Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diário de Bordo Superlight do SL125

+17
arquigt
rikhardtuga
ruifcsilva
LUMMA
Luís Lourenço
F. Ramos
marizacosta
Kemys
pmclio
Joaquim Marques
rahman
FACC
José Vilela
BL3NDED
Paulo Moura
ruiramosilva
SL125
21 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Sex Dez 14, 2018 12:25 am

Olá malta,

Este ano houve um post que me despertou a atenção por ser algo que eu próprio queria aventurar-me a fazer, mas ainda não tinha ganho coragem para tal. Mas o post do companheiro [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (que transcrevo abaixo) foi o mote para eu meter mãos à obra. Aplausos
O processo não é complexo, mas requer ser feito por quem tenha o mínimo de noção de como funciona um motor, o que são os "pontos" do motor, etc para que o trabalho não dê origem a um gasto maior na oficina do que a afinação de válvulas em si.
Por essa razão, não fiz DiY propositadamente para que um mero curioso não meta mãos à obra. Mas passo a detalhar o que é preciso desmontar, e que já tinha sido referido pelo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].

1º Tirar os embelezadores tipo lágrima por baixo do depósito e as proteções cromadas da cabeça do motor:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2º abrir as zonas do volante magnético e ponto do motor
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3º remover a tampa da cabeça do motor propriamente dita (tem uma junta de borracha) e o aspeto é este:
(estão assinaladas as porcas a desapertar para afinar a folga das válvulas)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

4º Proceder à regulação da folga usando os procedimentos descritos no manual de oficina e detalhados e bem pelo companheiro:
MarcoSL125 escreveu:Bem depois de colocada a bateria faltava ainda o resto, afinar as válvulas. Como ja ouvia ha muito tempo  o pequeno barulho, sinal que as mesmas necessitavam de afinação, e depois de nas oficinas falarem em valores absurdos, toca a meter maos à obra.

Material:
Comprar um apalpa folgas (1,86€ na net)
Chave 14mm
Chave 8mm
Chave fendas e estrela

Passos:
1: Mota com motor frio (8h minimo)
2: Colocar em Neutro
3: Tirar as laterais cromadas e tirar as proteções da cabeça do motor.
4: Desapertar a cabeça do motor pa ver as valvulas
5: Desapertar a tampa do lado esquerdo no motor, a veira do pedal da embraiagem e a tampinha superior.
6: Com a chave de 14mm rodar a cabeça dentro da lateral do motor no sentido INVERSO ao dos ponteiros do relógio até que em cima no orifício apareça a letra “T” (manter a risca alinhada)
7: Desapertar as porcas nas válvulas depois o parafuso em ambas as valvulas.
8: Colocar a lâmina com a medida correcta (0,05 ; 0,06) e apertar o parafuso até sentir a lâmina um pouco presa. Depois apertar a porca segurando o parafuso para a medida nao mexer.

(Ambas as valvulas precisam da mesma folga na nossa Superlight, a de Admissão e a de Escape)

Por último voltar a rodar a cabeça na lateral para uma posição VAZIA de pois da posição “T”... a chave vai fazer um efeito de MOLA e no orifício não irá estar nem letras ou numeros.
Voltar a fechar tudo direitinho, tampas e proteções, e ligar a mota, caso se verifique algum barulho é voltar a confirmar as folgas. (Não esperimentar a mota sem fechar tudo para não sapiscar oleo)

Decidi ser eu a fazer, devido a descrepancia que oivia nas oficinas em relação a preços, e depois se for eu a fazer sei que fiz e ponto. Ha oficinas que até deixam ver o serviço mas outras não e nao confio nelaa, daí ser eu a tomar conta da manutenção da minha mota e carro, pois assim sei com o que conto e o que gasto.

Tudo isto foi feito com base em pesquisas e dicas de um mecânico, tendo tudo corrido bem.

Melhorias:

Barulho do motor mais silencioso e regular
Barulho doa escape mais regular
Mudanças entram que nem manteiga mesmo o neutro em parado

Ja agora obrigado SL125 pela dica do pedal Wink ficou top...

Fotos:

ESQUEMA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

TAMPA LATERAL E A DE CIMA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

CHAVE 14mm PARA RODAR
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ORIFICIO ONDE APARECE A LETRA “T”
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

VALVULAS DESTAPADAS
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

1 - Escape
2 - Admissão

(Vista do lado esquerdo da mota)

Desculpem as fotos ou falta delas mas com as maos sujas foi o que deu.

No esquena fala na folga entre 0,06/0,08 mas o que me indicaram foram os 0,05/0,06

Abraços Wink

Se não se sentirem à vontade, não façam isto sozinhos!!!

Abraços e até breve
thumb up v riding


Última edição por SL125 em Sex Dez 21, 2018 9:47 am, editado 1 vez(es)
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por ASantos Qui Dez 20, 2018 1:11 pm

Viva sl125 podes colocar as fotos de novo??? não dá para visualizar as que postas-te.

ASantos

Mensagens : 33
pontos : 37
Data de inscrição : 27/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Qui Dez 20, 2018 4:19 pm

Companheiro ASantos,

Mas elas aparecem visíveis. Fizeste login quando estavas a tentar vê-las, ou só para comentar?
Tenta ver se já aparecem.

Mais alguém se queixa do mesmo?
Rolling Eyes

Abraços
thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por Rolo Sex Dez 21, 2018 9:07 am

Tbêm não csg ver..

Rolo

Mensagens : 146
pontos : 160
Data de inscrição : 18/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Sex Dez 21, 2018 9:49 am

Julgo que agora já deve dar.
Parece que o Google Fotos mudou as permissões de visualização e as fotos deste álbum deixaram de estar acessíveis.
Fiz nova cópia dos links e testei.

Digam de vossa justiça v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Qua Dez 26, 2018 4:10 pm

E sem nada mais a apontar ou a rolar para este ano, a Superlight já foi revestida a vaselina para passar o inverno.

Desde o dia 21 de outubro, em que apanhei uma chuvada no regresso a casa do Arruda Motorcycle, que nunca mais tinha tido oportunidade de a cuidar para passar o inverno.
Mas agora já está preparadíssima para os dias de humidade que apareçam e para a primavera lá vai ela voltar a brilhar thumb up

Aproveito para deixar aqui os votos de um bom ano de 2019 para todos os KEEWAY Riders e agradecer o vosso empenho em manter este espaço "vivo".

Abraços e boas curvas
thumb up v cheers riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por Rolo Qua Dez 26, 2018 6:01 pm

Já aparecem as fotos Thx!

Rolo

Mensagens : 146
pontos : 160
Data de inscrição : 18/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por manuelcarlos Qua Dez 26, 2018 6:55 pm

thumb up

manuelcarlos

Mensagens : 60
pontos : 64
Data de inscrição : 01/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Seg Fev 18, 2019 10:05 am

Olá a todos,

Ontem a minha máquina surpreendeu-me novamente, do tipo ficar mesmo a olhar para ela e pensar... WTF?!!! como é que isto é possível?

A gasolina que está no depósito já foi colocada em setembro passado e estou quase na reserva, com 420kms percorridos desde essa altura.
A última voltinha de 10km que tinha dado, fez ontem 3 semanas, e onde até tirei uma foto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com o tempo frio que tem estado, embora ela fique na garagem, mas está sujeita à temperatura do ar cá de fora, ontem achei que a podia meter a trabalhar um pouco e como já estava a chover, meti-a mesmo só à porta da garagem e pensei em fechar o ar e dar umas duas pedaladas lentas no kick (só mesmo a deixar cair o peso da perna) para puxar alguma gasolina para o motor e assim ela pegar melhor depois quando fosse efetivamente mandar um valente impulso no kick.
Por acaso tinha ligado a chave, o que nem costumo fazer nesta situação, pois só costumo ligar a chave quando efetivamente vou metê-la a trabalhar.
Qual não é o meu espanto quando da segunda vez que deixo simplesmente cair o peso da perna no pedal, a mota começa a trabalhar ao ralentim, tal como se no dia anterior tivesse estado a trabalhar.

Uma máquina com 32.000kms e que me continua a surpreender, é assim a minha Superlight!

Abraços e boas curvas!
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por Rolo Seg Fev 18, 2019 6:16 pm

Maquina bem tratada, trata bem do dono;

Rolo

Mensagens : 146
pontos : 160
Data de inscrição : 18/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Ter Fev 19, 2019 12:23 pm

Rolo escreveu:Maquina bem tratada, trata bem do dono;

Razz Razz Razz Razz
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por MarcoSL125 Ter Fev 19, 2019 11:03 pm

Boa SL obrigado pelos créditos lol e ainda bem que ja ha quem poupe com isso , pois há oficinas e oficinas.
Foi pena na altura quando fiz isso na minha ex-SL, apenas usufrui por 3/4 semanas se nao me falha a memória, porque depois acabei vendendo-a, mas foi bem tratada e tudo o que aprendi serve e servirá agora para cuidar bem da minha Wolf.

Ficarei a espera dum cantinho aqui no fórum para mim (ou outros iguais a mim) que já tiveram uma keeway e que continuam a visitar o forum.

Um abraço Wink

MarcoSL125

Mensagens : 292
pontos : 332
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por Luís Lourenço Qua Fev 20, 2019 7:44 am

Máquina do aço!!! thumb up Aplausos
Luís Lourenço
Luís Lourenço

Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Seg Abr 15, 2019 2:39 pm

SL125 escreveu:Companheiros, assim começou a aventura no mundo das 2 rodas,

Fui buscar a minha KSL em 15 de Abril de 2010, depois do trabalho, num dia nublado e com estrada molhada.
A única moto com mudanças que tinha conduzido foi uma Famel, por cerca de 5 minutos, há uns 10 anos ou mais atrás. Mas mesmo assim, lá fui eu ao stand buscá-la no final do dia.
Depois de umas explicações básicas do funcionamento da moto, lá a montei e arranquei pela primeira vez na minha KSL. Sensação fantástica!
Apesar de me terem dito para usar só SC98, logo que saí do stand, parei nas bombas para abastecer, mas enganei-me e na que parei só tinha SC95... bem, comecei mal... pensei...
Fiz a viagem para casa sempre em andamento prudente, a experiência era pouca, os pneus estavam ainda com goma e a estrada molhada. Notei que a moto tinha pouca força, e esse foi o mote para a minha verificação ao funcionamento da KSL:
- A roda de trás vinha quase travada, dei por isso quando a coloquei no descanço central e tentei rodá-la. O mecânico tinha-a deixado assim para que o pedal de travão agarrasse mais cedo, por isso primeira afinação: dar uma folga ao travão de trás no afinador que se encontra junto à roda traseira.

Algum tempo e kms depois foram surgindo alguns pontos que vou optar por colocar de seguida, para não vos maçar:

- A embraiagem agarrava muito no final do curso, ou seja, tinha de largar a manete quase toda para ela agarrar. Consultei o manual da KSL e afinei no local próprio, do lado direito do bloco do motor, no afinador com as características indicadas no manual da KSL;
Aproveitei para lubrificar o cabo, deitando com a almotolia algum óleo junto ao cabo na manete e mexendo a mesma para o óleo ir entrando.

- As ponteiras de escape começaram a apresentar um aspecto de ferrugem no seu interior (o que é normal). Não gostando de as ver assim e para proteger da evolução da ferrugem com a água libertada em frio pelo escape, "pincelei-as" com óleo da amoltolia, de modo a ficarem bem protegidas. Ficaram também com um aspecto escuro, que se enquadra muito bem na moto.

- Notei que de noite a luz era (parecia) fraca. Alguns colegas KSL queixavam-se do mesmo. Mas pensei que seria estranho a moto não trazer uma boa luz, dado que até uma scooter que tive iluminava melhor.
Solução: de noite, fui com a moto para um sítio plano, subi um pouco a afinação do farol, existente na fixação do mesmo, andei 30 metros e quando deixei de ficar encandeado a essa distância, a altura do farol estava boa. Diferença da noite para o dia, nunca mais me queixei da iluminação da KSL, em máximos então excelente!

- O punho acelerador tinha alguma folga, ou seja , rodava-se e não começava logo a acelerar.
Solução: existe um afinador pouco depois da saída metálica por baixo do punho, que estava largo. Desapertei-o para deixar o cabo mais justo e aproveitei para lubrificar do mesmo modo que lubrifiquei o da embraiagem. A condução tornou-se mais bem controlada.

- Os cromados são o ex-libris da KSL, a não ser que seja uma KSL Edição Limitada. Para os proteger uso muita paciência e um pano com vaselina líquida que lhe passo umas 2 vezes por ano que é quando normalmente a lavo. Fora disso é limpa a seco. Existem vários produtos para esse fim, mas este foi-me recomendado por alguém que sabe bem do que fala, e já pude comprovar os resultados: nada de pontos nos cromados!

- Ao fim de três mil e tal kms comecei a ter alguma dificuldade em fazer a KSL pegar quer em quente quer em frio, necessitando sempre de dar umas aceleradelas para a mesma se aguentar(algo que me foi desaconselhado no momento da compra). Após troca de informações com alguns proprietários, inclusivamente no 1º encontro nacional KSL, concluí que uma das origens do problema podia ser a vela. Procedi à substituição da vela de origem por uma NGK indicada para a KSL. Problema resolvido!

Na manutenção normal feita pelo condutor incluo a lubrificação de corrente de 300 em 300 km (+/-), verificação da pressão dos pneus (2x por ano) e abastecimento de gasolina de 550 em 550 kms.
Quanto a médias e consumos costumo gastar 13 litros para os referidos 550 kms (média 2,36L/100). Aguardo ansiosamente o próximo abastecimento para ver quanto gastei na minha maior viagem até Fátima. Depois postarei o resultado.

Abraço
SL125

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E faz hoje 9 anos que a aventura começou... a esta hora já estava a roer as unhas para ver quando era hora de sair do trabalho Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

cheers cheers cheers

Boas curvas!
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por Luís Lourenço Seg Abr 15, 2019 9:22 pm

Aplausos Aplausos Aplausos thumb up
Luís Lourenço
Luís Lourenço

Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Ter maio 21, 2019 9:50 am

E ontem, mais uma voltinha, agora com a periodicidade aproximadamente trimestral Laughing Laughing Laughing

Sempre um prazer rolar nesta máquina!

Abraços
thumb up v riding

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Qui Abr 15, 2021 1:51 pm

“A importância da bagagem”
pelo SL125

“Fui buscar a minha KSL em 15 de Abril de 2010, depois do trabalho, num dia nublado e com estrada molhada.
A única moto com mudanças que tinha conduzido foi uma Famel, por cerca de 5 minutos, há uns 10 anos ou mais atrás. Mas mesmo assim, lá fui eu ao stand buscá-la no final do dia.”
Assim começou o meu diário de bordo, e que tanto gosto de recordar!
Faz hoje 11 anos que isto aconteceu e desde aí a minha vida nunca mais foi a mesma, para melhor. Com a compra da Superlight iniciou-se uma fase muito importante da minha vida, pois com esta máquina, este pedaço de ferro de qualidade duvidosa à data da compra, viajei centenas de horas (mais de 500!!!), conheci muitos locais deste nosso Portugal e mais importante do que isso, fiz boas amizades para a vida! Pessoas que acrescentaram valor à minha vida, estiveram presentes em momentos importantes e que me fizeram e fazem sentir que eu contribuí nessa mesma medida para a  vida delas. Bem hajam! I love you
Graças a ela também pude, em conjunto com amigos, dinamizar algumas ideias que tinha na cabeça, como o grupo de facebook do Keeway Riders Portugal e este nosso próprio fórum, entre outros onde participei.
Mas voltando ao título do post, a importância da bagagem. A bagagem da minha Superlight nunca me deixou na mão, levou agasalho para vestir ao final do dia nos passeios que acabavam tarde no inverno, serviu para durante o dia quente pôr a roupa que levava vestida quando saía de casa no verão às 5 ou 6 da manhã para algum encontro, levou a comida para os almoços piquenique e a bebida para matar a sede, trouxe as lembranças dos passeios e as oferecidas pelos amigos, leva a ferramenta necessária para alguma eventualidade e o fato da chuva para o caso do tempo se lembrar de trocar as voltas.
Mas a maior bagagem, foi mesmo a que ficou na minha memória e no coração (ah, como eram bons aqueles dias a chegar a casa após centenas de kms de rosto queimado pelo ar quente, mas de coração cheio pelo belo dia vivido).
Hoje, a minha Superlight já não viaja, ela simplesmente passeia, pois a paixão que tenho por ela e a forma como ela se enraizou em mim, faz com que cada pequeno passeio com ela me faça sentir uma enorme satisfação em conduzi-la. Ela só me traz boas recordações!
E é por isso que a bagagem é tão importante, nunca subestimem uns alforges de napa com tachas, uns daqueles que ficam ruços com o sol, ou mesmo uma top case, pois eles podem permitir-vos levar uma boa bagagem da vida!
O agradecimento vai para todos os que já rolaram comigo e os que de alguma forma têm feito parte deste projeto KRP ao longo do tempo, mas os parabéns vão para ela pela bonita idade de 11 anos!
Saudações para todos ✌ e deixo-vos uma foto com uns anitos, mas o sorriso continua igual, assim como os cromados!😎
Marco Reis
(SL125)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

v  riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por ruiramosilva Qui Abr 15, 2021 3:20 pm

Muitos parabéns.
Não é a ti, é á tua mota Very Happy
Agora sem brincadeiras nem imaginas o que gosto de te ver "falar" assim, sinto cada palavra que dizes.
E sim fui um dos felizardos que fiz uns Kms valente em tua companhia. que saudades.
Essa mota é qualquer coisa, lembras-te, esses cromados não vão aguentar 1 ano, o motor chines, nem vais ter peças para mudar quando alguma coisa correr mal.
Mas nós acreditámos, e aqui está a prova.

Grande abraço Marco
ruiramosilva
ruiramosilva
Veterano Superlight
Veterano Superlight

Mensagens : 589
pontos : 607
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 53
Localização : Mafra / Ericeira

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Ter Dez 07, 2021 10:32 pm

Olá pessoal!
Já lá vão uns meses que não publico aqui nada sobre a Superlight.
Pois bem, a mesma está neste momento com cerca de 33.800 km. Tenho dado umas voltitas mais pequenas com ela agora, pois decidi que gosto mesmo é de passear nela, gosto mais de passear do que de viajar nela!

A última saída dela foi para o passeio do dia 7 de novembro organizado aqui pelo fórum: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
, onde revivi os bons tempos que várias Superlight's se juntavam ao domingo para uns passeios. Foi um bom passeio, com partida de Loures, passagem pelas Trouxas da Malveira e destino à Serra do Socorro, no concelho de Mafra com encerramento do evento novamente em Loures via um circuito de estradas municipais e nacionais.
Mas que belo passeio!

Durante a viagem, e apesar de pelo menos um elemento da caravana achar que eu estava sempre a ir depressa demais ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  Razz  ) a verdade é que fiz o passeio todo com a roda da frente travada. Aliás, o disco levou mesmo uma boa coça!
O motivo? Ter lavado a mota há uns meses e embora a tivesse deixado o resto do dia ao sol, os êmbolos da pinça de travão calcinaram e não recolhiam ao soltar a manete de travão, andando as pastilhas sempre a roçar no disco (até ficaram com ressalto numa determinada zona affraid )
O que quer dizer que no fim de semana passado meti mãos à obra e lá desmontei a pinça para ver o que se passava e limpar e lubrificar o possível para que ficasse tudo a funcionar perfeitamente.
O processo de desmontagem e limpeza é o que já relatei aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Meia hora depois estava o trabalho concluído e a máquina como nova, pronta a rolar!

Quem me conhece, sabe que gosto de ter sempre a máquina bem afinada e em forma, e como me "casei" com ela já há algum tempo é com grande intimidade que gosto de meter mãos à obra e ser eu mesmo a cuidar dela.

Brevemente lá terá de ser uma bateria e mais uma mudança de óleo!
Já tinha saudades de fazer aqui uma entrada de diário de bordo!

Abraços e até breve!
v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por ruiramosilva Qua Dez 08, 2021 10:17 am

Mais uma excelente entrada no DB, isto não se faz, lá fiquei eu de novo com aquela saudade da minha motinha, principalmente ao ler estes relatos penso na pior decisão que tive, vender a minha mota.

Abraço grande Marco
ruiramosilva
ruiramosilva
Veterano Superlight
Veterano Superlight

Mensagens : 589
pontos : 607
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 53
Localização : Mafra / Ericeira

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por SL125 Ter Mar 28, 2023 2:27 pm

SL125 escreveu:Estou quase lá Rui!

Ontem foi dia de fazer a revisão à Superlight - 27.116kms.
A saber:
- óleo Motul 10w50
- limpeza da vela
- limpeza de filtro de ar
- limpeza do filtro de óleo (sim, o dedal Very Happy , estava limpinho )
- lubrificação de cabo de acelerador
- lubrificação de cabo de embraiagem
- lubrificação de rótulas do pedal de mudanças
- lubrificação de corrente e verificar se era preciso esticar, mas ainda não, pois ainda só fez 3 mil kms (eheheh, como eu adoro o-rings)

Tudo:10,03 euros! thumb up

Abraços!
v  thumb up  riding

Bem, reparei agora que tenho aqui no meu próprio diário de bordo o guia para a revisão da minha própria mota, já nem me lembrava disto Razz Razz Razz
Em boa verdade, este fim de semana dei por mim a pensar: "afinal por onde hei-de começar a revisão da máquina?"
Em relação ao acima descrito, apenas não lubrifiquei a corrente nem a estiquei, por não precisar. E com isto, acho que em 10.000kms feitos com a nova corrente de o-rings só a estiquei uma vez.
Agora, venham os kms!

Abraços
v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

VIC gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de Bordo Superlight do SL125 - Página 4 Empty Re: Diário de Bordo Superlight do SL125

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos