Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
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Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Boas caros colegas,
Vou então dar início ao DB da Carminho.
No momento da aquisição estava da seguinte forma:
Ano: 2008
Km: 740 (sim 740, não é engano)
Parada há mais de 3 anos
Alterações estéticas feitas por mim:
Retirei guarda lamas frontal (junto com o farol redondo dá um ar cafe racer )
Retirei a horrivel chapa de proteção do escape, que não serve para nada
Retirei a grelha traseira (não tenciono levar lá a merenda, por isso...)
Troquei os punhos que eram bem desconfortáveis e retirei as end bars
Por fim, cortei o bacalhau de modo a nao passar para baixo da matrícula
Alterações a nível mecânico:
Mudança de óleo (10W40 semi sintético Mobil)
Troca de vela para uma NGK DR9EA
O dono anterior disse que mandou limpar e afinar o carburador uns dias antes de a vender e trocou a bateria
Afinei ralenti
Problemas (aqui agradeço a ajuda dos entendidos):
A frio não se aguenta a trabalhar, tenho que dar acelerador pelas 2mil rpm durante cerca 1 ou 2min
Quando fecho o ar (o vulgo "abrir" o ar) ela vai se imediatamente a baixo, quando deveria ser o contrário
Mesmo depois de quente, se der acelerador nas reduções por vezes dá rateres
Se der acelerador repentinamente em baixas rotações ou mesmo em ponto morto ela engasga-se, não acompanha a aceleração...
Por fim, hoje reparei nas desacelerações que se ouvem uns ligeiros barulhos de chocalhar que parecem vir da caixa, desde que comprei que custa um pouco a subir as mudanças, o pedal está bastante preso.
Obrigado e não percam o próximo episódio!
Vou então dar início ao DB da Carminho.
No momento da aquisição estava da seguinte forma:
Ano: 2008
Km: 740 (sim 740, não é engano)
Parada há mais de 3 anos
Alterações estéticas feitas por mim:
Retirei guarda lamas frontal (junto com o farol redondo dá um ar cafe racer )
Retirei a horrivel chapa de proteção do escape, que não serve para nada
Retirei a grelha traseira (não tenciono levar lá a merenda, por isso...)
Troquei os punhos que eram bem desconfortáveis e retirei as end bars
Por fim, cortei o bacalhau de modo a nao passar para baixo da matrícula
Alterações a nível mecânico:
Mudança de óleo (10W40 semi sintético Mobil)
Troca de vela para uma NGK DR9EA
O dono anterior disse que mandou limpar e afinar o carburador uns dias antes de a vender e trocou a bateria
Afinei ralenti
Problemas (aqui agradeço a ajuda dos entendidos):
A frio não se aguenta a trabalhar, tenho que dar acelerador pelas 2mil rpm durante cerca 1 ou 2min
Quando fecho o ar (o vulgo "abrir" o ar) ela vai se imediatamente a baixo, quando deveria ser o contrário
Mesmo depois de quente, se der acelerador nas reduções por vezes dá rateres
Se der acelerador repentinamente em baixas rotações ou mesmo em ponto morto ela engasga-se, não acompanha a aceleração...
Por fim, hoje reparei nas desacelerações que se ouvem uns ligeiros barulhos de chocalhar que parecem vir da caixa, desde que comprei que custa um pouco a subir as mudanças, o pedal está bastante preso.
Obrigado e não percam o próximo episódio!
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Companheiro,
Em relação ao que já tenho respondido apenas tenho a acrescentar para verificares se o chocalhar não será a corrente larga...
Se já puseste a DR9EA, nitidamente precisas de afinação de carburador ou o depósito de gasolina tem água / resíduos que te estão a causar esse mau funcionamento.
Abraços
Em relação ao que já tenho respondido apenas tenho a acrescentar para verificares se o chocalhar não será a corrente larga...
Se já puseste a DR9EA, nitidamente precisas de afinação de carburador ou o depósito de gasolina tem água / resíduos que te estão a causar esse mau funcionamento.
Abraços
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Boas SL125
Realmente o chocalhar parece me vir da corrente, não por estar larga mas por ter metido demasiado lubrificante e agora dá-me impressão que até agarra ao pinhão e faz barulho...
Sim já meti a NGK e a mota via-se mal para pegar! Tirei a vela, calibrei com ajuda de um apalpa folgas com a medida recomendada no manual e ficou impecável depois de o motor aquecer já não se engasga e mesmo a frio já não preciso de ter a mão no acelerador durante uns minutos, bastam uns segundos.
O carburador deve estar ok porque em termos de prestações parece me bem. Não sei qual é o andamento normal destas motos, mas a minha em estrada mantém-se entre os 80 e os 110km/h com um top speed de aproximadamente 118km/h
Só uma curiosidade, quando calibrei a NGK fui verificar a vela original e não estava com a medida recomendada no manual vai-se lá entender estes chineses!
Abraço
Realmente o chocalhar parece me vir da corrente, não por estar larga mas por ter metido demasiado lubrificante e agora dá-me impressão que até agarra ao pinhão e faz barulho...
Sim já meti a NGK e a mota via-se mal para pegar! Tirei a vela, calibrei com ajuda de um apalpa folgas com a medida recomendada no manual e ficou impecável depois de o motor aquecer já não se engasga e mesmo a frio já não preciso de ter a mão no acelerador durante uns minutos, bastam uns segundos.
O carburador deve estar ok porque em termos de prestações parece me bem. Não sei qual é o andamento normal destas motos, mas a minha em estrada mantém-se entre os 80 e os 110km/h com um top speed de aproximadamente 118km/h
Só uma curiosidade, quando calibrei a NGK fui verificar a vela original e não estava com a medida recomendada no manual vai-se lá entender estes chineses!
Abraço
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
A carminho Já conta com 1061km!
Hoje fiz a afinação das válvulas e calibrei a vela NGK que estava com espaçamento incorreto, ficando assim completa a revisão dos 1000km
Hoje fiz a afinação das válvulas e calibrei a vela NGK que estava com espaçamento incorreto, ficando assim completa a revisão dos 1000km
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Muito bem Wilson, não tenho nada a apontar!
A vela com o uso (ciclos aquecimento-arrefecimento) vai alterando a posição da patilha, por isso é natural que ao fim de uns milhares de kms tenhas de ajustar. Em tempos também o fazia, antes de mudar para uma de iridium.
Sobre a velocidade está ok para a mota que é, uma 125, duvido que se consiga mais numa normal 125 mesmo de outra marca.
Abraços
A vela com o uso (ciclos aquecimento-arrefecimento) vai alterando a posição da patilha, por isso é natural que ao fim de uns milhares de kms tenhas de ajustar. Em tempos também o fazia, antes de mudar para uma de iridium.
Sobre a velocidade está ok para a mota que é, uma 125, duvido que se consiga mais numa normal 125 mesmo de outra marca.
Abraços
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Pois mas a de origem só fez cerca de 900km e estava naquele estado...
Sim em termos de andamento chega-me bem, estou contente com a moça
Abraço
Sim em termos de andamento chega-me bem, estou contente com a moça
Abraço
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Bons passeios.
Abraço
Abraço
Joaquim Marques- Veterano Superlight
- Mensagens : 552
pontos : 588
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 64
Localização : Quinta do Conde (Sesimbra)
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Obrigado Joaquim!
Abraço
Abraço
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Olá Wilson88, não querendo abrir outro tópico, pergunto se conseguiste resolver ou perceber o porquê da mota afogar nas acelerações repentinas e/ou em ponto morto. Hoje andei pela 1ª vez na minha, e isso acontece, pensei ser azelhice minha ou desafinação mas pelos vistos tiveste o mesmo problema.
Para contexto, "herdei" a minha speed 125 de 2008, já conta com 19.000km, e está francamente em mau estado estético e vê-se que era pau para toda a obra. Tenciono fazer algumas alterações, pintar etc, mas primeiro quero rectificar a mecânica, talvez me consigas esclarecer nestes pontos caso os tenhas experienciado(apenas a tenho desde esta tarde):
- o afogar que falei acima
- o descanso central bate na corrente quando passo em buracos ou estrada mais acidentada
- o quadrante dos manómetros, apenas funciona o conta Km, (será possível retirar e colocar o de outra keeway?)
- não tenho espelhos! o encaixe é universal? posso comprar uns a meu gosto?
- qual o limite da largura para os pneus? precisa de uns novos e se desse, colocava um mais grosso atrás.
Obrigado e desculpem as perguntas!
(nunca tive uma mota, completo newb)
Para contexto, "herdei" a minha speed 125 de 2008, já conta com 19.000km, e está francamente em mau estado estético e vê-se que era pau para toda a obra. Tenciono fazer algumas alterações, pintar etc, mas primeiro quero rectificar a mecânica, talvez me consigas esclarecer nestes pontos caso os tenhas experienciado(apenas a tenho desde esta tarde):
- o afogar que falei acima
- o descanso central bate na corrente quando passo em buracos ou estrada mais acidentada
- o quadrante dos manómetros, apenas funciona o conta Km, (será possível retirar e colocar o de outra keeway?)
- não tenho espelhos! o encaixe é universal? posso comprar uns a meu gosto?
- qual o limite da largura para os pneus? precisa de uns novos e se desse, colocava um mais grosso atrás.
Obrigado e desculpem as perguntas!
(nunca tive uma mota, completo newb)
spiritfilledrev- Mensagens : 6
pontos : 10
Data de inscrição : 16/08/2016
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Olá Spiritfilledrev!
Bem, vamos ver se consigo ajudar!
Antes de mais parabéns pela "herança"
- O afogar começo a achar que é mais feitío do que defeito, ela não gosta de acelerações repentinas a baixa rotação! Depois de aquecer essa situação melhora bastante. Não puxes a frio e roda o punho gradualmente até aquecer bem. Não te preocupes com isso...
- Desconfio que isso seja a corrente demasiado solta, tem que ser esticada o quanto antes!
- Se o conta km funciona já é bom, isso deve dar para reparar sem ser preciso trocar o quadrante completo. Leva a um mecânico que te faça isso e te estique a corrente, afinar válvulas, mudar óleo etc. Porque com 19 mil km ainda tem muito para rodar, precisa é de ser cuidada.
- Atenção que no mínimo um espelho é obrigatório! Costuma ser uma medida standard, penso que arranjas facilmente um espelho que enrosque aí.
- julgo que seja possível meter um pneu ligeiramente mais largo e com um perfil mais baixo e arredondado. Quando os meus gastarem também o vou fazer.
Espero ter ajudado, qualquer coisa não hesites!
Abraço
Bem, vamos ver se consigo ajudar!
Antes de mais parabéns pela "herança"
- O afogar começo a achar que é mais feitío do que defeito, ela não gosta de acelerações repentinas a baixa rotação! Depois de aquecer essa situação melhora bastante. Não puxes a frio e roda o punho gradualmente até aquecer bem. Não te preocupes com isso...
- Desconfio que isso seja a corrente demasiado solta, tem que ser esticada o quanto antes!
- Se o conta km funciona já é bom, isso deve dar para reparar sem ser preciso trocar o quadrante completo. Leva a um mecânico que te faça isso e te estique a corrente, afinar válvulas, mudar óleo etc. Porque com 19 mil km ainda tem muito para rodar, precisa é de ser cuidada.
- Atenção que no mínimo um espelho é obrigatório! Costuma ser uma medida standard, penso que arranjas facilmente um espelho que enrosque aí.
- julgo que seja possível meter um pneu ligeiramente mais largo e com um perfil mais baixo e arredondado. Quando os meus gastarem também o vou fazer.
Espero ter ajudado, qualquer coisa não hesites!
Abraço
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
A afinação de válvulas não é tão simples quanto parece!
A marca recomenda folga de 0.05mm e portanto a margem de erro é quase nula! Já vou para a terceira tentativa de afinação. Pelo que parece, até mecânicos experientes têm dificuldade em fazer bem o serviço à primeira...
Tem ficado sempre com aquele barulhinho de máquina de costura, que acentua com o motor quente.
Vamos ver se é desta!
A marca recomenda folga de 0.05mm e portanto a margem de erro é quase nula! Já vou para a terceira tentativa de afinação. Pelo que parece, até mecânicos experientes têm dificuldade em fazer bem o serviço à primeira...
Tem ficado sempre com aquele barulhinho de máquina de costura, que acentua com o motor quente.
Vamos ver se é desta!
Wilson88- Mensagens : 27
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Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Wilson
Onde viste as medidas?
Acho estranho a medida ser igual para as de admissão e escape...
Posta aí onde obtiveste a info, sff
Abraços
Onde viste as medidas?
Acho estranho a medida ser igual para as de admissão e escape...
Posta aí onde obtiveste a info, sff
Abraços
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Olá Sl,
Essa informação consta no manual, até fui confirmar várias vezes.
O que me acontece é que faço a afinação e depois faço uma volta com a chave (ciclo completo até ponto morto superior) para verificar e fica sempre uma mais presa e outra mais solta que a afinação que deixei! Assim do nada... Depois se fizer outra volta continua a acontecer o mesmo mas desta vez troca a ordem da valvula presa e da solta.
Está aqui um bico de obra...
Essa informação consta no manual, até fui confirmar várias vezes.
O que me acontece é que faço a afinação e depois faço uma volta com a chave (ciclo completo até ponto morto superior) para verificar e fica sempre uma mais presa e outra mais solta que a afinação que deixei! Assim do nada... Depois se fizer outra volta continua a acontecer o mesmo mas desta vez troca a ordem da valvula presa e da solta.
Está aqui um bico de obra...
Wilson88- Mensagens : 27
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Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui está ela num passeio de domingo
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
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Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Alguém me sabe dizer como centrar as fotos?
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Bela máquina!
De facto parece que o teu problema de válvulas é mais do que isso, ou seja, deverá ser mesmo algo que está empenado ou desalinhado...
O diagnóstico não vai ser fácil mesmo...
Sobre as fotos, tens os botões no topo da janela de escrita (como no word: alinhar à direita, centro e esquerda)
O que fiz na tua foto foi isso, e fica com o seguinte código (mas sem os espaços):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Center para centrar
E também a dimensão, que ficou redimensionado para 800 x 500
Abraços e continua o diagnóstico!
De facto parece que o teu problema de válvulas é mais do que isso, ou seja, deverá ser mesmo algo que está empenado ou desalinhado...
O diagnóstico não vai ser fácil mesmo...
Sobre as fotos, tens os botões no topo da janela de escrita (como no word: alinhar à direita, centro e esquerda)
O que fiz na tua foto foi isso, e fica com o seguinte código (mas sem os espaços):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Center para centrar
E também a dimensão, que ficou redimensionado para 800 x 500
Abraços e continua o diagnóstico!
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Obrigado Sl!
Pois, agora vou andando e vou vendo, até porque em termos de andamento e consumos parece-me tudo normal. Pelo menos até ao fim do verão vai ser fazer kms, se avariar chamo o reboque
Abraço
Pois, agora vou andando e vou vendo, até porque em termos de andamento e consumos parece-me tudo normal. Pelo menos até ao fim do verão vai ser fazer kms, se avariar chamo o reboque
Abraço
Wilson88- Mensagens : 27
pontos : 35
Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Já lá vão 1600km
As válvulas ficaram relativamente bem desta vez. Resumindo, isto é material chinês, não basta meter a lâmina e medir a folga! É necessário andar a abanar o comando e enfiar a lâmina à força para medir com relativa precisão (sim porque aquilo nunca fica perfeito)...
Já é a segunda vez que vou meter a mota a trabalhar (com a luz de ponto morto acesa) e lá vou eu!! 1ª engatada! Começo a perder a paciência...
Mudei o óleo do travão dianteiro que já estava preto, ainda não testei mas julgo que ficou bem.
O ponteiro da gasolina continua a não subir, se atestar o depósito ele lá sobe até meio mas não passa daí, se alguém puder ajudar nesta questão agradeço.
Regulei a altura do farol porque não me estava a iluminar o suficiente, agora ilumina que se farta! O farol é idêntico ao da SL
Cumprimentos
As válvulas ficaram relativamente bem desta vez. Resumindo, isto é material chinês, não basta meter a lâmina e medir a folga! É necessário andar a abanar o comando e enfiar a lâmina à força para medir com relativa precisão (sim porque aquilo nunca fica perfeito)...
Já é a segunda vez que vou meter a mota a trabalhar (com a luz de ponto morto acesa) e lá vou eu!! 1ª engatada! Começo a perder a paciência...
Mudei o óleo do travão dianteiro que já estava preto, ainda não testei mas julgo que ficou bem.
O ponteiro da gasolina continua a não subir, se atestar o depósito ele lá sobe até meio mas não passa daí, se alguém puder ajudar nesta questão agradeço.
Regulei a altura do farol porque não me estava a iluminar o suficiente, agora ilumina que se farta! O farol é idêntico ao da SL
Cumprimentos
Wilson88- Mensagens : 27
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Data de inscrição : 08/08/2016
Idade : 35
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Olha que essa situação das válvulas não deve ser defeito da marca... as minhas já foram afinadas 2 vezes e vieram sempre impecáveis...
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Não faz nem um pouco de barulho vindo do cabeçote?
Depois de inspecionar tudo não me parece que haja nada empenado nem semelhante...
Depois de inspecionar tudo não me parece que haja nada empenado nem semelhante...
Wilson88- Mensagens : 27
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Data de inscrição : 08/08/2016
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Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Nunca me apercebi de nada...
E já vários companheiros têm mandado afinar ao longo do tempo que conheço Superlighter's e sem problemas...
Mas se calhar o motor da Speed é da geração anterior à Superlight e pode ter alguma diferença para os atuais motores.
Só mesmo confirmando com alguém que também tenha Speed.
E já vários companheiros têm mandado afinar ao longo do tempo que conheço Superlighter's e sem problemas...
Mas se calhar o motor da Speed é da geração anterior à Superlight e pode ter alguma diferença para os atuais motores.
Só mesmo confirmando com alguém que também tenha Speed.
Re: Diário de Bordo da Carminho (Speed 125)
Quanto a isso já vi no youtube alguns videos do trabalhar da speed e o barulho de bater de válvulas é até mais acentuado que na minha, portanto deve mesmo ser feitio...
Wilson88- Mensagens : 27
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Data de inscrição : 08/08/2016
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