Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DB Superlight 125

+7
Bullxer
kuaresma21
Kemys
ruiramosilva
genhocas
SL125
pmclio
11 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Ter Jul 03, 2018 5:36 pm

Bem e a SL voltou a ter vida, bateria nova no lugar.
20 min e bateria no sitio e liga que é uma maravilha Wink

Agora vou aventurar-me em mais uma “manutenção” das nossas SL e a correr bem coloco aqui o tutorial .,,

Bateria nova no lugar:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bateria antiga:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Ter Jul 03, 2018 9:12 pm

Impec!
thumb up thumb up thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Qua Jul 04, 2018 11:02 am

Bem depois de colocada a bateria faltava ainda o resto, afinar as válvulas. Como ja ouvia ha muito tempo o pequeno barulho, sinal que as mesmas necessitavam de afinação, e depois de nas oficinas falarem em valores absurdos, toca a meter maos à obra.

Material:
Comprar um apalpa folgas (1,86€ na net)
Chave 14mm
Chave 8mm
Chave fendas e estrela

Passos:
1: Mota com motor frio (8h minimo)
2: Colocar em Neutro
3: Tirar as laterais cromadas e tirar as proteções da cabeça do motor.
4: Desapertar a cabeça do motor pa ver as valvulas
5: Desapertar a tampa do lado esquerdo no motor, a veira do pedal da embraiagem e a tampinha superior.
6: Com a chave de 14mm rodar a cabeça dentro da lateral do motor no sentido INVERSO ao dos ponteiros do relógio até que em cima no orifício apareça a letra “T” (manter a risca alinhada)
7: Desapertar as porcas nas válvulas depois o parafuso em ambas as valvulas.
8: Colocar a lâmina com a medida correcta (0,05 ; 0,06) e apertar o parafuso até sentir a lâmina um pouco presa. Depois apertar a porca segurando o parafuso para a medida nao mexer.

(Ambas as valvulas precisam da mesma folga na nossa Superlight, a de Admissão e a de Escape)

Por último voltar a rodar a cabeça na lateral para uma posição VAZIA de pois da posição “T”... a chave vai fazer um efeito de MOLA e no orifício não irá estar nem letras ou numeros.
Voltar a fechar tudo direitinho, tampas e proteções, e ligar a mota, caso se verifique algum barulho é voltar a confirmar as folgas. (Não esperimentar a mota sem fechar tudo para não sapiscar oleo)

Decidi ser eu a fazer, devido a descrepancia que oivia nas oficinas em relação a preços, e depois se for eu a fazer sei que fiz e ponto. Ha oficinas que até deixam ver o serviço mas outras não e nao confio nelaa, daí ser eu a tomar conta da manutenção da minha mota e carro, pois assim sei com o que conto e o que gasto.

Tudo isto foi feito com base em pesquisas e dicas de um mecânico, tendo tudo corrido bem.

Melhorias:

Barulho do motor mais silencioso e regular
Barulho doa escape mais regular
Mudanças entram que nem manteiga mesmo o neutro em parado

Ja agora obrigado SL125 pela dica do pedal Wink ficou top...

Fotos:

ESQUEMA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

TAMPA LATERAL E A DE CIMA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

CHAVE 14mm PARA RODAR
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ORIFICIO ONDE APARECE A LETRA “T”
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

VALVULAS DESTAPADAS
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

1 - Escape
2 - Admissão

(Vista do lado esquerdo da mota)

Desculpem as fotos ou falta delas mas com as maos sujas foi o que deu.

No esquena fala na folga entre 0,06/0,08 mas o que me indicaram foram os 0,05/0,06

Abraços Wink


Última edição por MarcoSL125 em Qua Jul 04, 2018 1:41 pm, editado 1 vez(es)

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Qua Jul 04, 2018 11:28 am

Boas MarcoSL125 e OBRIGADO!!!

Que grande tutorial, se eu já estava com vontade de fazer a próxima afinação de válvulas, com o teu tutorial vai ser ainda mais fácil e estou mais motivado.
Já agora, tiveste de mexer no depósito da gasolina para ganhar espaço?

Abraços
thumb up v cheers
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Qua Jul 04, 2018 11:36 am

Boas SL125 nao, foi so usar aquela chave curva nas pontas (nao sei o nome) de 8mm e desapertar... depois tens um tubo ou cabo isolado que liga na tampa da cabeça do motor e se quiseres tiras fora, mas nao achei necessário, so virei a tampa e ficou apoiada, deu o espaço que ves na foto para mexer.

A unica coisa que me correu menos bem, foi que confundi a medida de 0,05/0,06 com 0,5 e 0,6 Very Happy estas a imaginar o barulho hehehe mas vi logo o que estava mal e resolvi. Podes sempre depois de tudo no sitio ligar a mota para confirmar mas nao se pode deixar aquecer o motor (uns 10/20 segundos) ...

Fiquei foi admirado pelo facto de estar tudo limpinho e bem lubrificado ao abrir...

Wink

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por PeteRichards Qua Jul 04, 2018 12:45 pm

Espetáculo Marco! Obrigado pelo tutorial.

Abraços! cheers riding
PeteRichards
PeteRichards

Mensagens : 125
pontos : 151
Data de inscrição : 26/06/2018
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por rterras Qua Jul 04, 2018 12:49 pm

Uau, até eu fiquei com vontade de fazer na minha RKV, muito bom!
rterras
rterras

Mensagens : 10
pontos : 14
Data de inscrição : 22/02/2018
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Qua Jul 04, 2018 1:48 pm

Ok, percebi.
A chave que te referes chama-se "chave luneta".
Ainda outra questão, como foi com a junta da tampa? Há o risco de a mesma ficar danificada ao abrir ou é tipo borracha e pode voltar a fechar-se com a mesma junta?

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Qua Jul 04, 2018 1:53 pm

Como se ve na foto tem em cima e em baixo, algum tipo de cola ou silicone de alta temperatura, mas eu abri bem. Depois de desapertar enfiei devagar a chave de fenda e levantei dos dois lados para nao forçar. Como tive aquele precalço e tive de montar e desmontar outra vez, na segunda vez mesmo que por minutos, aquilo estava bem apertado e bem junto (isolado) Wink

Ja agora para rodar dentro do motor (chave 14mm) pensei que só com um roquete e uma cabeça de 14mm daria mas nas Superlights o parafuso dentro nao fica muito afastado, e uma chave de luneta de 14mm serve... noutras motas é mais fundo.

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Qua Jul 04, 2018 1:57 pm

Gracias pelo complemento de info!
thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Qua Jul 04, 2018 1:59 pm

Wink Tambem ja nos tiraste muitas duvidas a todos

Abraço

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Qua Jul 04, 2018 2:20 pm

MarcoSL125 escreveu:Wink Tambem ja nos tiraste muitas duvidas a todos

Abraço

v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Sex Jul 06, 2018 5:06 pm

E como ja se torna habito ... desta vez nao aou eu quem procura os problemas... alarme sem dar Sad

Desde a 3/4 dias que nao dava sinal, hoje toca a tirar o banco fora, tirar o alarme e o fio vermelho que liga ao fusivel saiu da caixa do alarme. Toca a tentar descobrir em qual sitio da placa ligava. Abrir caixa e apos queimar um fusivel la vi que ligava aos 12v e nao onde dizia start. Tirar tudo fora, soldar, por cola quente e montar tudo... 1h30 em mais um paneleirice que ja é hábito. Wink

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Seg Jul 09, 2018 9:48 am

Boas MarcoSL125, mas afinal a avaria era apenas um fio solto?

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Seg Jul 09, 2018 12:34 pm

Sim o fio que liga aos 12v estava desoldado e aprnas a pressao de sentar no banco fazia nao funcionar o alarme. Até que saiu mesmo da caixa... soldei e limpei tudo ( tava cheio de calcario por dentro )

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Qui Jul 12, 2018 9:30 am

Perguntei porque se calhar o meu também seria algo do género... mas nem abri a caixa para verificar. Tenho de fazer isso e ver se à vista desarmada percebo algo de errado.

Obrigado
Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Qui Jul 12, 2018 11:04 pm

Eu so reparei porque cada vez que tirava o banco ao encostar aquilo dava sinal... ate que desta vez ao mexer nos fios o dito saiu da caixa... o problema era ter a certeza que tinha mesmo saido de la, depois foi por tentativas, isto porque na placa reparas que onde estao soldados os varios fios tem o nome (start, stop,acc, gnd +, 12v , ........) e ha alguns que nao tem fio entao fui encostando até que dava faisca e queimava o fusivel, mas la acertei...

Wink

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Sex Jul 13, 2018 4:10 pm

Obg pelas dicas!
thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Qui Jul 19, 2018 3:04 pm

Ora boas pessoal.

Desta vez nao existe duvidas ou novidades.
Apenas para dizer que a partir de hoje a minha SL ten novo dono. Depois de 17000km despedi-me depois de muitos bons momentos. Foi chuva, frio e sol. Passei por tudo neste 1 ano e 2 meses. Nunca tive nenhum problema a nao ser os pequenos aqui relatados.

Aprendi muito sobre motas e é algo que irei repetir no futuro, mas agora devido a assuntos profissionais iria deixar a minha SL muito tempo parada e entao foi a melhor opção. Foi tão massante para ela estes 50 km diarios como o tempo que poderia passar parada. Sem ferrugem, bem tratada, tudo sempre limpo, com todas as pequenas coisas que nos fazem falta quando nos fazemos a estrada. As pequenas alterações, as tardes passadas a tratar dela ou a inventar mais alguma coisa. Nao me arrependo. Foi a primeira experiência e mais virao no futuro.

Obrigado a todos os que me tiraram duvidas e ajudaram, mas este DB ira deixar de ser actualizado, restame vir ca de vez em quando matar aquela saudade.

A mota foi sempre bem tratada e acho que quem a comprou pôde confirmar isso. Irá ter mais descanso agora pois vai fazer menos Km, e tenho a certeza que irá fazer muitos mais ainda.

Obrigado a todos e continuarei activo por aqui até um dia em que o futuro o permita volte as 2 rodas outra vez, essa é uma certeza, e aí terei todo o gosto em abrir um novo DB cheio de novas energias e vontade de fazer a estrada.

Abraços Wink

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Qua Jul 25, 2018 5:36 pm

Boas MarcoSL125,

É com tristeza que leio o teu relato, pois imagino o quanto deve ter sido difícil desfazeres-te da máquina depois de tanto mimo que lhe deste.

Da minha parte, tenho a agradecer o que aqui aprendi com os teus relatos e opiniões trocadas, decerto farão parte da minha base de dados de conhecimento para continuar a ajudar a malta aqui no fórum, bem como o teu DB, que estará aqui para que mais o possam ver.

Um abraço e até ao teu regresso!
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Qua Jul 25, 2018 5:40 pm

Obrigada SL125

Foi melhor assim sem pensar muito. Sei que foi uma grande experiência e que me preparou para o futuro. Aprendi muito, mais do que pensaria ha 1 ano atrás.
Agora sei que no futuro estou pronto para comprar uma nova e tratar dela assim como fiz com esta. Para ja ficam as saudades mas pronto sao fazes.

Um abraço e obrigado mais uma vez. Wink

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Sáb Fev 16, 2019 8:51 pm

Boas pessoal. De regresso as 2 rodas.
Sabia que ia ser rapido Very Happy

(In)Fezlizmente a escolha não caiu numa keeway.
Digo isto porque este é para mim o forum mais ativo e onde ha mais entre-ajuda, mas a escolha foi para aquela que ja namorava ha 2 anos. Nao pudia estar mais satisfeito. Novinha e pronta a começar dos Zero klm Smile, ja me fez esquecer um pouco a minha antiga SL.

De qualquer forma andarei ativo por aqui para tirar dúvidas que são semelhantes em quase todas as motas.

Resta esperar um cantinho para “outras marcas” aqui no forum hehehe

Um abraço a todos. Fica apenas uma foto Wink

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Seg Fev 18, 2019 9:46 am

Parabéns companheiro!

É com agrado que leio o teu feedback sobre o fórum e que fizeste a escolha que o teu coração indicou.
Nisto das motas, não vale a pena ir em modas ou na opinião dos outros, o melhor é sempre seguir o que o nosso desejo pretende.

Abraços e boas curvas!
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por MarcoSL125 Sex Out 18, 2019 8:02 pm

Boas pessoal... bem vim aqui para corrigir um erro que por pequeno que seja pode ser grave.

Como tinha dito na altura em que afinei as valvulas da minha ex-Superlight, cometi o erro, de acreditar tambem no que me disseram acerca da folga das mesmas.

Agora, aquando da tentativa de regulagem das valvulas da minha atual Wolf, vi-me a cometer o erro de apertar mal a contraporca e apertar tudo junto. Nao vale apena dizer mais. Ou menos parei a mota a tempo e levei a um mecanico aqui perto (pois ja nao tenho garantia porqur faço eu as mudanças de oleo e etc...) fiz a primeira revisao so em Maio que serviu para activar a garantia e substituir o sensor de velocidade. Adiante...
O homem foi espetacular e nao cobrou nada de outro mundo. Concertou o problema (arvore de cames, martelos e valvulas) mudou o olel e a vela, afinou valvulas. De dizer que a vela que vinha de origem nem era própria para a mota... estes concessionários?!?!...

Quanto a folga das valvulas nestes motores 125cc em muito similhantes sao:

0.07/0.08 admissão
0.07/0.10 escape

Com essa regulagem até pode ouvir-se um pouco o bater mas a mota ganha mais força...

Nas SLs nao necessita chave propria para afinar, mas na minha precisa de uma chave propria (parecida a das torneiras de agua) mas com alicate tambem da...

Agora cuidado ao apertar e dar sempre duas voltas ao motor e verificar outra vez se a folga ficou bem, senao.... bem já disse tudo Wink

Abraço e espero ter ajudado

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por SL125 Ter Out 29, 2019 2:38 pm

MarcoSL125 escreveu:Boas pessoal... bem vim aqui para corrigir um erro que por pequeno que seja pode ser grave.

Como tinha dito na altura em que afinei as valvulas da minha ex-Superlight, cometi o erro, de acreditar tambem no que me disseram acerca da folga das mesmas.

Agora, aquando da tentativa de regulagem das valvulas da minha atual Wolf, vi-me a cometer o erro de apertar mal a contraporca e apertar tudo junto. Nao vale apena dizer mais. Ou menos parei a mota a tempo  e levei a um mecanico aqui perto (pois ja nao tenho garantia porqur faço eu as mudanças de oleo e etc...) fiz a primeira  revisao so em Maio que serviu para activar a garantia e substituir o sensor de velocidade. Adiante...
O homem foi espetacular e nao cobrou nada de outro mundo. Concertou o problema (arvore de cames, martelos e valvulas) mudou o olel e a vela, afinou valvulas. De dizer que a vela que vinha de origem nem era própria para a mota... estes concessionários?!?!...

Quanto a folga das valvulas nestes motores 125cc em muito similhantes sao:

0.07/0.08 admissão
0.07/0.10 escape

Com essa regulagem até pode ouvir-se um pouco o bater mas a mota ganha mais força...

Nas SLs nao necessita chave propria para afinar, mas na minha precisa de uma chave propria (parecida a das torneiras de agua) mas com alicate tambem da...

Agora cuidado ao apertar e dar sempre duas voltas ao motor e verificar outra vez se a folga ficou bem, senao.... bem já disse tudo Wink

Abraço e espero ter ajudado

Boas MarcoSL125

Antes de mais, faço uma vénia ao facto de teres vidno aqui corrigir algo que podia ser mal interpretado por alguém Aplausos Aplausos Aplausos

É por essas e por outras que evito dar conselhos sobre como afinar válvulas no facebook, pois a malta só lê as 4 primeiras linhas e pronto.

Comigo também aconteceu ter afinado, e parecia mesmo na folga certa, mas depois de meter a trabalhar (e do monumental basqueiro do motor a funcionar), abri novamente a tampa de válvulas e verifico que tinha uma folga enorme, muito maior do que a que tinha deixado. Tal pode ser resolvido, como dizes, rodando o motor à mão para abrir e fechar as válvulas novamente e voltar a medir e afinar a folga se necessário.
Só à 3ª tentativa ficou boa.

Abraço e posta sempre!
thumb up v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DB Superlight 125 - Página 4 Empty Re: DB Superlight 125

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos