Velocidade máxima ?
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LUMMA
José Vilela
SL125
arquigt
FACC
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Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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Velocidade máxima ?
Boas pessoal ;-)
Procurei mas não encontrei nenhum tópico relativo à velocidade máxima que as "meninas" dão.
Por isso gostaria de vos perguntar qual a velocidade máxima a que conseguem rolar nas vossas ?
Abraço e bom fim de semana !
Procurei mas não encontrei nenhum tópico relativo à velocidade máxima que as "meninas" dão.
Por isso gostaria de vos perguntar qual a velocidade máxima a que conseguem rolar nas vossas ?
Abraço e bom fim de semana !
FACC- Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Viva FACC.
Indicação no velocímetro da mota.
Em plano (condições semelhantes):
Kee 110 -> 110km/h
Superlight -> 115 km/h
Não a "cair", mas a descer bem :
Na Kee 110 -> 130km/h
Na Superlight -> 120Km/h
A subir (condições semelhantes) :
Kee 110 -> 80km/h
Keeway Superlight -> 95km/h
Considerações:
A Superlight ao contrário da Kee, tem contra si a aerodinâmica. Piscas, farol, guiador, mostradores, pneus grossos... muita coisa a causar uma mancha maior e mais turbulenta ao ar para a potência que tem. Mas também não é uma mota para bater recordes de velocidade... para isso deverá ser a RKV/S. A Kee, com menos potência e cilindrada compensa com a maior aerodinâmica das suas crenagens e menor área de pneus e mota a cortar o ar. Daí conseguir boas velocidades de ponta apesar da potência. E os consumos também!
Hei-de medir com GPS na Superlight.
Indicação no velocímetro da mota.
Em plano (condições semelhantes):
Kee 110 -> 110km/h
Superlight -> 115 km/h
Não a "cair", mas a descer bem :
Na Kee 110 -> 130km/h
Na Superlight -> 120Km/h
A subir (condições semelhantes) :
Kee 110 -> 80km/h
Keeway Superlight -> 95km/h
Considerações:
A Superlight ao contrário da Kee, tem contra si a aerodinâmica. Piscas, farol, guiador, mostradores, pneus grossos... muita coisa a causar uma mancha maior e mais turbulenta ao ar para a potência que tem. Mas também não é uma mota para bater recordes de velocidade... para isso deverá ser a RKV/S. A Kee, com menos potência e cilindrada compensa com a maior aerodinâmica das suas crenagens e menor área de pneus e mota a cortar o ar. Daí conseguir boas velocidades de ponta apesar da potência. E os consumos também!
Hei-de medir com GPS na Superlight.
arquigt- Mensagens : 100
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Data de inscrição : 27/09/2015
Idade : 45
Localização : Amadora
Re: Velocidade máxima ?
A sério ?? É que a minha em plano não passa dos 85, e a subir vai para 60... mas talvez tenha a ver com o facto de ter apenas 900kms...
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Sim. Creio que nos primeiros 500 ou 1000 kms o concessionario aconselha a ter a patilha da mistura ao carburador na posição media. Depois é abrir e dar -lhe gas.
arquigt- Mensagens : 100
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Data de inscrição : 27/09/2015
Idade : 45
Localização : Amadora
Re: Velocidade máxima ?
arquigt escreveu:Sim. Creio que nos primeiros 500 ou 1000 kms o concessionario aconselha a ter a patilha da mistura ao carburador na posição media. Depois é abrir e dar -lhe gas.
Atenção, isso é tremendamente errado!!!!
A patilha do ar é sempre posta toda para baixo antes de começar a andar. Não voltes ao stand onde te disseram isso, pois não sabem o que dizem.
O que a marca indica é não atingir grandes rotações de motor nos primeiros 1.000kms. Vem um quadro no manual da mota com o limite de velocidade a atingir em cada mudança nos primeiros 1.000 kms.
Nas velocidades de ponta, confirmo o dito pelo arquigt.
De qualquer forma é estranho a tua não passar dos 85kms. Na revisão agora dos 1.000 pede para trocar a vela por uma ngk e refere essa situação da velocidade.
Ou então vê se te aconteceu como a minha em que tinham mandado o cabo de travão traseiro tão esticado que a mota andava sempre travada até eu perceber o problema... mete a mota no descanso central e vê se a roda gira livremente quando a empurras com a mão.
Re: Velocidade máxima ?
Vela NGK já ela tem SL125... mas tem a 7. Estou à espera de receber a 9 de Iridium igual à que usas. Talvez faca a diferença.
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Tem esta : NGK DPR7EA-9
Coloquei essa referência por indicação do importador da marca, tal como já tinha referenciado no tópico acerca das velas.
Coloquei essa referência por indicação do importador da marca, tal como já tinha referenciado no tópico acerca das velas.
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Desculpa FACC,
Não me lembrei que já tinhas referido isso.
De qualquer forma tens a vela errada. A recomendada pela marca é a D7EA ou DR7EA e não a DPR7EA-9:
A vela DR7EA tem um gap (distância da patilha ao polo) de 0,7mm e a DPR7EA tem um gap de 0,9mm
Vê no separador specs aqui da NGK:
DR7EA: http://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9739
DPR7EA: http://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9727
Pode parecer pouco, mas é uma grande diferença!
Provavelmente estás a ter combustível mal queimado e como tal, pouco potência.
Substitui a vela o quanto antes por uma NGK DR9EA ou DR7EA (mas já que vais comprar, compra a 9), mesmo que depois ponhas a de iridium, ficas com esta de reserva, que convém sempre.
Abraço
Não me lembrei que já tinhas referido isso.
De qualquer forma tens a vela errada. A recomendada pela marca é a D7EA ou DR7EA e não a DPR7EA-9:
A vela DR7EA tem um gap (distância da patilha ao polo) de 0,7mm e a DPR7EA tem um gap de 0,9mm
Vê no separador specs aqui da NGK:
DR7EA: http://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9739
DPR7EA: http://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9727
Pode parecer pouco, mas é uma grande diferença!
Provavelmente estás a ter combustível mal queimado e como tal, pouco potência.
Substitui a vela o quanto antes por uma NGK DR9EA ou DR7EA (mas já que vais comprar, compra a 9), mesmo que depois ponhas a de iridium, ficas com esta de reserva, que convém sempre.
Abraço
Re: Velocidade máxima ?
Eu vi logo. Mas foi a indicação do "departamento técnico" do importador da Keeway em Portugal. Até tenho o email dos fulanos guardado. Pelos vistos percebem do assunto...
Seja como for, já a retirei e coloquei a TORCH que vinha de origem, enquanto não chega a de Iridium igual à que usas.
Seja como for, já a retirei e coloquei a TORCH que vinha de origem, enquanto não chega a de Iridium igual à que usas.
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Obrigado pela correção SL125. Na verdade foi o que um proprietário me disse. Ele comprou a mota no stand da Azambuja. Mas acredito que tenha havido algum lapso no entendimento da questão. Qualquer das formas, comigo é sempre para baixo como referes.
arquigt- Mensagens : 100
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Re: Velocidade máxima ?
FACC escreveu:Eu vi logo. Mas foi a indicação do "departamento técnico" do importador da Keeway em Portugal. Até tenho o email dos fulanos guardado. Pelos vistos percebem do assunto...
Seja como for, já a retirei e coloquei a TORCH que vinha de origem, enquanto não chega a de Iridium igual à que usas.
Sim, é preferível. E mesmo com essa Torch já deverias notar diferença... caso contrário, julgo que o problema não esteja na vela...
Olha, deixa lá, no manual da Landcruiser vem que ela usa a mesma vela da Superlight, o que é rigorosamente impossível, pois as locais onde enroscam as velas têm diâmetros bem diferentes. Tive de ver nos nuestros hermanos do Chile qual a vela correta
Re: Velocidade máxima ?
arquigt escreveu:Obrigado pela correção SL125. Na verdade foi o que um proprietário me disse. Ele comprou a mota no stand da Azambuja. Mas acredito que tenha havido algum lapso no entendimento da questão. Qualquer das formas, comigo é sempre para baixo como referes.
Desculpa agora a minha resposta direta, mas como já ouvi de tudo sobre oficinas... não me admirava. Oxalá tenha mesmo sido mal entendido!
Mas é isso que por vezes leva pessoal que pouco conhece de mecânica a fazer azelhices, razão pela qual de imediato corrijo
Abraço
Re: Velocidade máxima ?
Só coloquei a TORCH hoje, mas ainda não tive tempo para experimentar se se nota diferença. Amanhã já faço um test-drive :-)
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
SL125, olha aqui qual a vela que o site da NGK no Uk recomenda para a Superlight :
http://www.ngkpartfinder.co.uk/mc_search.php?type=SPARK%2520PLUGS&manufact=KEEWAY&model=Superlight%2520125&engine=125
Foi essa a referência que coloquei...
http://www.ngkpartfinder.co.uk/mc_search.php?type=SPARK%2520PLUGS&manufact=KEEWAY&model=Superlight%2520125&engine=125
Foi essa a referência que coloquei...
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
FACC,
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
Re: Velocidade máxima ?
SL125 escreveu:FACC,
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
É verdade. É essa que está no manual.
FACC- Mensagens : 107
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Re: Velocidade máxima ?
FACC escreveu:SL125 escreveu:FACC,
Eu sigo o que está no manual da Superlight. E no manual vem a D7EA.
Mais logo já digitalizo a página e coloco aqui, mas se tiveres manual de utilizador da tua, vai lá ver que está lá na página relacionada com a parte elétrica.
É verdade. É essa que está no manual.
Re: Velocidade máxima ?
Confirmo que com a vela Torch a Superlight ficou mais rápida a desenvolver do que com a NGK DPR7EA-9 que o importador me tinha aconselhado a colocar.
No entanto, a velocidade máxima pouco ou nada mudou.
Terá a ver com o facto de ter ainda poucos kms ?
No entanto, a velocidade máxima pouco ou nada mudou.
Terá a ver com o facto de ter ainda poucos kms ?
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Sim, pode ter a ver com isso.
Já fizeste o teste da roda de trás no ar, como te disse?
Resta também perceber onde estás a fazer esse teste de velocidade e se estás a puxar corretamente as mudanças (se calhar não faz sentido no teu caso, mas já uma vez alguém se queixava de um barulho estranho no motor em baixas e afinal a pessoa não explorava as mudanças corretamente).
Ou seja, essa velocidade máxima que referes presumo que seja em AE, em plano, certo?
Fazes isso depois de já teres rodado pelo menos 10km, e com o motor quente, certo?
Parto do princípio que exploras as mudanças (pelo menos 3ª e 4ª) até às 7.000 rpm sucessivamente até meteres a 5ª e com ela tentas atingir tb essas 7 mil, certo?
Se respondeste afirmativamente às questões, então poderás ter válvulas a precisarem de ser afinadas agora aos 1.000kms e que te seja retirado o restritor de ar que está dentro do filtro de ar, que a maior parte das KSL's já não trazem.
Vai dando notícias.
Já fizeste o teste da roda de trás no ar, como te disse?
Resta também perceber onde estás a fazer esse teste de velocidade e se estás a puxar corretamente as mudanças (se calhar não faz sentido no teu caso, mas já uma vez alguém se queixava de um barulho estranho no motor em baixas e afinal a pessoa não explorava as mudanças corretamente).
Ou seja, essa velocidade máxima que referes presumo que seja em AE, em plano, certo?
Fazes isso depois de já teres rodado pelo menos 10km, e com o motor quente, certo?
Parto do princípio que exploras as mudanças (pelo menos 3ª e 4ª) até às 7.000 rpm sucessivamente até meteres a 5ª e com ela tentas atingir tb essas 7 mil, certo?
Se respondeste afirmativamente às questões, então poderás ter válvulas a precisarem de ser afinadas agora aos 1.000kms e que te seja retirado o restritor de ar que está dentro do filtro de ar, que a maior parte das KSL's já não trazem.
Vai dando notícias.
Re: Velocidade máxima ?
O teste da roda de trás ainda não fiz. Mas vou fazer.
Quanto às restantes perguntas que colocas vou-me certificar que cumpro todos os requisitos que mencionas, e vou tirar conclusões. Mas faz muito sentido o que dizes.
Vou ver se no fim de semana cumpro "à risca" as tuas indicações SL125, e depois digo qualquer coisa.
Entretanto também deve estar a chegar a NGK de Iridium, e talvez isso também ajude.
Obrigado ;-)
Quanto às restantes perguntas que colocas vou-me certificar que cumpro todos os requisitos que mencionas, e vou tirar conclusões. Mas faz muito sentido o que dizes.
Vou ver se no fim de semana cumpro "à risca" as tuas indicações SL125, e depois digo qualquer coisa.
Entretanto também deve estar a chegar a NGK de Iridium, e talvez isso também ajude.
Obrigado ;-)
FACC- Mensagens : 107
pontos : 151
Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
SL125 escreveu:Sim, pode ter a ver com isso.
...
Se respondeste afirmativamente às questões, então poderás ter válvulas a precisarem de ser afinadas agora aos 1.000kms e que te seja retirado o restritor de ar que está dentro do filtro de ar, que a maior parte das KSL's já não trazem.
...
Olá SL125. Já agora, esse restritor de ar é uma peça plástica com um ou dois orifícios que está junto do filtro de ar propriamente dito em esponja? Ou seja, uma peça plana, plástica, que deixa passar apenas o ar por um orifício em vez de usar a totalidade da área do filtro de ar?
Por acaso achei que isso seria uma peça a tirar mais tarde ... restringe mais entrada de ar. Se for essa, a mesma deve ser retirada por volta dos 1000kms?
Obrigado
arquigt- Mensagens : 100
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Re: Velocidade máxima ?
Não sei se a minha terá isso, uma vez que foi comprada em Agosto... ou seja, é recente.
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
arquigt e FACC:
Sim, a peça é a que o arquigt refere.
Todas as Superlight's as trazem de fábrica, desde as mais antigas à mais modernas.
A diferença é que alguns stands quando estão a preparar a mota para o cliente, retiram logo essa placa de forma a que a mota ande mais.
Em resposta ao arquigt, Eu sou de opinião de a manter até aos 1.000kms, pois até essa altura não se deve puxar muito pelo motor e a placa é uma forma de limitar precisamente que o motor atinja grandes acelerações, pois a entrada de ar está limitada por essa placa.
FACC, vamos lá fazer o teste da roda e restantes e depois dá feeback
Abraços
Sim, a peça é a que o arquigt refere.
Todas as Superlight's as trazem de fábrica, desde as mais antigas à mais modernas.
A diferença é que alguns stands quando estão a preparar a mota para o cliente, retiram logo essa placa de forma a que a mota ande mais.
Em resposta ao arquigt, Eu sou de opinião de a manter até aos 1.000kms, pois até essa altura não se deve puxar muito pelo motor e a placa é uma forma de limitar precisamente que o motor atinja grandes acelerações, pois a entrada de ar está limitada por essa placa.
FACC, vamos lá fazer o teste da roda e restantes e depois dá feeback
Abraços
Re: Velocidade máxima ?
Este fim de semana já a meto de roda no ar... e digo alguma coisa
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
Re: Velocidade máxima ?
Aproveitei para lhe colocar a roda no ar e mudar a vela uma vez que acabei de receber a de Iridium DR9IX, que acabei de colocar.
A roda de trás de facto não está totalmente presa. Ela roda, não roda é muito. Ouve-se claramente qualquer coisa a "roçar" ( talvez os travões ), mas provavelmente é mesmo assim, uma vez que tem que arrastar a corrente e restantes engrenagens da caixa, etc... digo eu !
A roda de trás de facto não está totalmente presa. Ela roda, não roda é muito. Ouve-se claramente qualquer coisa a "roçar" ( talvez os travões ), mas provavelmente é mesmo assim, uma vez que tem que arrastar a corrente e restantes engrenagens da caixa, etc... digo eu !
FACC- Mensagens : 107
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Data de inscrição : 03/11/2015
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