Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perda de liquido do travão

3 participantes

Ir para baixo

Perda de liquido do travão Empty Perda de liquido do travão

Mensagem por Joselio Qui Out 22, 2015 12:26 am

Companheiros,
Hoje eu e a Joselina fomos alvo de vandalismo.
Ao sair do grupo de teatro que faço parte, dei com a minha linda, imaculada Joselina deitada sobre o lado direito. Não desejo a ninguém sentir o que senti ao vê-la naquele estado. Manete do lado dto toda riscada Mad , e patim de apoio do lado direito encostado ao travão!! Uma dor de alma.
Bom, mas quanto às dúvidas são as seguintes:

- Ao levantar a mota, a manete do travão vai a fundo sem qualquer pressão ou efeito de travagem. O nível de óleo está abaixo do minimo. Poderá o liquido ter sido perdido enquanto esteve caída? A luz indicadora de travagem sempre ligada. Está esta situação ligada com a anterior?
Poderei ter perdido também o óleo do motor? Como posso fazer essa verificação? Eu vim a conduzir sem notar grande diferença na prestação da mota nem no ruído do motor.

Será q me podem ajudar?
Joselio
Joselio
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 39
pontos : 47
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Perda de liquido do travão Empty Re: Perda de liquido do travão

Mensagem por SL125 Qui Out 22, 2015 10:09 am

Viva Joselio,

É muito triste essa situação, ainda para mais quando temos grande estima na nossa mota! Shocked
Depois é sempre aquela questão de alguém que fez o trabalho e, partindo do princípio de que deu por isso, pôs-se em fuga sem deixar contacto. Evil or Very Mad

Agora, vamos por partes:
Manete de travão a fundo sem travar: isto acontece porque a mota esteve de lado e entrou ar para o circuito de travagem, mas ar que estava no reservatório do óleo. Por isso é provável que a esta hora o ar já tenha subido e já trave novamente. Se continuar a não travar, vais apertando a manete sucessivamente (não precisa de ser a fundo), apertas até meio e largas de repente, várias vezes sucessivamente até ela começar a travar (este procedimento que me foi indicado pelo companheiro Joaquim Marques resulta mesmo, tendo eu próprio já precisado de o usar).
À partida não perdeste óleo de travões. Se perdesses, a parte de cima do reservatório estaria babada de óleo, o que quase de certeza que não aconteceu.

Luz de stop acesa: a manete (na parte que está enfiada dentro do suporte da mesma), tem 2 patilhas/funções. Uma delas para empurrar o piston que pressiona o óleo de travagem e outra, semelhante a uma pinça, para empurrar o interruptor de travagem. O interruptor pode ter ficado preso na posição de pressionado e daí acontecer o que referes, é como se a manete estivesse sempre apertada.
Recomendo-te tirar a manete fora para analisares, é simples: se reparares há um parafuso/cavilha cromado que fixa a manete (cabeça redonda por cima), mas que por baixo tem um freio. Tiras esse freio de baixo fora, e a cavilha sai para cima. Tiras a manete fora e inspecionas se tem alguma parte dobrada ou partida na zona que referi.
Pode ser preciso aliviares também o parafuso de fixação do espelho para facilitar o trabalho.
Se a manete tiver dobrada ou partida, recomendo encomendares uma nova, pois elas são de liga de alumínio, e se estiver dobrada, mesmo que endireites sem partir, o material ficou enfraquecido e pode faltar-te numa travagem.

Óleo do motor: esta é a mais fácil, colocas a mota (com motor frio) no descanso central num piso plano e colocas um pequeno calço na roda da frente de forma a que ambas as rodas fiquem à mesma altura do chão (isto porque normalmente a roda da frente fica no chão e a de trás no ar).
Depois, espreitas por aquele visor de vidro redondo que tem do lado direito do bloco do motor (ao nível do patim). Se reparares, esse visor tem um H e um L. O óleo deverá estar entre o H e o L mas mais próximo do H.
Se não vires óleo nesse visor, a mota perdeu óleo e convém fazeres a muda completa do óleo (não atestes só, pois podes estar a misturar óleos diferentes, que não convém).
Mas quase de certeza que não haverá problema, pois para a mota perder óleo era preciso estar muito inclinada mesmo.

Vai dando notícias e boa sorte com a resolução!
thumb up v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perda de liquido do travão Empty Re: Perda de liquido do travão

Mensagem por Joselio Qui Out 22, 2015 10:48 am

Obrigado companheiro SL125. Sempre disponível.
Vou pôr mãos à obra!!!

Abraço
Joselio
Joselio
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 39
pontos : 47
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Perda de liquido do travão Empty Re: Perda de liquido do travão

Mensagem por Master6680 Qui Out 22, 2015 6:10 pm

Tens também os videos sobre alguns temas mencionados no meu Canal amigo. Abraço
Master6680
Master6680
Parceiro Oficial KRP
Parceiro Oficial KRP

Mensagens : 498
pontos : 520
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 42
Localização : Alverca

https://www.youtube.com/Master6680

Ir para o topo Ir para baixo

Perda de liquido do travão Empty Problema resolvido

Mensagem por Joselio Ter Out 27, 2015 2:57 pm

SL125 escreveu:Viva Joselio,

É muito triste essa situação, ainda para mais quando temos grande estima na nossa mota! Shocked
Depois é sempre aquela questão de alguém que fez o trabalho e, partindo do princípio de que deu por isso, pôs-se em fuga sem deixar contacto. Evil or Very Mad

Agora, vamos por partes:
Manete de travão a fundo sem travar: isto acontece porque a mota esteve de lado e entrou ar para o circuito de travagem, mas ar que estava no reservatório do óleo. Por isso é provável que a esta hora o ar já tenha subido e já trave novamente. Se continuar a não travar, vais apertando a manete sucessivamente (não precisa de ser a fundo), apertas até meio e largas de repente, várias vezes sucessivamente até ela começar a travar (este procedimento que me foi indicado pelo companheiro Joaquim Marques resulta mesmo, tendo eu próprio já precisado de o usar).
À partida não perdeste óleo de travões. Se perdesses, a parte de cima do reservatório estaria babada de óleo, o que quase de certeza que não aconteceu.

Luz de stop acesa: a manete (na parte que está enfiada dentro do suporte da mesma), tem 2 patilhas/funções. Uma delas para empurrar o piston que pressiona o óleo de travagem e outra, semelhante a uma pinça, para empurrar o interruptor de travagem. O interruptor pode ter ficado preso na posição de pressionado e daí acontecer o que referes, é como se a manete estivesse sempre apertada.
Recomendo-te tirar a manete fora para analisares, é simples: se reparares há um parafuso/cavilha cromado que fixa a manete (cabeça redonda por cima), mas que por baixo tem um freio. Tiras esse freio de baixo fora, e a cavilha sai para cima. Tiras a manete fora e inspecionas se tem alguma parte dobrada ou partida na zona que referi.
Pode ser preciso aliviares também o parafuso de fixação do espelho para facilitar o trabalho.
Se a manete tiver dobrada ou partida, recomendo encomendares uma nova, pois elas são de liga de alumínio, e se estiver dobrada, mesmo que endireites sem partir, o material ficou enfraquecido e pode faltar-te numa travagem.

Óleo do motor: esta é a mais fácil, colocas a mota (com motor frio) no descanso central num piso plano e colocas um pequeno calço na roda da frente de forma a que ambas as rodas fiquem à mesma altura do chão (isto porque normalmente a roda da frente fica no chão e a de trás no ar).
Depois, espreitas por aquele visor de vidro redondo que tem do lado direito do bloco do motor (ao nível do patim). Se reparares, esse visor tem um H e um L. O óleo deverá estar entre o H e o L mas mais próximo do H.
Se não vires óleo nesse visor, a mota perdeu óleo e convém fazeres a muda completa do óleo (não atestes só, pois podes estar a misturar óleos diferentes, que não convém).
Mas quase de certeza que não haverá problema, pois para a mota perder óleo era preciso estar muito inclinada mesmo.

Vai dando notícias e boa sorte com a resolução!
thumb up  v

Mais uma vez muito obrigado companheiro SL125.

Apos uma breve ida à oficina a Joselina já rola!
A queda que lhe deram permitiu descobrir uma fuga de oleo do travão junto ao piston de travagem.
A luz sempre fixa era devido ao facto de na queda o patim do lado esquerdo ter recolhido e prendeu também o travão de tras. Ou seja, para alem de não ter travão à frente, o de trás travava mal.
Quanto ao resto, 100% operacional.

Uma palavra de apreço ao companheiro SL125 que foi incansável a ajudar-me e para os profissionais da BATQUIPA, que me resolveram o problema pela módica quantia de 0€!! http://www.batquipa.com/

Espero ver-vos em breve!!

Saudção motards e forte abraço companheiros
Joselio
Joselio
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 39
pontos : 47
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Perda de liquido do travão Empty Re: Perda de liquido do travão

Mensagem por SL125 Qua Out 28, 2015 9:30 am

Ainda bem que conseguiste resolver tudo Joselio!
Ainda para mais sem custos, pois assim parece que a questão foi assumida em garantia (certo??!!!)

Eu só faço aquilo que gostaria que fizessem por mim.
Já fui "jovem" no mundo motard e foi graças ao apoio de outros companheiros que aprendi o básico que sei hoje. Depois outra coisa importante: muitas vezes, é a debruçar-me sobre as questões colocadas por outros que também vou aprendendo! thumb up
Essa foi uma das principais motivações que me levou a criar o fórum.

Sobre a Batquipa, era bom abrires um tópico sobre eles na secção de Lojas & Stands (https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/f11-lojas-stands), pois dessa forma estás a ajudar a Batquipa que teve uma boa atitude contigo e também algum companheiro que possa vir a precisar de uma oficina e poderá escolhê-los sabendo que têm boa reputação dada por ti.
Sugeria que colocasses os contactos e de forma resumida o feedback sobre o atendimento que tens tido lá desde a compra (não sei se foi lá) até agora esta situação.

Abraço
v
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perda de liquido do travão Empty Re: Perda de liquido do travão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos