Corrente partida!! Aos 16000 km..
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Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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Corrente partida!! Aos 16000 km..
Bom dia
Bem, sorte das sortes! Este fds prolongado fui dar um passeio de Lisboa à Comporta (excelente passeio!). Ontem mesmo a chegar a casa começo a notar um click estranho, que parecia vir da corrente. Mas como estava mesmo a chegar, não parei.
Hoje de manhã com luz fui ver: Elo partido (seguro por uma metade apenas)!
Perguntas:
- o que poderia ter acontecido se o elo partisse por completo a 90km/h na AE ?
- é normal partir aos 16000k km ?
- vou tratar ainda hoje de meter a mota na oficina, vale a pena meter uma corrente de o-rings certo? qual é o preço +/- ?
- será que consigo ir até à oficina, muito devagarinho, com a mota ? São 3km..
Abraço e obrigado pela ajuda!
Bem, sorte das sortes! Este fds prolongado fui dar um passeio de Lisboa à Comporta (excelente passeio!). Ontem mesmo a chegar a casa começo a notar um click estranho, que parecia vir da corrente. Mas como estava mesmo a chegar, não parei.
Hoje de manhã com luz fui ver: Elo partido (seguro por uma metade apenas)!
Perguntas:
- o que poderia ter acontecido se o elo partisse por completo a 90km/h na AE ?
- é normal partir aos 16000k km ?
- vou tratar ainda hoje de meter a mota na oficina, vale a pena meter uma corrente de o-rings certo? qual é o preço +/- ?
- será que consigo ir até à oficina, muito devagarinho, com a mota ? São 3km..
Abraço e obrigado pela ajuda!
rahman- Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa
rahman- Mensagens : 76
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Localização : Lisboa
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
Companheiro, antes de te responder coloco as seguintes questões:
1º As revisões são efectuadas em oficina especializada?
2º A corrente tem merecido o devido tratamento, esticada quando deve ser, lubrificada sempre que possivel ou de 500 em 500 Km?
Agora respondendo às tuas questões:
1º - Se partisse a corrente em AE a 90km/h, na melhor das hipoteses ias ficar empenado em plena AE, no pior cenário era teres provado o alcatrão na pele. Isto porque se a corrente partir em andamento pode dar-se um de dois casos, a mesma saltar fora e ser cuspida sem afetar nada exceptuando ficares a acelerar em seco, ou (como na maioria dos casos que tenho conhecimento) a corrente entalar-se na roda, entre a cremalheira e a jante, fazendo com que a roda estanque repentinamente e originando o óbvio, e ainda a corrente prender no pinhão de ataque e para além da pele riscada terias também de arranjar motor/caixa de velocidades e o óbvio da queda.
2º - Normal partir aos 16000 Km?!? Bem, aqui devo dizer que o normal é verificar sempre bem a corrente, pois, como descrevi no 1º ponto, é deveras fundamental para não riscar o cromado da pele. Mas na minha levou substituição por volta desses kms, já não sei precisar com quantos. Portanto, e futuramente, verificar tudo na mota antes de rolar ou pelo menos uma vez por semana.
3º - Se vale a pena corrente de O-rings? Bem digamos, duram pelo menos 3 vezes mais, requerem menos manutenção (esticar a corrente) e na altura que meti a minha, custavam cerca de mais 10 € que a normal da marca (com o desconto da parceria com a Rame Moto ficou ao mesmo preço).
4º - Não recomendo de todo, partir a corrente, mesmo a 10 Km/h pode ser desastroso, como já referi. 3 Km da oficina, ou fazes a pé ou pedes uma carrinha e levas lá dentro.
5º - Não questionaste, mas fica aqui o alerta, muda também o pinhão de ataque e a cremalheira, pede ao mecanico que te dê umas luzes de como verificar, através do desgaste da cremalheira, o estado da corrente. Evitará algum dissabor futuramente.
Outra coisa, isto não são caprichos da superlight, é mesmo caprichos das motas com corrente.
Agora mete-te a caminho (a pé com a mota pela mão), não resingues muito com a mota pelo caminho, pois a mesma evitou que tivesses a curar a samarra e deixou-te chegar a casa
1º As revisões são efectuadas em oficina especializada?
2º A corrente tem merecido o devido tratamento, esticada quando deve ser, lubrificada sempre que possivel ou de 500 em 500 Km?
Agora respondendo às tuas questões:
1º - Se partisse a corrente em AE a 90km/h, na melhor das hipoteses ias ficar empenado em plena AE, no pior cenário era teres provado o alcatrão na pele. Isto porque se a corrente partir em andamento pode dar-se um de dois casos, a mesma saltar fora e ser cuspida sem afetar nada exceptuando ficares a acelerar em seco, ou (como na maioria dos casos que tenho conhecimento) a corrente entalar-se na roda, entre a cremalheira e a jante, fazendo com que a roda estanque repentinamente e originando o óbvio, e ainda a corrente prender no pinhão de ataque e para além da pele riscada terias também de arranjar motor/caixa de velocidades e o óbvio da queda.
2º - Normal partir aos 16000 Km?!? Bem, aqui devo dizer que o normal é verificar sempre bem a corrente, pois, como descrevi no 1º ponto, é deveras fundamental para não riscar o cromado da pele. Mas na minha levou substituição por volta desses kms, já não sei precisar com quantos. Portanto, e futuramente, verificar tudo na mota antes de rolar ou pelo menos uma vez por semana.
3º - Se vale a pena corrente de O-rings? Bem digamos, duram pelo menos 3 vezes mais, requerem menos manutenção (esticar a corrente) e na altura que meti a minha, custavam cerca de mais 10 € que a normal da marca (com o desconto da parceria com a Rame Moto ficou ao mesmo preço).
4º - Não recomendo de todo, partir a corrente, mesmo a 10 Km/h pode ser desastroso, como já referi. 3 Km da oficina, ou fazes a pé ou pedes uma carrinha e levas lá dentro.
5º - Não questionaste, mas fica aqui o alerta, muda também o pinhão de ataque e a cremalheira, pede ao mecanico que te dê umas luzes de como verificar, através do desgaste da cremalheira, o estado da corrente. Evitará algum dissabor futuramente.
Outra coisa, isto não são caprichos da superlight, é mesmo caprichos das motas com corrente.
Agora mete-te a caminho (a pé com a mota pela mão), não resingues muito com a mota pelo caminho, pois a mesma evitou que tivesses a curar a samarra e deixou-te chegar a casa
LUMMA- Keeway Rider Ativo
- Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
Muito obrigado pelo teu tempo e ajuda!!
Na minha mão sim sempre! mas já a comprei com 8000km..
Apenas umas dúvidas no ponto 5)
Muda se sempre o pinhão e a cremalheira em conjunto com a corrente ? E por volta dos 15000-20000 ? Ou achas que a corrente poderá ter danificado estas 2 peças ?
Na minha mão sim sempre! mas já a comprei com 8000km..
Apenas umas dúvidas no ponto 5)
Muda se sempre o pinhão e a cremalheira em conjunto com a corrente ? E por volta dos 15000-20000 ? Ou achas que a corrente poderá ter danificado estas 2 peças ?
rahman- Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
Corrente com sinais de desgaste, sendo que a tua apresenta esses sinais, também pode ser sinal de que "comeu" parte dos dentes da cremalheira e pinhão de ataque, mas não quer dizer obrigatóriamente que estejam em más condições.
No entanto o mecanico será a melhor pessoa para avaliar e mostrar-te como ver os sinais de desgaste.
Na minha opinião, troca tudo e mete corrente O-Rings, pinhão de ataque e cremalheira novos, são valores irrisórios e a corrente costuma vir com o conjunto todo (acho eu), penso que a corrente de o-rings custou-me cerca de 80 € já com tudo.
No entanto o mecanico será a melhor pessoa para avaliar e mostrar-te como ver os sinais de desgaste.
Na minha opinião, troca tudo e mete corrente O-Rings, pinhão de ataque e cremalheira novos, são valores irrisórios e a corrente costuma vir com o conjunto todo (acho eu), penso que a corrente de o-rings custou-me cerca de 80 € já com tudo.
LUMMA- Keeway Rider Ativo
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Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
Compreendido obrigado pela explicação. Vou seguir as dicas
Acrescento ainda que umas delas lojas já me respondeu:
"O kit de transmissão dessa mota ronda os 130,00€ com corrente de o'rings reforçados." (já com montagem)
Vou aguardar a resposta ao orçamento de outra loja para decidir onde coloco a KSL
Tenho só mais uma dúvida:
Li num outro forum o que um colega escreveu:
"- corrente de O-rings da RK (segundo o mecânico, já de qualidade razoável)
- cremalheira 41D de origem
- pinhon de 15 dentes da marca JT (mais barato e melhor do que o de origem)
(optei pelo de 15D porque de origem a Superlight trazia um de 14D - apesar do homologado serem 15 -, que troquei há cerca de 4.000kms por um de 16D, mas este apesar de muito bom para grandes tiradas (às 6.000rpm, em 5ª ia a 80), perdia muita força e como ando muito com pendura acabava por na maior parte das subidas ter de recorrer à 3ª)."
A minha keeyway é de 2011 (Modelo = K23, variante = Var 1 e versão = Ver 0), e em termos de performance porta-se muito bem: consumos de 2.5l/100 +/- (escape com furos) e consegue atingir velocidade max 115/120km /h.
Ora, eu penso já ter lido sobre os impactos do pinhão de ataque na performance da mota. Sendo que gostaria de manter o nº de "dentes" atuais do meu KLS. Que deverá ser 14D, certo?
Mas a minha dúvida é: marcas? que marcas devo ter em atenção ? O colega falou em peças de origem e corrente RK por exemplo. Eu desconheço por completo a relação preço vs qualidade destas peças. Têm algum feedback?
Obrigado!!
Acrescento ainda que umas delas lojas já me respondeu:
"O kit de transmissão dessa mota ronda os 130,00€ com corrente de o'rings reforçados." (já com montagem)
Vou aguardar a resposta ao orçamento de outra loja para decidir onde coloco a KSL
Tenho só mais uma dúvida:
Li num outro forum o que um colega escreveu:
"- corrente de O-rings da RK (segundo o mecânico, já de qualidade razoável)
- cremalheira 41D de origem
- pinhon de 15 dentes da marca JT (mais barato e melhor do que o de origem)
(optei pelo de 15D porque de origem a Superlight trazia um de 14D - apesar do homologado serem 15 -, que troquei há cerca de 4.000kms por um de 16D, mas este apesar de muito bom para grandes tiradas (às 6.000rpm, em 5ª ia a 80), perdia muita força e como ando muito com pendura acabava por na maior parte das subidas ter de recorrer à 3ª)."
A minha keeyway é de 2011 (Modelo = K23, variante = Var 1 e versão = Ver 0), e em termos de performance porta-se muito bem: consumos de 2.5l/100 +/- (escape com furos) e consegue atingir velocidade max 115/120km /h.
Ora, eu penso já ter lido sobre os impactos do pinhão de ataque na performance da mota. Sendo que gostaria de manter o nº de "dentes" atuais do meu KLS. Que deverá ser 14D, certo?
Mas a minha dúvida é: marcas? que marcas devo ter em atenção ? O colega falou em peças de origem e corrente RK por exemplo. Eu desconheço por completo a relação preço vs qualidade destas peças. Têm algum feedback?
Obrigado!!
rahman- Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
Verifica o que diz no autocolante do lado esquerdo da mota, lado esquerdo do condutor, entre o deposito e o garfo frontal, na parte plástica. Tem lá a indicação de quantos dentes tem cada parte da transmissão.
Se te agrada o comportamento da mota, não mudes o pinhão de ataque, aliás o tamanho do mesmo.
Quanto a marcas, hum.... pois.... claro.... e..... bem, esperemos que os especialistas digam da sua justiça hehehe
Se te agrada o comportamento da mota, não mudes o pinhão de ataque, aliás o tamanho do mesmo.
Quanto a marcas, hum.... pois.... claro.... e..... bem, esperemos que os especialistas digam da sua justiça hehehe
LUMMA- Keeway Rider Ativo
- Mensagens : 468
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Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
Pessoal,
Estou com bastantes dificuldades em encontrar oficinas que tenham/encomendem as peças.
Fiz umas procuras e estou a pensar encomendar as seguintes:
http://moto.rodabem.pt/corrente-transmissao-rk-428-orings-so-preta-134-elos-componentes-transmissao-correntes - corrente RK 50€
https://www.motonews.pt/index.php?link=product.php&from=root&products_id=31519 - cremalheira ORIGEM 30€
https://www.motonews.pt/mobile/?article=product.php&products_id=20964 - pinhao JT 7€
Só estou indeciso na corrente, se será mesmo aquele modelo..
Estou com bastantes dificuldades em encontrar oficinas que tenham/encomendem as peças.
Fiz umas procuras e estou a pensar encomendar as seguintes:
http://moto.rodabem.pt/corrente-transmissao-rk-428-orings-so-preta-134-elos-componentes-transmissao-correntes - corrente RK 50€
https://www.motonews.pt/index.php?link=product.php&from=root&products_id=31519 - cremalheira ORIGEM 30€
https://www.motonews.pt/mobile/?article=product.php&products_id=20964 - pinhao JT 7€
Só estou indeciso na corrente, se será mesmo aquele modelo..
rahman- Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
rahman escreveu:Pessoal,
Estou com bastantes dificuldades em encontrar oficinas que tenham/encomendem as peças.
Fiz umas procuras e estou a pensar encomendar as seguintes:
http://moto.rodabem.pt/corrente-transmissao-rk-428-orings-so-preta-134-elos-componentes-transmissao-correntes - corrente RK 50€
https://www.motonews.pt/index.php?link=product.php&from=root&products_id=31519 - cremalheira ORIGEM 30€
https://www.motonews.pt/mobile/?article=product.php&products_id=20964 - pinhao JT 7€
Só estou indeciso na corrente, se será mesmo aquele modelo..
Eu creio que essa corrente dá na Superlight mas aconselho te a perguntar ao vendedor....entra em contacto com administração do site e pergunta. Abraço
Re: Corrente partida!! Aos 16000 km..
Estou a pensar mandar vir uma D. I. D. 428 134, com orings e montar na minha, que não me parece estar em condições, se mandar vir pelo aliexpress, sai a 38€...
Creio que não é complicado de montar...
É poupava uns trocos...
Creio que não é complicado de montar...
É poupava uns trocos...
Rolo- Mensagens : 146
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