Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

target fixation...como evitar?

+5
Pedro Carmo
PRMPGomes
Mlopes
SL125
marizacosta
9 participantes

Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty target fixation...como evitar?

Mensagem por marizacosta Sex Abr 14, 2017 1:32 am

Olá pessoal
Tenho lido alguma coisa sobre este assunto e resolvi pôr aqui a questão. Já aconteceu com vocês fixarem-se num ponto - obstáculo - e no lugar de contornar esse obstáculo irem de encontro a ele? Um dia desses queria fazer a curva na garagem e como tinha receio de bater na parede em frente, fui quase de encontro a ela. Fui rápida e travei a moto. Mas já assisti algumas situações no trânsito de pessoas de carro a acelerarem de encontro ao obstáculo. A questão que ponho é a seguinte: como podemos evitar essa fixação naquilo que consideramos ser um perigo? Esse controle mental é treinado? De carro faço isso numa boa, mas na moto tenho a impressão que talvez o medo possa ser um impeditivo. Vi um vídeo brasileiro em que o motociclista sugere que movimentemos mais a cabeça e não só o olhar, acabando por esse movimento evitar a tal fixação tão perigosa.

marizacosta

Mensagens : 71
pontos : 87
Data de inscrição : 17/03/2017
Localização : Paredes - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por SL125 Ter Abr 18, 2017 2:11 pm

Olá Mariza,

O conceito é totalmente novo e nunca me aconteceu Shocked
O que já me aconteceu foi ir a rolar e quando avisto o buraco não ter tempo de me desviar e aí, apesar de tentar dar o jeito, acabo por lá passar em cheio.

Mas creio que o "erro" está no que referes de mexer pouco a cabeça.
Uma das coisas que mais gosto de andar de a mota é a condução da mesma "obrigar" a movimentar a cabeça, pois temos de alargar o campo de visão para além do que está próximo, temos de ter uma visão global do perigo ao pé, mas também do contexto geral. Ex: ao arrancar num semáforo, tento manter a atenção na viatura da frente (que pode parar de repente) mas também se o trânsito das outras artérias parou, etc...

Claro que não é fácil, mas depois acaba por ser quase instintivo.

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por Mlopes Qua Abr 19, 2017 6:32 pm

Sobre este problema (e outros), aconselho a ver o filme "Twist of the Wrist". Tem lá conselhos muito bons sobre curvar, travar, aceleração, domínio da mota, percepção visual, etc...


Basicamente, a fixação por um determinado ponto ou obstáculo força um condutor a reagir de forma contrária ao que deveria ser feito, que em vez de o evitar, acaba por ir de encontro ao mesmo.
Não tenho muitos conselhos para dar, porque de vez em quando acabo por ter essas distrações, mas tento antecipar alguns movimentos ou possíveis manobras de outros condutores, além de tentar perceber o comportamento da mota.
Em curva, ou na fixação de obstáculos, tento olhar um pouco mais em "frente", para evitar essa fixação. Mas não é fácil, e tem de ser treinado, com muitos quilómetros em cima da mota.


Mlopes

Mensagens : 5
pontos : 7
Data de inscrição : 20/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por PRMPGomes Qua Abr 26, 2017 11:07 am

Bom dia,

Já li bastante sobre este tema por causa das duas rodas sem motor Smile

Acontece muito, por exemplo, em BTT começar a olhar para uma raiz da qual tenho de me desviar e acabar por ir lá dar com a roda.

Para colmatar isto o que me foi sempre sugerido foi olhar para o "fundo" e não para a roda, depois de estabelecer a rota que me vai desviar do obstáculo devo retirar de lá a vista, apenas com olhares fugazes e muito pontuais para correção se necessário.

Mexer a cabeça é também uma dica que ouvi mas não é tão comum

Qualquer coisa, apitem... Smile

PRMPGomes

Mensagens : 41
pontos : 49
Data de inscrição : 16/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por Pedro Carmo Qui Abr 27, 2017 9:39 am

a melhor maneira de contornar isso, é por exemplo numa curva ires a olhar para onde queres ir e nao focada ali à frente na roda, se fores a olhar ali para a zona mais proxima de ti vais começar a alargar a trajetória. mesmo em recta é olhar lá para o fundo
Pedro Carmo
Pedro Carmo

Mensagens : 76
pontos : 82
Data de inscrição : 30/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por Kemys Sex maio 12, 2017 10:01 am

Por acaso é um tema bastante curioso que já me aconteceu muitas vezes, tanto de bike como de mota. Quando comprei esta rkv, já não andava de moto há muitos anos e as 1ªs curvas em velocidades mais altas a mota "queria ir em frente" parecia que tinha a direcção colada.
Kemys
Kemys

Mensagens : 159
pontos : 163
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 46
Localização : Norte

https://www.facebook.com/kemystore/

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por JM73 Dom Abr 29, 2018 11:34 am

Mlopes escreveu:Sobre este problema (e outros), aconselho a ver o filme "Twist of the Wrist". Tem lá conselhos muito bons sobre curvar, travar, aceleração, domínio da mota, percepção visual, etc...


Basicamente, a fixação por um determinado ponto ou obstáculo força um condutor a reagir de forma contrária ao que deveria ser feito, que em vez de o evitar, acaba por ir de encontro ao mesmo.
Não tenho muitos conselhos para dar, porque de vez em quando acabo por ter essas distrações, mas tento antecipar alguns movimentos ou possíveis manobras de outros condutores, além de tentar perceber o comportamento da mota.
Em curva, ou na fixação de obstáculos, tento olhar um pouco mais em "frente", para evitar essa fixação. Mas não é fácil, e tem de ser treinado, com muitos quilómetros em cima da mota.

Olá,

O link não está dsiponível por violação de direitos de autor.

Deixo aqui um link de um canal de youtube que subscrevi e acho bastante intressante onde um companheiro das duas rodas e também instrutor de condução, faz vídeos com dicas para melhorar a segurança e condução. Sendo as Keeway muitas vezes o patamar de entrada no mundo do motociclismo é um  canal a visitar por principiantes mas não só.  




Ainda dentro do tópico fica este vídeo também



70mph = 112.65km/h

388ft = 118.26m
JM73
JM73

Mensagens : 17
pontos : 23
Data de inscrição : 25/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por Bombas Dom Abr 29, 2018 8:53 pm

Boas ,boa questao .
Eu vou pesquisar , mais sobre o assunto .
A mim nunca aconteceu ,já tinha ouvido falar sobre esse fenomeno .
Cumprimentos a todos .
Cheers
Bombas
Bombas

Mensagens : 196
pontos : 214
Data de inscrição : 24/09/2017
Idade : 46
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por PeteRichards Qui Jul 26, 2018 11:51 pm

Ainda sem muita experiência arrisco a avançar que pode se dever à concentração que nós aplicamos no obstáculo (ou zona) e não ao resto. já li em muito sitio que a mota tende a ir para onde olhamos, não sei se é de todo verdade mas o melhor será treinar isso da seguinte forma: identificação do perigo e calculo imediato da trajectória a tomar para o evitar tendo em consideração as outras viaturas e mesmo o próprio clima (chuva, vento).

Uma coisa que aprendi a andar de bicicleta é olhar sempre o mais para a frente possivel e não para os 3 metros à nossa frente. Tempo para reagir em segurança é ideal.
PeteRichards
PeteRichards

Mensagens : 125
pontos : 151
Data de inscrição : 26/06/2018
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por SL125 Sex Jul 27, 2018 9:48 am

PeteRichards escreveu:Ainda sem muita experiência arrisco a avançar que pode se dever à concentração que nós aplicamos no obstáculo (ou zona) e não ao resto. já li em muito sitio que a mota tende a ir para onde olhamos, não sei se é de todo verdade mas o melhor será treinar isso da seguinte forma: identificação do perigo e calculo imediato da trajectória a tomar para o evitar tendo em consideração as outras viaturas e mesmo o próprio clima (chuva, vento).

Uma coisa que aprendi a andar de bicicleta é olhar sempre o mais para a frente possivel e não para os 3 metros à nossa frente. Tempo para reagir em segurança é ideal.

É isso mesmo PeteRichards,
Ainda esta semana me apareceu um artigo (já não me lembro onde, mas foi uma partilha de facebook) sobre as dicas de segurança para andar de mota, e referiam mesmo "esqueçam os 3 metros à frente da mota, pois a essa distância já não se consegue fazer nada para evitar o que seja" e ainda "ao entrar numa curva, manter sempre o olhar apontado ao ponto de saída da curva" e acho que é mesmo assim, o nosso cérebro depois calcula o resto e a melhor alternativa / inclinação / velocidade, etc

Experimentem testar algumas técnicas numa zona com pouco trânsito / baixo risco e vão ver que funciona (por ex. entrar numa curva a olhar para os 3 metros à frente da mota e depois fazer a mesma curva mas fixando o ponto de saída da curva).
Assim como o "countersteering", dou por mim a utilizá-lo cada vez mais e de forma automática.
Inclino mais a mota para favorecer a curva e sinto-a muito mais segura, sem aquelas sensações de começar uma curva bem e ficar na incerteza se vou sair na valeta... claro que convém ir sempre atento ao que se vai a fazer, mas melhora a qualidade de condução.

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

target fixation...como evitar? Empty Re: target fixation...como evitar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos