Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
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Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
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Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
Boas
Adquiri recentemente uma Superlight 125 ainda Euro3. Estou com bastantes dificuldades no arranque... Ligo a chave a não há sinal de vida. O botão do arranque também não dá nada... Com algum sofrimento lá a consigo pôr a trabalhar de pedal.
A bateria estava em baixo, mas aceitou carga e está a 12,85V. Ainda é a de origem.
A vela é a de origem, mas parece trabalhar bem, porque a mota quando trabalha está certinha.
Já limpei o sensor do descanso, mas estava bom.
Um amigo diz-me que provavelmente é o sensor da caixa de velocidades, que não deixa a mota pegar, porque assume que não está em ponto-morto...
Será mesmo esse sensor? Se não a deixa pegar, porque é que às vezes pega de pedal?... Onde fica esse sensor?
Será antes outro problema eléctrico que não está a deixar chegar corrente ao canhão e, consequentemente ao motor de arranque, e a dificuldade em pegar seja um problema diferente, derivado de a mota ter estado parada dois anos?
Alguém tem alguma coisa a dizer sobre isto?
Obrigado, e boas curvas!
Adquiri recentemente uma Superlight 125 ainda Euro3. Estou com bastantes dificuldades no arranque... Ligo a chave a não há sinal de vida. O botão do arranque também não dá nada... Com algum sofrimento lá a consigo pôr a trabalhar de pedal.
A bateria estava em baixo, mas aceitou carga e está a 12,85V. Ainda é a de origem.
A vela é a de origem, mas parece trabalhar bem, porque a mota quando trabalha está certinha.
Já limpei o sensor do descanso, mas estava bom.
Um amigo diz-me que provavelmente é o sensor da caixa de velocidades, que não deixa a mota pegar, porque assume que não está em ponto-morto...
Será mesmo esse sensor? Se não a deixa pegar, porque é que às vezes pega de pedal?... Onde fica esse sensor?
Será antes outro problema eléctrico que não está a deixar chegar corrente ao canhão e, consequentemente ao motor de arranque, e a dificuldade em pegar seja um problema diferente, derivado de a mota ter estado parada dois anos?
Alguém tem alguma coisa a dizer sobre isto?
Obrigado, e boas curvas!
bruno.russo- Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém
SL125 gosta desta mensagem
Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
Bem... novidades sobre este assunto. Até tenho vergonha, mas cá vai:
Uma vez que o cromado do quadro do manómetro da gasolina e da tampa do depósito estava em muito mau estado, desmontei-o e desliguei o manómetro da gasolina. Os fios ficaram pendurados sobre o depósito e às vezes estavam encostados... Ou seja, quando dava ao pedal do kickstart, às vezes os fios desencostavam e a mota pegava, quando os fios se mantinham encostados, a mota não pegava... Enfim, às vezes a azelhice vem ao de cima!
Mas, resolvido o problema de saber se a mota trabalha ou não (trabalha, e bem, e com a vela de origem, já com 26000Km...), mantém-se o problema de o motor de arranque não trabalhar. A impressão que me dá é que a corrente da bateria não chega ao botão do start... Já verifiquei e limpei o sensor do neutro, na caixa, os terminais do canhão e vários outros terminais na cablagem que está à vista. A bateria parece boa... Não estou a ver onde possa estar o problema. Ligo a chave e não há nenhuma diferença: nenhuma luz se acende...
Uma vez que o cromado do quadro do manómetro da gasolina e da tampa do depósito estava em muito mau estado, desmontei-o e desliguei o manómetro da gasolina. Os fios ficaram pendurados sobre o depósito e às vezes estavam encostados... Ou seja, quando dava ao pedal do kickstart, às vezes os fios desencostavam e a mota pegava, quando os fios se mantinham encostados, a mota não pegava... Enfim, às vezes a azelhice vem ao de cima!
Mas, resolvido o problema de saber se a mota trabalha ou não (trabalha, e bem, e com a vela de origem, já com 26000Km...), mantém-se o problema de o motor de arranque não trabalhar. A impressão que me dá é que a corrente da bateria não chega ao botão do start... Já verifiquei e limpei o sensor do neutro, na caixa, os terminais do canhão e vários outros terminais na cablagem que está à vista. A bateria parece boa... Não estou a ver onde possa estar o problema. Ligo a chave e não há nenhuma diferença: nenhuma luz se acende...
bruno.russo- Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém
SL125 gosta desta mensagem
Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
Boas, Bruno
Assumir que a bateria está boa, se tiver mais de 5 anos é para esquecer. Tenho grandes dúvidas que esteja, ainda para mais se a mota esteve parada 2 anos.
A minha é de 2010 e vai agora na 3ª bateria, contando com a de origem.
Vela de origem, a sério? As famosas "Torch" e com 26 mil kms?
A recomendação nas 4T é mudar a vela a cada revisão. Porquê? Porque a vela vai perdendo eficácia. A mota não vai deixar de trabalhar, mas vais começar a notar maior dificuldade a pegar, por vezes começará a fazer rateres, etc...
Eu andei até aos 17 mil a troca a cada 3 mil, mas depois coloquei uma de iridium, e essa assim, é a mesma até agora (tenho 35k)
Não quero estar aqui a opinar sobre a tua carteira, mas às vezes com estas pequenas coisas, consegue-se manter a máquina em perfeitas condições, em vez de andar a "atamancar".
Nas vespas eu sei que o conceito é diferente, o meu pai já teve várias e aquilo a mesma vela anda lá anos e anos, kms e kms... mas as 4T são mais sensíveis à eficácia da faísca.
Boas curvas!
Assumir que a bateria está boa, se tiver mais de 5 anos é para esquecer. Tenho grandes dúvidas que esteja, ainda para mais se a mota esteve parada 2 anos.
A minha é de 2010 e vai agora na 3ª bateria, contando com a de origem.
Vela de origem, a sério? As famosas "Torch" e com 26 mil kms?
A recomendação nas 4T é mudar a vela a cada revisão. Porquê? Porque a vela vai perdendo eficácia. A mota não vai deixar de trabalhar, mas vais começar a notar maior dificuldade a pegar, por vezes começará a fazer rateres, etc...
Eu andei até aos 17 mil a troca a cada 3 mil, mas depois coloquei uma de iridium, e essa assim, é a mesma até agora (tenho 35k)
Não quero estar aqui a opinar sobre a tua carteira, mas às vezes com estas pequenas coisas, consegue-se manter a máquina em perfeitas condições, em vez de andar a "atamancar".
Nas vespas eu sei que o conceito é diferente, o meu pai já teve várias e aquilo a mesma vela anda lá anos e anos, kms e kms... mas as 4T são mais sensíveis à eficácia da faísca.
Boas curvas!
VIC e bruno.russo gostam desta mensagem
Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
A vela é uma Torch, e, surpreendentemente, mantém a mota com um trabalhar muito agradável. A mota pega facilmente à primeira, de pedal. Tirei-a para ver como estava: tem alguma ferrugem por fora, mas por dentro tem uma boa cor, um bom espaçamento... não parece que tem os 26k... Já comprei duas NGK, mas se calhar a Torch vai andar na bolsa da ferramenta para o caso de as velas novas não aguentarem A referência que tinha era uma de platina, mas a loja onde fui só tinha umas NGK normalíssimas...
(já agora, as velas nas vespas têm bastante influência, sobretudo em motores mexidos como os meus )
Digo que a bateria está boa apenas porque recebeu carga e tem mantido sempre acima dos 12V... mas de baterias percebo pouco...
De mecânica a máquina parece boa. A parte eléctrica é mesmo o que está a dar problemas. Não dá arranque, não tem máximos, e quando ligo a chave nenhuma luz se acende. De resto, tudo parece funcionar enquanto o motor trabalha.
(já agora, as velas nas vespas têm bastante influência, sobretudo em motores mexidos como os meus )
Digo que a bateria está boa apenas porque recebeu carga e tem mantido sempre acima dos 12V... mas de baterias percebo pouco...
De mecânica a máquina parece boa. A parte eléctrica é mesmo o que está a dar problemas. Não dá arranque, não tem máximos, e quando ligo a chave nenhuma luz se acende. De resto, tudo parece funcionar enquanto o motor trabalha.
bruno.russo- Mensagens : 11
pontos : 17
Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém
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Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
Tens de ver as ligações elétricas, que estão todas dentro do coco do farol. Pode ser verdete nos terminais.
Quanto aos máximos, uma vez também estava com problemas e embora a lâmpada parecesse não estar fundida, estava mesmo.
Se quiseres, tiras a lâmpada fora e vês se tem corrente a chegar ao casquilho.
Pode também ser o comutador que esteja com verdete por dentro. Tens de abrir e ver.
Quanto aos máximos, uma vez também estava com problemas e embora a lâmpada parecesse não estar fundida, estava mesmo.
Se quiseres, tiras a lâmpada fora e vês se tem corrente a chegar ao casquilho.
Pode também ser o comutador que esteja com verdete por dentro. Tens de abrir e ver.
Última edição por SL125 em Qui Jul 20, 2023 9:18 am, editado 1 vez(es)
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Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
Ora bem, eram três problemas: a bateria morta, um fusível queimado e o sensor da caixa... Já foi tudo tratado, e já funciona em condições!
bruno.russo- Mensagens : 11
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Data de inscrição : 12/07/2023
Localização : Santarém
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Re: Sensor da caixa de velocidades e dificuldades no arranque
Folgo em saber que tens o problema resolvido.
Boas curvas.
Boas curvas.
VIC- Mensagens : 57
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Localização : Caldas
bruno.russo gosta desta mensagem
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