Almeida
Sandra Almeida- Mensagens : 1
pontos : 1
Data de inscrição : 15/09/2017
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» como prevenir e evitar aparecimento de ferrugem e humidade superlight 125
» Interessado em Keeway SUPERLIGHT 125 E.Lim.
» piston keeway superlight
» Comutador keeway superlight 125
» Keeway Superlight 125 Farol
» Interessado em Keeway SUPERLIGHT 125 E.Lim.
» piston keeway superlight
» Comutador keeway superlight 125
» Keeway Superlight 125 Farol
Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|