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Superlight125 - ajuda com problemas

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Mensagem por glummy Dom Mar 19, 2017 1:23 am

Boa noite caríssimos,

Antes de mais, os meus parabéns a quem mantém e organiza o forum, congratulando todos os participantes.

Comprei uma Superlight de 2014 em segunda mão.
Após um problema ultrapassado (teve que levar uma bateria nova), eis que me deparo com os seguintes problemas para os quais solicito a vossa ajuda:

1º - Barulho meio metálico: Em ralenti, quando acelero e levo a mota a qualquer rotação acima das 3000, quando começa a descer de rotação ouve-se um "rec "rec" que ainda não consegui precisar de onde vem o barulho. Este barulho nota-se mais quando está em andamento e numa certa rotação (julgo eu que seja entre as 3000 e as 3500). Passei numa loja de motas e mostrei a quem me atendeu que me informou que seria um barulho típico e que eram vibrações do escape.

2º MAIS CRÍTICO: A mota um dia deixou de acender a luz da frente e não funcionava também o starter (mas o pisca da direita funcionava). Desmontei a consola de comandos do lado direito do volante (onde está o starter, luz e pisca da direita) para ver se descobria do problema... Depois segui os fios e reparei que se juntavam todos na parte traseira do farol da frente. Ao dar "um jeito" aos fios, ficou tudo a funcionar.
Passados uns tempos, o pisca da direita passou a mostrar sinais de "falência técnica" - ora funcionava, ora só funcionava quando clicava primeiro no pisca da esquerda e depois no do da direita. Agora raramente funciona. Entretanto deixei de ter starter (botão não funciona) e luz da frente (não acende, botão não funciona). Já desmontei o farol da frente, abri-o e voltei a encaixar tudo direitinho - tentar despistar possível mau contacto.
Conclusão: não tenho botão de start e não tenho luzes de presença/médios. Alguém me pode ajudar?

3ª MENOS CRÍTICO: Por vezes a mota faz um barulho algo irritante de trepidação com origem no guarda lamas traseiro - se fizer um pouco de força com a mão no guarda-lamas o barulho desaparece. Alguma sugestão para resolver este problema?


Muito obrigado desde já pela vossa possível ajuda,
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Mensagem por F. Ramos Dom Mar 19, 2017 6:43 pm

Olá

Muito bem vindo, seria bom fazer uma apresentação thumb up cheers

Levar uma bateria, é "normal" para quem anda pouco com ela ou está muito tempo parada, pelo menos devemos por a trabalhar e estar a trabalhar durante uns bons minutos, para poder carregar a bateria, de 15 em 15 dias. Pelos menos. riding

Vai responder companheiros mais entendidos que eu, mas vou deixar aqui os meus 5 centimos. thumb up

Para motas que andam pouco, o tubo de escape, ganha muita humidade e assim pode ser que haja corrosão que tenha assim soltado alguma peça, e então fazer esse barulho. Por outro lado, será que já mexeram no interior do tudo e deixaram alguma coisa solta.
Eu não sei de onde é , mas se for próximo de Lisboa, tem a Rame Mota, se levar lá, eles dizem de certeza o que é.

Não funciona o botão  e tem corrente lá??? Pode ser da lâmpada, ou então dos próprios botões dão passagem de corrente para a lâmpada acender.

Eu sugeria que tirasse o banco e ver se está algum parafuso mal apertado, ou os parafusos do próprio banco.

Com a  sua apresentação e se descrever a sua superlight, Km, etc.. Será mais fácil dar uma opinião.

Com a sua duvidas e opiniões, assim nós também vamos aprendendo mais.  cheers

Um abraço e boas curvas   v
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Mensagem por glummy Dom Mar 19, 2017 7:36 pm

Boa tarde F. Ramos.

Peço imensa desculpa, efectivamente não houve qualquer introdução/contextualização da minha parte.

Conforme já mencionado, comprei uma SuperLight 125 EL (castanha) em segunda mão. A mota é de 2014, tem o extra do encosto para o pendura, presentemente tem 2130 Kms, e reside em Viseu. Ela circula basicamente todos os dias - está a tornar-se um vício Very Happy


Estou a pensar em passar no representante e ver o que por lá me dizem relativamente aos problemas. Mas como já saio de noite do trabalho, é difícil levar lá a mota sem luzes de presença Wink
Para além disso, queria ver se conseguia "dar um jeito" e aprender um pouco mais sobre a mota - embora por vezes perca a paciência (hehehehe).

Relativamente ao barulho do motor, já vi no youtube 2 motas que fazem exactamente o mesmo barulho - enquanto ao ralenti. Mas muitas outras que não. No entanto, como decerto compreenderão, em vídeo não dá para perceber muito bem.

PROBLEMA DA LUZ + STARTER + PISCA DIREITO
Não tenho voltímetro para poder medir se chega lá corrente ou não. O pisca da direita funciona conforme lhe vai apetecendo... o botão de starter e da luz da frente é que nada. Não me acredito que seja um problema na lâmapada, pois o STARTER também deixou de funcionar.

Obrigado e boas curvas v
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Mensagem por SL125 Seg Mar 20, 2017 2:12 pm

Bem vindo glummy

O F.Ramos já fez uma pré avaliação dos teus sintomas, e muito bem.

Claro, eu percebo que queiras aprender, mas há coisas onde as oficinas é que devem mexer precisamente por terem meios de diagnóstico. Por ex., não vais comprar um comutador (vulgo comandos das luzes/outros botões) que custa 45 euros, quando o problema pode nem estar lá.
Portanto sobre os interruptores, e como acontece em mais do que um botão, tentar mandar uma sprayzada de WD40 lá para dentro e carregar neles algumas vezes, pode algum platinado do botão ter ganho corrosão/verdete e não passar bem a corrente. Normalmente o problema ou está aí ou nas ligações dentro do farol, mas se já viste dentro do farol, então só pode mesmo ser aí.

Quanto ao barulho, pode ser alguma coisa, ou pode não ser nada... é muito difícil avaliar. Vê se aquele embelezador redondo que tapa o carburador não estará próximo do motor ou de alguma outra peça. Se necessário dá um jeitinho na peça de fixação para afastar mais o embelezador.
A proteção da corrente está bem apertada (aquela cromada)?
Às vezes o barulho vem daí...
Agora, se não for nada solto, pode precisar de afinação de válvulas, e isso é coisa para concessionário.

Sobre o guarda lamas, revê, como disse o F. Ramos, a fixação do banco e do próprio guarda lamas, que são aqueles parafusos que são postos de cada lado do guarda lamas. Aproveita e vê se os dos amortecedores estão bem apertados. Aí não há muitas possíveis causas... são estas que indicámos.

Abraços
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Mensagem por glummy Seg Mar 20, 2017 11:16 pm

Boa noite,

Antes de mais, obrigado pela sua resposta SL125.

Hoje ao final do dia passei no representante da marca a ver se me podiam da uma "ajuda" ou "olhadela" face o problema da falta de LUZ/STARTER. Disseram-me que só poderiam agendar uma intervenção para dia 4 de Maio. Excepcionalmente poderia passar com a mota no final da próxima semana e deixá-la lá um ou dois dias, e que davam uma vista de olhos caso surgisse uma vaga - sem compromisso.

Fiquei frustado com a situação, obviamente. Então decidi aventurar-me um pouco e mesmo não percebendo nada do assunto, seguir um raciocínio lógico...
O que me ajudou a tomar esta decisão de impulso: o facto de já ter ligo que o neutro é o chassi da mota, e coincidentemente ter ido a casa do meu pai e ele ter lá uma busca-polos de 12V.

Então o primeiro passo, foi chegar à caixa de derivação que se encontra entre o depósito e o motor e desligar o encaixe que vem do controlo dos comandos do volante (lado direito). Depois com o busca-polos apercebi-me que em 6 conectores apenas um deles tinha corrente (positivo). Um outro, mal toquei nele, ligou-me o pisca da direita... presumo que o switching aqui seja feito apenas com o neutro.
Depois abri a caixa onde estão os interruptores (botões de LUZ+STARTER+PISCA) e memorizei a cor dos fios e para onde iam. Com um pequeno fio de cobre fiz a ponte (ligando cada ponta do fio em cada opção) entre o positivo (onde encaixa o fio vermelho e branco) e onde encaixa o fio amarelo. Rodei a chave da mota e voilá: Fez-se literalmente luz... Luzes de presença (inlcuínda a óptica da frente a funcionar).
Quis ir mais longe e fiz a ponte com o fio entre o positivo e onde encaixa o fio verde (STARTER). Rodei a chave et voilá: STARTER a funcionar.

Concluo portanto que seja um problema como tal comutador (caixa de botões) que está no punho direito.
Reparei que na caixa de derivação apenas está um cabo vermelho e branco (onde chega corrente), mas dentro do comutador já estão dois. Penso que uma possibilidade será onde o cabo se divide em dois - já que ambos os botões de STARTER e LUZ não funcionam.

Aqui vos deixo algumas fotos que tirei para partilhar.

BUSCA-POLOS
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0210

COMUTADOR
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0211

PONTE STARTER
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0212

PONTE LUZES
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0213

Se interessar a alguém, fiz uns vídeos de uns segundos com o setup da luz e do starter, que posso partilhar via Youtube - just let me know.

Alguém me corrija ou avise se estiver a cometer erros ou entrar em caminhos proibídos - conforme mencionei não percebo nada disto, só tentei seguir alguma lógica.  Razz

Postarei aqui mais desenvolvimentos, conforme vá evoluindo. Abraço.
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Mensagem por ruiramosilva Ter Mar 21, 2017 8:38 am

Boa companheiro, é isso mesmo que precisamos e que fazem crescer os fóruns, coloca aí os vídeos para que todos possamos ver e principalmente quando houver problemas parecidos todos sabermos como actuar.
Grande reportagem.
Eu tive um problema parecido mas não chegava corrente á vela, resultado cabo partido.

Abraço v v
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Mensagem por SL125 Ter Mar 21, 2017 9:57 am

Muito bem!
Apesar do risco de se fazer as coisas, assim é que se aprende! thumb up

Esse concessionário é que já parece o antigo Serviço Nacional de Saúde... estão à espera que desistas e vás a outro lado...

Pois, de acordo com o diagnóstico feito, o teu problema será ou nos fios ou no próprio comutador. Eu já tive um problema na válvula que liga/desliga o stop accionado pelo travão da frente, e quando abri vi que os botões são blindados... o que é uma treta, pois após abrir, chapéu.
Naquele caso, e como tinha um comutador usado, consegui tirar apenas esse componente, soldar os fios e meter no sítio e ficou a funcionar.
Muito provavelmente terás de comprar um novo comutador, pois não há só os botões à venda.

Mas faz os testes que achares por bem, sempre com cuidado para não causar um curto circuito.

Abraços
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Mensagem por glummy Qua Mar 22, 2017 8:54 pm

Boa noite,

Ontem foi dia de arregaçar as mangas e meter a mão na massa.
No final do dia, decidi desmontar todo o lado direito do guiador (tampo do guiador, punho do acelerador, caixa com os botões, cabo do acelerador e a peça que contém o óleo dos travões e espelho). Qual o intuito? Descobrir porque raios o botão de acender as luzes e o do STARTER não funcionavam.
Depois de tudo desmontado (algum desafio), eis que encontro o problema: dois cabos partidos no conjunto de cabos que sai da caixa e liga numa derivação. Um dos fios era o positivo do STARTER e o outro o que faz a ponte com o positivo para ligar as luzes.

Bem, lá vou eu até casa do meu pai (pois ele é que tem o ferro de soldar) e toca a soldar os fios e tentar deixar tudo o mais direitinho possível de forma rápida - com a pouca técnica associada a um inexperenciado como eu.

De regresso a casa, toca a montar tudo. Foi um verdadeiro desafio colocar o cabo com os fios por dentro do ferro do guiador - uma vez que com a solda + fita isoladora o cabo ficou um pouco mais "grosso" que o normal. Mas lá consegui encaixar com muito esforço.

A caixa que contém os botões, é que por mais que tente, fica sempre com uma folga - ilustrativo numa fotografia infra.

Resultado: Já tenho luzes e STARTER a funcionar. Agora, arranjar paciência para me dedicar um pouco aos restantes problemas.
Aqui vos deixo algumas fotos representativas da empreitada de ontem.

TAMPO DO GUIADOR:
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0214

CABO DO ACELERADOR
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0215

O QUE COMEÇOU LOGO A PARECER MAL
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O ESTRAGO
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0217

DEPOIS DE SOLDADO - Não gozar com as minhas "soldaduras"
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DEPOIS DE ARRANJADO - O melhor "à pressa" com muita inexperiência à mistura
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0219

A FOLGA QUE FICOU NA CAIXA DE BOTÕES - A parte de cima e de baixo estão desalinhadas, mas não consigo enuqadrá-las correctamente
Superlight125 - ajuda com problemas Dsc_0220


Obrigado desde já a todos e boas curvas riding
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Mensagem por F. Ramos Qua Mar 22, 2017 9:12 pm

Muito bem, mais um pouco temos mestre. thumb up

Pena não ter um pouco de manga retráctil dessa medida que ficava 6 estrelas. A fita isoladora, fica sempre com um diâmetro maior, mas ficou 5 estrelas. cheers Aplausos

Um abraço
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Mensagem por SL125 Qui Mar 23, 2017 10:05 am

Muito bem companheiro,

Apesar de todos os avisos foste em frente e poupaste 45 euros.
thumb up

É como diz o FRamos, se tivesses posto manga retrátil (compra-se em qualquer loja de material elétrico) ficava com menos volume. Mas agora para colocares terias de dessoldar outra vez.
Ainda assim, tenta arrumar melhor os fios dentro do comutador, pois da forma que ficou e com fita isoladora, se chover o mais certo é teres problemas.

Uma nota final: aquilo a que chamas tampo de guiador, o nome correto são os "pesos do guiador"

Abraço e continua a postar, pois está aqui um belo tutorial.
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Mensagem por ruiramosilva Qui Mar 23, 2017 10:27 am

Muito bem companheiro
Ainda para mais com fotos e tudo para o pessoal ver o que foste fazendo.
O resto já foi tudo dito pelos companheiros F.Ramos e SL125.
Continua que é disto que eu gosto.
Abraço v v
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Mensagem por Bruno Miguel santos ramos Qui Mar 23, 2017 5:49 pm

bom trabalho mas atençao a essa caixa aberta com chuva e humidades estas tramado. ela tem de encaixar e estava boa tem de ficar boa
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Mensagem por LUMMA Qui Mar 23, 2017 8:51 pm

Companheiro, a caixa de comando está a encavalitar no comando do cabo do acelerador, encaixa uma de cada vez para veres bem em que ranhura aquilo entra, só depois é que metes as duas e das aperto.
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Mensagem por glummy Qui Mar 23, 2017 9:12 pm

Boas Lumma,

Esse problema encontrei-o nos primeiros segundos da primeira qu a tentei montar. Infelizmente não é esse o caso Sad
De qualquer das formas já voltei a desmontar e voltar a montar e agora ficou com muito pouca folga - vou deixar assim (tapando a folga com algo) até um dia comprar uma nova.

Obrigado Very Happy
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Mensagem por glummy Qui Mar 30, 2017 12:19 am

Boas pessoal,

Bem relativamente ao problema dos piscas, hoje ao estacionar a mota na garagem, eis que me apercebi de algo que só posso classificar como "cómico".
A luz intermitente indicadora de pisca fica ligada quando o guiador está virado para a esquerda - complemento a ideia com vídeo infra.

Curiosamente, em substituição da frustação normal que esta situação provocaria, não consegui evitar e esboçar um sorriso com um ligeiro abanar de cabeça...

Lá fui atrás dos cabos que passam "encostados" ao tubo do guiador (sim, riam-se... eu não sei o nome das peças/partes) e mais uma probabilidade de mau contacto à vista - com sorte é mais um cabo partido.

https://youtu.be/mpJSR4olzFM

Abraço e boas curvas riding
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Mensagem por SL125 Qui Mar 30, 2017 10:46 am

Boas glummy,

Bem, o concessionário que te montou o guiador é um grande "sapateiro"... para te terem cortado os cabos da maneira que estavam... e agora mais esse problema...

Abraços
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Mensagem por genhocas Qui Mar 30, 2017 2:15 pm

OK. Muito bom.
Agora com o sl125 é o frramos disseram o melhor é mesmo a manga retrátil. Como para isso tinhas que voltar a cortar os cabos o meu conselho é .
1 - comprar manga retráctil para a eventualidade de teres que fazer algo parecido com outros cabos.
2 - existe uma fita vulcanizada que faz mais ou menos o mesmo que a manga é é 100% melhor que a fita isoladora para isoladas esses cabos.
A fita trabalha da seguinte maneira estica-se a fita tipo elástico e passas uma volta por cima da anterior ela assim solda-se uma camada a outra..
A festa tem isso e deve haver de outras marcas . Qualquer drogaria deve ter isso.
Cumprimentos
Boas curvas.
Excelente trabalho.
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Mensagem por F. Ramos Qui Mar 30, 2017 7:17 pm

Olá

A manga retrátil, depois de aquecida, encolhe e fica com mais uns mm´s de diametro que o fio.
A fita vulcanizadora, estica-se um pouco, assim cola com mais facilidade, e ao enrolar no fio ela vai colando (vulanizar)com a outra parte da fita, mas o diâmetro fica um pouco maior que a anterior. Esta fita isola da humidade e adere ao fio. Eu costumo, depois de pronto, passar um pouco de calor com um isqueiro, para aderir ainda mais.

Um abraço
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Mensagem por glummy Seg Abr 10, 2017 9:47 pm

Boas pessoal,

Bem, mais um problema resolvido. A luz de indicador de piscas já funciona correctamente (e não só com o guiador virado para a esquerda).
Qual era o problema? Mais um fio "partido" que foi necessário soldar.

Segui os vossos conselhos (claro) e desta vez levou uma manga termoretráctil - depois de quase 2 horas perdidas para perceber onde estava o problema.

CONTAGEM DE FIOS PARTIDOS: 3

Haja paciência para esta menina...
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Mensagem por genhocas Seg Abr 10, 2017 9:57 pm

Esses fios não andam muitos esticados para partirem tanto ?
A manga termoretractil faz um acabamento muito melhor em termos de isolamento.
Sempre foste comprar um bocado.
Eu lá na loja até tenho umas carteiras com manga de várias cores e tudo para o pessoal se orientar com as cores.
Vamos ver se se fica pelos 3 .
Boas curvas.
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Mensagem por glummy Seg Abr 10, 2017 10:08 pm

Boas genhocas,

Quer-me parecer a mim que os fios já estavam no seu limite quando veio para as minhas mãos.
E que com a normal utilização algo indevida e má condução (foi com esta menina que aprendi e ainda aprendo a andar de mota), lá acabaram por dar de si.

Ainda não consegui descobrir porque raios o pisca do lado direito funciona só quando lhe apetece. Por vezes só liga se tiver o pisca da esquerda ligado e depois ligar o da direita, e outras vezes, com o pisca da esquerda ligado, clico no da direita e desliga o da esquerda... mas não liga (o da direita).
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Mensagem por genhocas Seg Abr 10, 2017 10:25 pm

Isso não será mau contactos nos Bornes das lâmpadas.ou nas fichas .
Já experimentaste um limpa contactos em spray.
Boas curvas.
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Superlight125 - ajuda com problemas Empty Se não percebes muito, então perdi a noção do que é perceber pouco, lol.????????

Mensagem por Tatiana Costa Ter Ago 03, 2021 11:54 pm

glummy escreveu:Boa noite,

Ontem foi dia de arregaçar as mangas e meter a mão na massa.
No final do dia, decidi desmontar todo o lado direito do guiador (tampo do guiador, punho do acelerador, caixa com os botões, cabo do acelerador e a peça que contém o óleo dos travões e espelho). Qual o intuito? Descobrir porque raios o botão de acender as luzes e o do STARTER não funcionavam.
Depois de tudo desmontado (algum desafio), eis que encontro o problema: dois cabos partidos no conjunto de cabos que sai da caixa e liga numa derivação. Um dos fios era o positivo do STARTER e o outro o que faz a ponte com o positivo para ligar as luzes.

Bem, lá vou eu até casa do meu pai (pois ele é que tem o ferro de soldar) e toca a soldar os fios e tentar deixar tudo o mais direitinho possível de forma rápida - com a pouca técnica associada a um inexperenciado como eu.

De regresso a casa, toca a montar tudo. Foi um verdadeiro desafio colocar o cabo com os fios por dentro do ferro do guiador - uma vez que com a solda + fita isoladora o cabo ficou um pouco mais "grosso" que o normal. Mas lá consegui encaixar com muito esforço.

A caixa que contém os botões, é que por mais que tente, fica sempre com uma folga - ilustrativo numa fotografia infra.

Resultado: Já tenho luzes e STARTER a funcionar. Agora, arranjar paciência para me dedicar um pouco aos restantes problemas.
Aqui vos deixo algumas fotos representativas da empreitada de ontem.

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A FOLGA QUE FICOU NA CAIXA DE BOTÕES - A parte de cima e de baixo estão desalinhadas, mas não consigo enuqadrá-las correctamente
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Obrigado desde já a todos e boas curvas  riding

Tatiana Costa

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Mensagem por Tatiana Costa Ter Ago 03, 2021 11:58 pm

Espectacular o que fizeste. Quem me dera saber o teu pouco, 😅😅
Boa continuação e bons passeios.

Tatiana Costa

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