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Mota "embrulha"

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Mensagem por jvilaca Dom Fev 14, 2016 6:13 pm

Boas ontem fui dar uma volta e reparei numa coisa. No relanti se acelarar de uma vez ela engasga e quase vai abaixo mas se acelarar devagar e gradual sem problemas. Em andamento tenho que acelarar gradualmente porque punho a fundo parece que embrulha a mota... Alguem faz ideia do que sera? Obrigado

jvilaca

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Mensagem por leo Dom Fev 14, 2016 7:42 pm

ola... certamente que está relacionado com o carburador, provalvelmente tem qualquer impureza ou então talvez esteja apenas desafinado.
experimenta colocar a moto a trabalhar ao ralentim de seguida fecha a torneira da gasolina mas deixa que a mota continue a trabalhar até gastar toda a gasolina que está no carburador... ela vai acabar por se ir abaixo... se for uma impureza pode ser que assim seja "forçada" a sair.
cumprimentos!
leo
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Mensagem por jvilaca Dom Fev 14, 2016 8:16 pm

Boas vou testar isso.. Entretanto abri o filtro e reparei que nao tem o estrangulador.. Sera que ela tem se ser afinada devido a remoção pelo antigo dono?

jvilaca

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Mensagem por leo Dom Fev 14, 2016 8:31 pm

tem furos no escape?
pode estar a fazer "poço"
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Mensagem por jvilaca Dom Fev 14, 2016 8:34 pm

Em que zona costumam furar? A questão e que depois em rotação alta tipo 7000 ja noto a puxar..e nao acho normal no relanti ela se acelarar meio punho de uma vez ela engasgar e querer desligar e se for acelerando devagar uniforme sem stress..

jvilaca

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Mensagem por SL125 Seg Fev 15, 2016 10:28 am

Olá jvilaca!

Como qualquer mota em 2ª mão, a primeira coisa a fazer é dar uma revisão geral.
Chegaste a verificar a questão da vela, como te tinha dito?

Uma vela, mesmo sendo NGK, a partir dos 3.000kms começa a perder eficácia e pode acontecer isso ou até o motor morrer quando desaceleras para meter uma mudança.
Se ainda não mudaste a vela, isto é a primeira coisa a fazer antes de qualquer outra.

Sobre o restritor, a retirada do mesmo não obriga a fazer alteração nenhuma na afinação do carvurador. Já os furos no escape (feitos na ponteira) se forem vários, pode ser preciso fazer nova afinação. Por norma, as Superlight vêm apenas com um furo central e um furo minúsculo no fundo da chapa para sair a condensação quando o motor está frio.

Se for a sujidade no carburador, o mesmo tem um purgador próprio. Se reparares há uma mangueirinha pendurada do carburador para baixo, a apontar para o chão. Por cima, na cuba, há um parafuso embutido.
Colocas um pequeno recipiente por baixo dessa mangueira e vais desapertando o parafuso até começar a correr gasolina, deixas correr um pouco, e depois vês se saíram resíduos ou água.

A não ser que alguém já tenha mexido na afinação do carburador, em princípio nunca é necessário voltar a afinar - elas vêm bem afinadas de fábrica.

Faz o que te recomendei e depois dá feedback!
Abraço
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Mensagem por jvilaca Seg Fev 15, 2016 10:42 am

Boas, quanto a vela já vi que é uma NGK mas logo ja compro uma e vou fazer a substituição. Já li em vários sitios varias referencias diferentes, sabes me dizer qual é a realmente indicada?
Entretanto vou ver a situação dos furos no escape e também vou fazer o que me recomendaste e depois dou feedback. Obrigado novamente.
Abraço

jvilaca

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Mensagem por SL125 Seg Fev 15, 2016 10:43 am

OK, thumb up

A vela correta é NGK DR9EA.
Mas se for a DR8EA também serve.

Aguardo feedback.
Abraço
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Mensagem por jvilaca Seg Fev 15, 2016 10:48 am

Ok, obrigado, quando falaste no tal parafuso para a gasolina esse processo deve ser com a mota a trabalhar?

jvilaca

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Mensagem por SL125 Seg Fev 15, 2016 10:57 am

Não, é com o motor parado.
Não precisas de fechar a torneira da gasolina.

Mas se quiseres despejar a cuba na totalidade como referiu o leo, fechas a torneira da gasolina e depois abres o tal parafuso até deixar de correr gasolina.
Neste caso, a mota depois vai custar a pegar na primeira vez a seguir a este processo, pois vai ser preciso esperar que o carburador volte a encher - mas é normal.

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Mensagem por SL125 Seg Fev 15, 2016 11:01 am

O parafuso de que falo é este com a bola azul:

Mota "embrulha" Carburador


Esta foto faz parte do meu tópico de limpeza do carburador, se quiseres ler, aqui fica: https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t18-diario-de-bordo-superlight-do-sl125#220

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Mensagem por jvilaca Seg Fev 15, 2016 11:04 am

Não podias ser mais especifico Very Happy

Vou testar os processos todos, obrigado.

jvilaca

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Mensagem por SL125 Seg Fev 15, 2016 11:07 am

Atenção, que não precisas de fazer o que está escrito a vermelho. O que está a vermelho é para se tirar mesmo o carburador fora, o que no teu caso para já não é preciso.

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Mensagem por jvilaca Seg Fev 15, 2016 11:10 am

Sim, eu sei já tinha lido o teu tópico antes Very Happy

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Mensagem por leo Seg Fev 15, 2016 9:16 pm

e então já ha novidades?
resolveste o assunto?
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Mensagem por jvilaca Seg Fev 15, 2016 9:33 pm

Boas ainda nao tenho a mota na casa de um amigo enquanto.. Entretanto ja fui encomendar a vela nova e amanha vou experimentar e ver a parte da gasolina..mal tenha novidades aviso. A parte engraçada e que em outro forum varias pessoas com superlight que no relati se acelarasse a fundo de uma vez a mota engasga e vai abaixo, tal e qual a minha ...

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Mensagem por SL125 Ter Fev 16, 2016 9:37 am

jvilaca,

Ainda bem que referiste a palavra "gasolina". Esqueci-me de referir que as gasolinas de marca branca estão proibidas nas nossas meninas thumb up

Estranho o que referes de mais pessoas a queixarem-se, pois também conheço de há longa data vários proprietários e tal sintoma só aconteceu em alguns derivado da vela de origem, o que costuma ser logo a primeira coisa a trocar-se.
Também é preciso ver que tipo de aceleração estão vocês a fazer ( Laughing  Laughing  Laughing )...

Fazer isso (acelerar a fundo) com o motor frio, por ex., é um autêntico crime para uma mota a 4 tempos!

Abraço
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Mensagem por jvilaca Ter Fev 16, 2016 7:45 pm

Boas, ja esvaziei o carburador e ta na mesma.A vela amanha troco porque nao tinha chave para a tirar, mas surgiu me uma duvida. Reparei que o escape tem 4 furos em cada saida, serÁ que o carburador precisa de ser afinado?

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Mensagem por leo Ter Fev 16, 2016 10:03 pm

provavelmente sim... quando furas o escape de uma moto a 4 tempos elas costumam fazer "poço" e tens de dar uma afinação no carburador... por isso é que eu perguntei se tinha furos no escape
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Mensagem por jvilaca Ter Fev 16, 2016 10:32 pm

Como posso fazer isso? E muito complicado?

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Mensagem por SL125 Qua Fev 17, 2016 9:59 am

leo escreveu:provavelmente sim... quando furas o escape de uma moto a 4 tempos elas costumam fazer "poço" e tens de dar uma afinação no carburador... por isso é que eu perguntei se tinha furos no escape

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Mensagem por jvilaca Qua Fev 17, 2016 10:09 am

Boas, de qualquer das formas já sei que o caburador não tinha lixo e fico já com a vela nova...
Entretanto andei a ver na net as afinações do carburador e vou meter mãos á obra, se não conseguir vai ter de seguir para a oficina.. Mas obrigado pela ajuda.. depois dou novidades..

Abraço

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Mensagem por SL125 Qua Fev 17, 2016 10:21 am

Depois de estar bem afinada, deve ser possível rodares 1/4 do acelerador, largares de repente e ela baixar até ao ralenti sem ir abaixo.

Boa sorte com o serviço e dá novidades!
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Mensagem por LUMMA Qua Fev 17, 2016 11:11 am

Dois tostões para a conversa, já verificaste o selector do arranque em frio, experimenta em cada uma das três posições antes de mexeres no carburador.

A minha arranca bem a frio na posição do meio e assim anda sempre, nas outras posições sofre desse síndroma ou não pega de todo.
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Mensagem por SL125 Qua Fev 17, 2016 11:34 am

LUMMA escreveu:Dois tostões para a conversa, já verificaste o selector do arranque em frio, experimenta em cada uma das três posições antes de mexeres no carburador.

A minha arranca bem a frio na posição do meio e assim anda sempre, nas outras posições sofre desse síndroma ou não pega de todo.

affraid
LUMMA, percebi mal ou andas sempre com a patilha na posição 2???
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