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Corrente partida!! Aos 16000 km..

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Mensagem por rahman Qua Ago 16, 2017 11:26 am

Bom dia riding

Bem, sorte das sortes! Este fds prolongado fui dar um passeio de Lisboa à Comporta (excelente passeio!). Ontem mesmo a chegar a casa começo a notar um click estranho, que parecia vir da corrente. Mas como estava mesmo a chegar, não parei.

Hoje de manhã com luz fui ver: Elo partido (seguro por uma metade apenas)! affraid

Perguntas:

- o que poderia ter acontecido se o elo partisse por completo a 90km/h na AE ?
- é normal partir aos 16000k km ?
- vou tratar ainda hoje de meter a mota na oficina, vale a pena meter uma corrente de o-rings certo? qual é o preço +/- ?
- será que consigo ir até à oficina, muito devagarinho, com a mota ? São 3km..

Abraço e obrigado pela ajuda!

rahman

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Mensagem por rahman Qua Ago 16, 2017 12:11 pm


rahman

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Mensagem por LUMMA Qua Ago 16, 2017 1:23 pm

Companheiro, antes de te responder coloco as seguintes questões:

1º As revisões são efectuadas em oficina especializada?
2º A corrente tem merecido o devido tratamento, esticada quando deve ser, lubrificada sempre que possivel ou de 500 em 500 Km?

Agora respondendo às tuas questões:

1º - Se partisse a corrente em AE a 90km/h, na melhor das hipoteses ias ficar empenado em plena AE, no pior cenário era teres provado o alcatrão na pele. Isto porque se a corrente partir em andamento pode dar-se um de dois casos, a mesma saltar fora e ser cuspida sem afetar nada exceptuando ficares a acelerar em seco, ou (como na maioria dos casos que tenho conhecimento) a corrente entalar-se na roda, entre a cremalheira e a jante, fazendo com que a roda estanque repentinamente e originando o óbvio, e ainda a corrente prender no pinhão de ataque e para além da pele riscada terias também de arranjar motor/caixa de velocidades e o óbvio da queda.

2º - Normal partir aos 16000 Km?!? Bem, aqui devo dizer que o normal é verificar sempre bem a corrente, pois, como descrevi no 1º ponto, é deveras fundamental para não riscar o cromado da pele. Mas na minha levou substituição por volta desses kms, já não sei precisar com quantos. Portanto, e futuramente, verificar tudo na mota antes de rolar ou pelo menos uma vez por semana.

3º - Se vale a pena corrente de O-rings? Bem digamos, duram pelo menos 3 vezes mais, requerem menos manutenção (esticar a corrente) e na altura que meti a minha, custavam cerca de mais 10 € que a normal da marca (com o desconto da parceria com a Rame Moto ficou ao mesmo preço).

4º - Não recomendo de todo, partir a corrente, mesmo a 10 Km/h pode ser desastroso, como já referi. 3 Km da oficina, ou fazes a pé ou pedes uma carrinha e levas lá dentro.

5º - Não questionaste, mas fica aqui o alerta, muda também o pinhão de ataque e a cremalheira, pede ao mecanico que te dê umas luzes de como verificar, através do desgaste da cremalheira, o estado da corrente. Evitará algum dissabor futuramente.

Outra coisa, isto não são caprichos da superlight, é mesmo caprichos das motas com corrente.

Agora mete-te a caminho (a pé com a mota pela mão), não resingues muito com a mota pelo caminho, pois a mesma evitou que tivesses a curar a samarra e deixou-te chegar a casa Very Happy
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Mensagem por rahman Qua Ago 16, 2017 1:56 pm

Muito obrigado pelo teu tempo e ajuda!!
Na minha mão sim Smile sempre! mas já a comprei com 8000km..

Apenas umas dúvidas no ponto 5)
Muda se sempre o pinhão e a cremalheira em conjunto com a corrente ? E por volta dos 15000-20000 ? Ou achas que a corrente poderá ter danificado estas 2 peças ?

rahman

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Mensagem por LUMMA Qua Ago 16, 2017 2:45 pm

Corrente com sinais de desgaste, sendo que a tua apresenta esses sinais, também pode ser sinal de que "comeu" parte dos dentes da cremalheira e pinhão de ataque, mas não quer dizer obrigatóriamente que estejam em más condições.

No entanto o mecanico será a melhor pessoa para avaliar e mostrar-te como ver os sinais de desgaste.

Na minha opinião, troca tudo e mete corrente O-Rings, pinhão de ataque e cremalheira novos, são valores irrisórios e a corrente costuma vir com o conjunto todo (acho eu), penso que a corrente de o-rings custou-me cerca de 80 € já com tudo.
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Mensagem por rahman Qua Ago 16, 2017 11:01 pm

Compreendido Smile obrigado pela explicação. Vou seguir as dicas Smile

Acrescento ainda que umas delas lojas já me respondeu:

"O kit de transmissão dessa mota ronda os 130,00€ com corrente de o'rings reforçados." (já com montagem)

Vou aguardar a resposta ao orçamento de outra loja para decidir onde coloco a KSL Smile


Tenho só mais uma dúvida:

Li num outro forum o que um colega escreveu:

"- corrente de O-rings da RK (segundo o mecânico, já de qualidade razoável)
- cremalheira 41D de origem
- pinhon de 15 dentes da marca JT (mais barato e melhor do que o de origem)
(optei pelo de 15D porque de origem a Superlight trazia um de 14D - apesar do homologado serem 15 -, que troquei há cerca de 4.000kms por um de 16D, mas este apesar de muito bom para grandes tiradas (às 6.000rpm, em 5ª ia a 80), perdia muita força e como ando muito com pendura acabava por na maior parte das subidas ter de recorrer à 3ª)."


A minha keeyway é de 2011 (Modelo = K23, variante = Var 1 e versão = Ver 0), e em termos de performance porta-se muito bem: consumos de 2.5l/100 +/- (escape com furos) e consegue atingir velocidade max 115/120km /h.

Ora, eu penso já ter lido sobre os impactos do pinhão de ataque na performance da mota. Sendo que gostaria de manter o nº de "dentes" atuais do meu KLS. Que deverá ser 14D, certo?

Mas a minha dúvida é: marcas? que marcas devo ter em atenção ? O colega falou em peças de origem e corrente RK por exemplo. Eu desconheço por completo a relação preço vs qualidade destas peças. Têm algum feedback?

Obrigado!!  riding

rahman

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Mensagem por LUMMA Qua Ago 16, 2017 11:26 pm

Verifica o que diz no autocolante do lado esquerdo da mota, lado esquerdo do condutor, entre o deposito e o garfo frontal, na parte plástica. Tem lá a indicação de quantos dentes tem cada parte da transmissão.

Se te agrada o comportamento da mota, não mudes o pinhão de ataque, aliás o tamanho do mesmo.

Quanto a marcas, hum.... pois.... claro.... e..... bem, esperemos que os especialistas digam da sua justiça hehehe
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Mensagem por rahman Qui Ago 31, 2017 12:03 pm

Pessoal,

Estou com bastantes dificuldades em encontrar oficinas que tenham/encomendem as peças.

Fiz umas procuras e estou a pensar encomendar as seguintes:

http://moto.rodabem.pt/corrente-transmissao-rk-428-orings-so-preta-134-elos-componentes-transmissao-correntes - corrente RK 50€
https://www.motonews.pt/index.php?link=product.php&from=root&products_id=31519 - cremalheira ORIGEM 30€
https://www.motonews.pt/mobile/?article=product.php&products_id=20964 - pinhao JT 7€

Só estou indeciso na corrente, se será mesmo aquele modelo..

rahman

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Mensagem por Master6680 Sex Set 01, 2017 9:33 am

rahman escreveu:Pessoal,

Estou com bastantes dificuldades em encontrar oficinas que tenham/encomendem as peças.

Fiz umas procuras e estou a pensar encomendar as seguintes:

http://moto.rodabem.pt/corrente-transmissao-rk-428-orings-so-preta-134-elos-componentes-transmissao-correntes - corrente RK 50€
https://www.motonews.pt/index.php?link=product.php&from=root&products_id=31519 - cremalheira ORIGEM 30€
https://www.motonews.pt/mobile/?article=product.php&products_id=20964 - pinhao JT 7€

Só estou indeciso na corrente, se será mesmo aquele modelo..

Eu creio que essa corrente dá na Superlight mas aconselho te a perguntar ao vendedor....entra em contacto com administração do site e pergunta. Abraço
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Mensagem por Rolo Sáb Ago 11, 2018 9:54 pm

Estou a pensar mandar vir uma D. I. D. 428 134, com orings e montar na minha, que não me parece estar em condições, se mandar vir pelo aliexpress, sai a 38€...
Creio que não é complicado de montar...
É poupava uns trocos...

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