Furar escapes
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glummy
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helderpinheiro
José Vilela
Master6680
SL125
Sioah2
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Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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Furar escapes
Bom dia, KSLianos!
Estou tentado em furar os escapes.
Queria perguntar-vos se realmente o som melhora (ronco!) e qual a profundidade do furo, ou seja, se basta furar a tampa ou os furos tem que apanhar outro compartimento mais interior...
E já agora, alguém sabe explicar como se muda o óleo dos travões?
Obrigado e boas curvas!
Estou tentado em furar os escapes.
Queria perguntar-vos se realmente o som melhora (ronco!) e qual a profundidade do furo, ou seja, se basta furar a tampa ou os furos tem que apanhar outro compartimento mais interior...
E já agora, alguém sabe explicar como se muda o óleo dos travões?
Obrigado e boas curvas!
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Viva Sioah2!
Ao ler a tua pergunta, só me ocorreram 2 nomes:
Master6680
José Vilela
Estes 2 companheiros são as pessoas indicadas para te responder aos assuntos escape e óleo de travões respetivamente!
Vamos esperar que eles comentem!
E como só tenho experiência na questão do óleo de travões, porque já o fiz nas minhas 2 Keeway's, vou apenas falar sobre isso.
Não é um processo fácil de explicar por palavras, mas na prática torna-se fácil de fazer.
Eu faço assim:
1 - Coloco a mota no descanso central
2 - Desaperto e retiro (tomando nota da posição da junta e vedante) a tampa do reservatório de óleo que está no guiador
(muito cuidado e proteger previamente o depósito da mota e cromados com panos/plástico/papelão, qualquer coisa que evite o óleo de tocar nos mesmos, pois é altamente corrosivo para a pintura!)
3 - Na zona onde fiz um círculo vermelho, junto à roda está uma borrachinha a cobrir um parafuso. Tiras a borrachas e com uma chave (8, creio) alivias esse parafuso (mas primeiro liga um pequeno tubo à cabeça desse parafuso que é na realidade um purgador, e a outra ponta do tubo coloca numa garrafa ou recipiente para o óleo usado)
4 - Deixo o óleo ir correndo por gravidade e vou acompanhando no reservatório junto à manete a descida do óleo. No fundo do reservatório vê-se um pequeno orifício (é por onde o óleo sai). Quando o reservatório estiver praticamente vazio, voltar a apertar o purgador junto à roda.
5 - De seguida, com papel absorvente (tendo o cuidado de o mesmo não soltar fragmentos), limpo o reservatório de forma a absorver o óleo ainda existente e a jorra do óleo que habitualmente vem de origem e que é de fraca qualidade.
6 - Pego no óleo comprado (uso Ipone DOT4), e encho um pouco acima do nível o reservatório de óleo.
7 - Volto ao purgador e volto a abri-lo para escorrer o óleo que está ainda na mangueira, até que comece a sair óleo novo. Desta forma, garante-se que não entra ar no circuito de travões.
8 - Volto ao reservatório e atesto até ao nível marcado no próprio reservatório.
9 - Colocar vedantes, juntas e tampa de reservatório, apertar e está feito!!!
Há outras técnicas, nomeadamente a mais divulgada que consiste em apertar a manete vs abrir/fechar purgador, mas isso é um trabalho que é melhor feito com 2 pessoas, pois ao pequeno descuido entra ar para o circuito e pode ser um problema para resolver!!!
Fica o meu contributo textual, pois para fazer um vídeo teria de efetivamente mudar o óleo
Abraços
Ao ler a tua pergunta, só me ocorreram 2 nomes:
Master6680
José Vilela
Estes 2 companheiros são as pessoas indicadas para te responder aos assuntos escape e óleo de travões respetivamente!
Vamos esperar que eles comentem!
E como só tenho experiência na questão do óleo de travões, porque já o fiz nas minhas 2 Keeway's, vou apenas falar sobre isso.
Não é um processo fácil de explicar por palavras, mas na prática torna-se fácil de fazer.
Eu faço assim:
1 - Coloco a mota no descanso central
2 - Desaperto e retiro (tomando nota da posição da junta e vedante) a tampa do reservatório de óleo que está no guiador
(muito cuidado e proteger previamente o depósito da mota e cromados com panos/plástico/papelão, qualquer coisa que evite o óleo de tocar nos mesmos, pois é altamente corrosivo para a pintura!)
3 - Na zona onde fiz um círculo vermelho, junto à roda está uma borrachinha a cobrir um parafuso. Tiras a borrachas e com uma chave (8, creio) alivias esse parafuso (mas primeiro liga um pequeno tubo à cabeça desse parafuso que é na realidade um purgador, e a outra ponta do tubo coloca numa garrafa ou recipiente para o óleo usado)
4 - Deixo o óleo ir correndo por gravidade e vou acompanhando no reservatório junto à manete a descida do óleo. No fundo do reservatório vê-se um pequeno orifício (é por onde o óleo sai). Quando o reservatório estiver praticamente vazio, voltar a apertar o purgador junto à roda.
5 - De seguida, com papel absorvente (tendo o cuidado de o mesmo não soltar fragmentos), limpo o reservatório de forma a absorver o óleo ainda existente e a jorra do óleo que habitualmente vem de origem e que é de fraca qualidade.
6 - Pego no óleo comprado (uso Ipone DOT4), e encho um pouco acima do nível o reservatório de óleo.
7 - Volto ao purgador e volto a abri-lo para escorrer o óleo que está ainda na mangueira, até que comece a sair óleo novo. Desta forma, garante-se que não entra ar no circuito de travões.
8 - Volto ao reservatório e atesto até ao nível marcado no próprio reservatório.
9 - Colocar vedantes, juntas e tampa de reservatório, apertar e está feito!!!
Há outras técnicas, nomeadamente a mais divulgada que consiste em apertar a manete vs abrir/fechar purgador, mas isso é um trabalho que é melhor feito com 2 pessoas, pois ao pequeno descuido entra ar para o circuito e pode ser um problema para resolver!!!
Fica o meu contributo textual, pois para fazer um vídeo teria de efetivamente mudar o óleo
Abraços
Re: Furar escapes
Muito bem explicado, SL!
Não é necessário video!
Muito obrigado
Abraços
Não é necessário video!
Muito obrigado
Abraços
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Eu acho que já te tinha respondido a tua questão no outro fórum sobre a furação no escape. Eu tenho 4 furos em cada saida de 8mm, feitos na 1a tampa. Se quiseres furar para além da 1a tampa tens de arranjar um broca comprida e ter atenção para esta não partir aquando estiveres a furar a 2a tampa. Eu tenho um bocado de broca no meu escape derivado a tentar furar a 2a tampa e a broca partiu kkkkk
O som, claro fica logo diferente. Podes ver pelos meus vídeos no meu canal. Abraço
O som, claro fica logo diferente. Podes ver pelos meus vídeos no meu canal. Abraço
Re: Furar escapes
Master6680 escreveu:Eu acho que já te tinha respondido a tua questão no outro fórum sobre a furação no escape. Eu tenho 4 furos em cada saida de 8mm, feitos na 1a tampa. Se quiseres furar para além da 1a tampa tens de arranjar um broca comprida e ter atenção para esta não partir aquando estiveres a furar a 2a tampa. Eu tenho um bocado de broca no meu escape derivado a tentar furar a 2a tampa e a broca partiu kkkkk
O som, claro fica logo diferente. Podes ver pelos meus vídeos no meu canal. Abraço
Re: Furar escapes
3 furos, 8mm... parece outra!
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Boas!
Também tenho 3 furos de 8mm em cada escape,também mandei retirar o catalisador...agora parece-me que faz barulho a mais.
Em relação ao óleo de travões,tenho de fazer o mais que prometido faça você mesmo.É relativamente fácil...
Ultimamente,nem vontade para andar de moto eu tenho...a Preta está parada na garagem a ganhar pó,
Um abraço
Também tenho 3 furos de 8mm em cada escape,também mandei retirar o catalisador...agora parece-me que faz barulho a mais.
Em relação ao óleo de travões,tenho de fazer o mais que prometido faça você mesmo.É relativamente fácil...
Ultimamente,nem vontade para andar de moto eu tenho...a Preta está parada na garagem a ganhar pó,
Um abraço
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Furar escapes
Gosto do som com os 3 furos. Tem mais "corpo"... não é exagerado.
Em relação ao travão da frente, tenho mesmo de mudar o óleo. O visor está castanho escuro!
Quando aperto a manete, está muito dura e vai aos solavancos travando bruscamente!
abraço
Em relação ao travão da frente, tenho mesmo de mudar o óleo. O visor está castanho escuro!
Quando aperto a manete, está muito dura e vai aos solavancos travando bruscamente!
abraço
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Boas!
Se tens o óleo a ficar castanho,sim...muda.
A manete ter esse comportamento,não está relacionado com o óleo dos travões estar a perder qualidades,isso é da cavilha que segura a manete estar suja e com pouca lubrificação.Tens de a tirar,retirando o freio na parte de baixo da manete,empurras a dita para para cima e voilá.Quando faço isso na minha,desmonto o espelho para trabalhar à vontade...
Limpa bem a cavilha e onde ela encaixa na manete com wd40 e antes de montar,lubrifica bem com óleo ou algo semelhante.
Vais ver como essa situação desaparece...
Um abraço
Se tens o óleo a ficar castanho,sim...muda.
A manete ter esse comportamento,não está relacionado com o óleo dos travões estar a perder qualidades,isso é da cavilha que segura a manete estar suja e com pouca lubrificação.Tens de a tirar,retirando o freio na parte de baixo da manete,empurras a dita para para cima e voilá.Quando faço isso na minha,desmonto o espelho para trabalhar à vontade...
Limpa bem a cavilha e onde ela encaixa na manete com wd40 e antes de montar,lubrifica bem com óleo ou algo semelhante.
Vais ver como essa situação desaparece...
Um abraço
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Furar escapes
Problema da manete resolvido!
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Sioah2 escreveu:Problema da manete resolvido!
Era como previa...certo?
Ainda bem que está resolvido!
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Furar escapes
José Vilela escreveu:Boas!
Se tens o óleo a ficar castanho,sim...muda.
A manete ter esse comportamento,não está relacionado com o óleo dos travões estar a perder qualidades,isso é da cavilha que segura a manete estar suja e com pouca lubrificação.Tens de a tirar,retirando o freio na parte de baixo da manete,empurras a dita para para cima e voilá.Quando faço isso na minha,desmonto o espelho para trabalhar à vontade...
Limpa bem a cavilha e onde ela encaixa na manete com wd40 e antes de montar,lubrifica bem com óleo ou algo semelhante.
Vais ver como essa situação desaparece...
Um abraço
Epá, quando li isto, parecia mesmo eu que tinha escrito, ehehehhe
Este Vilela é uma máquina"
Abraço
Re: Furar escapes
desculpem a ignorância xD os furos são feitos e que zona? alguém pode colocar uma foto? estão a falar na saída de escape mesmo na ponta onde tem uma espécie de tampa com um buraco mais pequeno?
helderpinheiro- Mensagens : 23
pontos : 33
Data de inscrição : 12/02/2016
Re: Furar escapes
Viva, Helder Pinheiro
É aí mesmo!
Não consigo inserir a imagem... se quiseres dá-me um endereço de mail para te enviar a foto.
É aí mesmo!
Não consigo inserir a imagem... se quiseres dá-me um endereço de mail para te enviar a foto.
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Por favor, alguém sabe como inserir fotos?
recebo uma msg a dizer que o meu IP foi banido por violação dos termos de uso !?
recebo uma msg a dizer que o meu IP foi banido por violação dos termos de uso !?
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Viva Sioah2
Estive a ver e não estás banido no fórum. Provavelmente a questão será mesmo do teu ISP.
Aqui fica o tutorial de colocação de fotos: https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t41-colocacao-de-fotos-tutorial
Em resposta ao helderpinheiro, também confirmo, é aí.
Abraço
Estive a ver e não estás banido no fórum. Provavelmente a questão será mesmo do teu ISP.
Aqui fica o tutorial de colocação de fotos: https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t41-colocacao-de-fotos-tutorial
Em resposta ao helderpinheiro, também confirmo, é aí.
Abraço
Re: Furar escapes
Olá, bom dia SL125
Obrigado, vou tentar...
Obrigado, vou tentar...
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Nada! serviço indisponível! o programa de upload é o "Tinypic"...
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
a moto faz hoje uma semana.. ainda so tem 140 km... ainda é cedo para o fazer certo?
helderpinheiro- Mensagens : 23
pontos : 33
Data de inscrição : 12/02/2016
Re: Furar escapes
Viva!
Acho que, os furos no escape agora, vai inviabilizar a garantia caso seja necessário recorrer a ela.
Talvez seja melhor esperares mais algum tempo. Ou então até, pelo menos, que tenha a rodagem feita.
Espera por mais algumas sugestões aqui do pessoal mais entendido...
Acho que, os furos no escape agora, vai inviabilizar a garantia caso seja necessário recorrer a ela.
Talvez seja melhor esperares mais algum tempo. Ou então até, pelo menos, que tenha a rodagem feita.
Espera por mais algumas sugestões aqui do pessoal mais entendido...
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Furar escapes
Sioah2 escreveu:Viva!
Acho que, os furos no escape agora, vai inviabilizar a garantia caso seja necessário recorrer a ela.
Talvez seja melhor esperares mais algum tempo. Ou então até, pelo menos, que tenha a rodagem feita.
Espera por mais algumas sugestões aqui do pessoal mais entendido...
Boas, a minha opinião pessoal é a seguinte: Eu pessoalmente não mexia muita na mota agora no inicio, pois a mesma está na fase de rodagem e acamar todas as engrenagens,afinações de carburador e motor, etc....também te digo que o fazer furos nada influência na garantia da mota, pois sei de oficinas e stands que fazem os furos ao escape da Superlight ao pedido do Cliente logo com 0 KMS. Assim sendo, a minha opinião é fazeres tranquilamente a rodagem dos primeiros 1000kms. Abraço
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