Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

3 participantes

Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por bruno.russo Qua Jul 12, 2023 12:14 pm

Boas

Adquiri recentemente uma Superlight 125 ainda Euro3. Estou com bastantes dificuldades no arranque... Ligo a chave a não há sinal de vida. O botão do arranque também não dá nada... Com algum sofrimento lá a consigo pôr a trabalhar de pedal.

A bateria estava em baixo, mas aceitou carga e está a 12,85V. Ainda é a de origem.
A vela é a de origem, mas parece trabalhar bem, porque a mota quando trabalha está certinha.
Já limpei o sensor do descanso, mas estava bom.
Um amigo diz-me que provavelmente é o sensor da caixa de velocidades, que não deixa a mota pegar, porque assume que não está em ponto-morto...

Será mesmo esse sensor? Se não a deixa pegar, porque é que às vezes pega de pedal?... Onde fica esse sensor?
Será antes outro problema eléctrico que não está a deixar chegar corrente ao canhão e, consequentemente ao motor de arranque, e a dificuldade em pegar seja um problema diferente, derivado de a mota ter estado parada dois anos?

Alguém tem alguma coisa a dizer sobre isto?

Obrigado, e boas curvas!

bruno.russo

Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por bruno.russo Qui Jul 13, 2023 12:57 pm

Bem... novidades sobre este assunto. Até tenho vergonha, mas cá vai:

Uma vez que o cromado do quadro do manómetro da gasolina e da tampa do depósito estava em muito mau estado, desmontei-o e desliguei o manómetro da gasolina. Os fios ficaram pendurados sobre o depósito e às vezes estavam encostados... Ou seja, quando dava ao pedal do kickstart, às vezes os fios desencostavam e a mota pegava, quando os fios se mantinham encostados, a mota não pegava... Enfim, às vezes a azelhice vem ao de cima! Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque 1f602

Mas, resolvido o problema de saber se a mota trabalha ou não (trabalha, e bem, e com a vela de origem, já com 26000Km...), mantém-se o problema de o motor de arranque não trabalhar. A impressão que me dá é que a corrente da bateria não chega ao botão do start... Já verifiquei e limpei o sensor do neutro, na caixa, os terminais do canhão e vários outros terminais na cablagem que está à vista. A bateria parece boa... Não estou a ver onde possa estar o problema. Ligo a chave e não há nenhuma diferença: nenhuma luz se acende...

bruno.russo

Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por SL125 Sex Jul 14, 2023 9:59 am

Boas, Bruno

Assumir que a bateria está boa, se tiver mais de 5 anos é para esquecer. Tenho grandes dúvidas que esteja, ainda para mais se a mota esteve parada 2 anos.
A minha é de 2010 e vai agora na 3ª bateria, contando com a de origem.

Vela de origem, a sério? As famosas "Torch" e com 26 mil kms?
A recomendação nas 4T é mudar a vela a cada revisão. Porquê? Porque a vela vai perdendo eficácia. A mota não vai deixar de trabalhar, mas vais começar a notar maior dificuldade a pegar, por vezes começará a fazer rateres, etc...
Eu andei até aos 17 mil a troca a cada 3 mil, mas depois coloquei uma de iridium, e essa assim, é a mesma até agora (tenho 35k)

Não quero estar aqui a opinar sobre a tua carteira, mas às vezes com estas pequenas coisas, consegue-se manter a máquina em perfeitas condições, em vez de andar a "atamancar".
Nas vespas eu sei que o conceito é diferente, o meu pai já teve várias e aquilo a mesma vela anda lá anos e anos, kms e kms... Laughing mas as 4T são mais sensíveis à eficácia da faísca.

Boas curvas!
thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

VIC e bruno.russo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por bruno.russo Sex Jul 14, 2023 11:02 am

A vela é uma Torch, e, surpreendentemente, mantém a mota com um trabalhar muito agradável. A mota pega facilmente à primeira, de pedal. Tirei-a para ver como estava: tem alguma ferrugem por fora, mas por dentro tem uma boa cor, um bom espaçamento... não parece que tem os 26k... Já comprei duas NGK, mas se calhar a Torch vai andar na bolsa da ferramenta para o caso de as velas novas não aguentarem Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque 1f602 A referência que tinha era uma de platina, mas a loja onde fui só tinha umas NGK normalíssimas...
(já agora, as velas nas vespas têm bastante influência, sobretudo em motores mexidos como os meus Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque 1f601 )

Digo que a bateria está boa apenas porque recebeu carga e tem mantido sempre acima dos 12V... mas de baterias percebo pouco...

De mecânica a máquina parece boa. A parte eléctrica é mesmo o que está a dar problemas. Não dá arranque, não tem máximos, e quando ligo a chave nenhuma luz se acende. De resto, tudo parece funcionar enquanto o motor trabalha.

bruno.russo

Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém

SL125 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por SL125 Sex Jul 14, 2023 11:39 am

Tens de ver as ligações elétricas, que estão todas dentro do coco do farol. Pode ser verdete nos terminais.
Quanto aos máximos, uma vez também estava com problemas e embora a lâmpada parecesse não estar fundida, estava mesmo.
Se quiseres, tiras a lâmpada fora e vês se tem corrente a chegar ao casquilho.
Pode também ser o comutador que esteja com verdete por dentro. Tens de abrir e ver.
v


Última edição por SL125 em Qui Jul 20, 2023 9:18 am, editado 1 vez(es)
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

VIC e bruno.russo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por bruno.russo Qua Jul 19, 2023 10:37 pm

Ora bem, eram três problemas: a bateria morta, um fusível queimado e o sensor da caixa... Já foi tudo tratado, e já funciona em condições!

bruno.russo

Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém

SL125 e VIC gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por VIC Seg Jul 31, 2023 2:39 pm

Folgo em saber que tens o problema resolvido.  cheers  

Boas curvas.
VIC
VIC

Mensagens : 57
pontos : 61
Data de inscrição : 20/10/2022
Idade : 43
Localização : Caldas

bruno.russo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor da caixa de velocidades  e dificuldades no arranque Empty Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos