Filtro de ar
+4
SL125
José Vilela
LUMMA
Sioah2
8 participantes
Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Filtro de ar
Bøa tarde a todos!
Hoje fui dar uma vista de olhos ao filtro de ar e vi que estava óleo (e uma mosca!) na base da caixa e na esponja...
É normal? (se conseguir, ponho uma foto)
obrigado
Hoje fui dar uma vista de olhos ao filtro de ar e vi que estava óleo (e uma mosca!) na base da caixa e na esponja...
É normal? (se conseguir, ponho uma foto)
obrigado
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
Boa tarde Sioah2
Em resposta à tua pergunta tenho a dizer-te que a parte de constar uma mosca dentro da caixa do filtro de ar não é normal de todo, talvez tenha sido o "chinês" que montou isso que lá deixo sem querer.
Brincadeira à parte, o facto de lá estar a mosca é sinal que o filtro está a cumprir com a sua função, desde que a mosca esteja antes dos filtros, a mesma deve ter sido sugada e por ali ficou.
A parte do óleo, pergunto eu, é tipo uma gordura que se encontra na esponja? se sim é normal, aumenta o efeito do filtro, caso seja qualquer coisa parecida com óleo do motor (viscoso e escuro) é que poderá ser um sintoma mais grave. Esta parte deixo para os mais entendidos.
Em resposta à tua pergunta tenho a dizer-te que a parte de constar uma mosca dentro da caixa do filtro de ar não é normal de todo, talvez tenha sido o "chinês" que montou isso que lá deixo sem querer.
Brincadeira à parte, o facto de lá estar a mosca é sinal que o filtro está a cumprir com a sua função, desde que a mosca esteja antes dos filtros, a mesma deve ter sido sugada e por ali ficou.
A parte do óleo, pergunto eu, é tipo uma gordura que se encontra na esponja? se sim é normal, aumenta o efeito do filtro, caso seja qualquer coisa parecida com óleo do motor (viscoso e escuro) é que poderá ser um sintoma mais grave. Esta parte deixo para os mais entendidos.
LUMMA- Keeway Rider Ativo
- Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: Filtro de ar
Viva LUMMA!
Eu estava a brincar quanto à mosca
Mudei o óleo à pouco tempo, talvez seja por isso que essa gordura na esponja não seja tão viscosa e escura ainda.
Provavelmente deve ser normal...
Obrigado e boas curvas
Eu estava a brincar quanto à mosca
Mudei o óleo à pouco tempo, talvez seja por isso que essa gordura na esponja não seja tão viscosa e escura ainda.
Provavelmente deve ser normal...
Obrigado e boas curvas
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
Boas, também eu estava a brincar.
Quanto ao óleo, na minha mota também reparei nesse óleo, se for embebido na esponja, acho que é normal, pois penso que será um óleo próprio para o efeito, ajuda a filtrar as micro partículas.
O problema, e mais uma vez sou eu a pensar, é se parecer que o óleo virá pelo tubo que liga ao motor, e nesse caso vai se notar que em vez de estar ligeiramente gorduroso, vai estar meio viscoso, pois o óleo do motor é viscoso independentemente de ser novo ou não.
Mais uma vez, espera pelos mais entendidos na matéria, e repito a minha opinião que isso parece-me normal.
Quanto ao óleo, na minha mota também reparei nesse óleo, se for embebido na esponja, acho que é normal, pois penso que será um óleo próprio para o efeito, ajuda a filtrar as micro partículas.
O problema, e mais uma vez sou eu a pensar, é se parecer que o óleo virá pelo tubo que liga ao motor, e nesse caso vai se notar que em vez de estar ligeiramente gorduroso, vai estar meio viscoso, pois o óleo do motor é viscoso independentemente de ser novo ou não.
Mais uma vez, espera pelos mais entendidos na matéria, e repito a minha opinião que isso parece-me normal.
LUMMA- Keeway Rider Ativo
- Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: Filtro de ar
Boas!
É perfeitamente normal,ainda mais quando tens o "respiro" do motor ligado à caixa do filtro de ar. (questões ambientais e normas comunitárias )
Antigamente não existia essas preocupações ambientais,se repararem nas motos mais antigas,vão ver dois tubinhos pendurados junto à zona do motor,a pingar directamente para o chão.Nas motos a 4 tempos recentes,esses tubos estão ligados à caixa do filtro de ar.
A não ser que haja excesso de óleo( significa que há óleo a mais no motor) na caixa,não se preocupem com essa questão...
Um abraço
É perfeitamente normal,ainda mais quando tens o "respiro" do motor ligado à caixa do filtro de ar. (questões ambientais e normas comunitárias )
Antigamente não existia essas preocupações ambientais,se repararem nas motos mais antigas,vão ver dois tubinhos pendurados junto à zona do motor,a pingar directamente para o chão.Nas motos a 4 tempos recentes,esses tubos estão ligados à caixa do filtro de ar.
A não ser que haja excesso de óleo( significa que há óleo a mais no motor) na caixa,não se preocupem com essa questão...
Um abraço
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Filtro de ar
Obrigado, Vilela
Já tinha reparado nesse tubinho! e por acaso até estava a pensar em por mais um pouco de óleo...
Já agora... retiro o restritor do filtro ou deixo ficar? Alguém nota diferenças?
Já tinha reparado nesse tubinho! e por acaso até estava a pensar em por mais um pouco de óleo...
Já agora... retiro o restritor do filtro ou deixo ficar? Alguém nota diferenças?
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
Boas!
Não tenho acompanhado os DB´s do pessoal,portanto não sei qual é a quilometragem da tua menina...se já tens mais de 2000kms rodados,podes sacar o restritor fora.
Atenção ao comportamento da moto após retirar,podes ter que mandar afinar o carburador.
Não sei a que óleo te referes na posta acima,se ao do motor ou ao do filtro de ar...não convém o filtro de ar estar ensopado em óleo,senão não entra ar suficiente no carburador.Pessoalmente até acho que o filtro de ar da Superlight,é grosso demais.
Se te referias ao do motor,é fácil ver se precisa ou não...
Um abraço
Não tenho acompanhado os DB´s do pessoal,portanto não sei qual é a quilometragem da tua menina...se já tens mais de 2000kms rodados,podes sacar o restritor fora.
Atenção ao comportamento da moto após retirar,podes ter que mandar afinar o carburador.
Não sei a que óleo te referes na posta acima,se ao do motor ou ao do filtro de ar...não convém o filtro de ar estar ensopado em óleo,senão não entra ar suficiente no carburador.Pessoalmente até acho que o filtro de ar da Superlight,é grosso demais.
Se te referias ao do motor,é fácil ver se precisa ou não...
Um abraço
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Filtro de ar
Viva!
Tem 7300Kms (4000 na minha mão). Tirei fotos mas não consigo carregar.
Parece-me ser óleo do motor que está na esponja e dentro da caixa do filtro de ar.
É avermelhado, não está queimado. Mudei o óleo do motor há relativamente pouco tempo...
Tem 7300Kms (4000 na minha mão). Tirei fotos mas não consigo carregar.
Parece-me ser óleo do motor que está na esponja e dentro da caixa do filtro de ar.
É avermelhado, não está queimado. Mudei o óleo do motor há relativamente pouco tempo...
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
É normal...
Na minha também aparece.Desde que o nível de óleo do motor esteja correcto,não te preocupes com isso...
Agora com os rócócós das normas ambientais comunitárias,estes vapores oriundos do motor são reaproveitados na combustão,isso que vês na caixa e no filtro é condensação desses vapores made in motor.
Antigamente,e como mencionei acima...era direto para o chão,e siga!
As nossas também têm um tubo desses direto ao chão,é o da purga do carburador ( coisa que aconselho a fazer de tempos a tempos,para tirar as "borras" da cuba do carburador),mas são outros 500.
Resumidamente,caga nisso...
Na minha também aparece.Desde que o nível de óleo do motor esteja correcto,não te preocupes com isso...
Agora com os rócócós das normas ambientais comunitárias,estes vapores oriundos do motor são reaproveitados na combustão,isso que vês na caixa e no filtro é condensação desses vapores made in motor.
Antigamente,e como mencionei acima...era direto para o chão,e siga!
As nossas também têm um tubo desses direto ao chão,é o da purga do carburador ( coisa que aconselho a fazer de tempos a tempos,para tirar as "borras" da cuba do carburador),mas são outros 500.
Resumidamente,caga nisso...
José Vilela- Mensagens : 61
pontos : 73
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 47
Localização : Lisboa
Re: Filtro de ar
Não penso mais nisso!
abraço
abraço
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
Mas.....
E a mosca ?!?!
E a mosca ?!?!
LUMMA- Keeway Rider Ativo
- Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: Filtro de ar
AH AH AH... fiz-lhe um funeral digno!
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
Reforço o já mencionado pelo Vilela:
Se mudaste o óleo, e se o mesmo tiver ficado no nível correto (visto pelo visor lateral no bloco do motor) está tudo bem.
Mas se meteste óleo a mais no motor é provável que te saia em quantidades avultadas para o filtro de ar, que, como o mesmo já disse pode tapar a passagem do ar na esponja e dessa forma aumentar-te o consumo e a mota andar menos.
Abraço
Se mudaste o óleo, e se o mesmo tiver ficado no nível correto (visto pelo visor lateral no bloco do motor) está tudo bem.
Mas se meteste óleo a mais no motor é provável que te saia em quantidades avultadas para o filtro de ar, que, como o mesmo já disse pode tapar a passagem do ar na esponja e dessa forma aumentar-te o consumo e a mota andar menos.
Abraço
Re: Filtro de ar
Boas!
Retirei apenas o restritor e não mexi em mais nada... não sei se é impressão mas parece-me que está melhor, mais solta! estou a gostar!... em relação ao consumo, desde o último abastecimento (cerca de 12 L) está com 430 km feitos e tocou agora no vermelho.
Retirei apenas o restritor e não mexi em mais nada... não sei se é impressão mas parece-me que está melhor, mais solta! estou a gostar!... em relação ao consumo, desde o último abastecimento (cerca de 12 L) está com 430 km feitos e tocou agora no vermelho.
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
Boas a todos...
Alguém pode me dizer qual é a medida do diâmetro externo da boca do carburador ,a fim de comprar um filtro cónico...
Obrigado e boas curvas...
Alguém pode me dizer qual é a medida do diâmetro externo da boca do carburador ,a fim de comprar um filtro cónico...
Obrigado e boas curvas...
ruichainho- Keeway Rider Ativo
- Mensagens : 169
pontos : 189
Data de inscrição : 10/05/2016
Idade : 51
Localização : Lisboa
Re: Filtro de ar
Viva!
Bom... esperemos pelas respostas dos veteranos!
Bom... esperemos pelas respostas dos veteranos!
Sioah2- Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Filtro de ar
ruichainho escreveu:Boas a todos...
Alguém pode me dizer qual é a medida do diâmetro externo da boca do carburador ,a fim de comprar um filtro cónico...
Obrigado e boas curvas...
Viva Rui,
A medida também não sei, só mesmo medindo. Mas o que te posso adiantar é que o nosso carburador é um PZ26
Se procurares por essa referência ou até pela compatibilidade de filtros com esse carburador, és capaz de encontrar.
Abraços
Re: Filtro de ar
Boa noite amigo ruichainho,
Se quiseres um filtro cónico tenho isso lá em casa, novo, era para um projecto mas desisti da ideia.
Mandei vir da china, se te interessar diz que vendo-te isso pelo preço que me custou mais os portes se for esse o caso.
Abraço
Se quiseres um filtro cónico tenho isso lá em casa, novo, era para um projecto mas desisti da ideia.
Mandei vir da china, se te interessar diz que vendo-te isso pelo preço que me custou mais os portes se for esse o caso.
Abraço
Papa_Xuxas- Mensagens : 47
pontos : 59
Data de inscrição : 09/11/2015
Re: Filtro de ar
Fui fazer umas pesquisas e parece-me que a medida é de 38mm! Corrijam-me se estou em erro. (Sei que é um tópico antigo mas andava à procura disto agora mesmo ahahah)
sxe-mayhem- Mensagens : 36
pontos : 44
Data de inscrição : 27/10/2016
Idade : 30
Re: Filtro de ar
Na boca do carburador é 38mm mas se por ventura quiserem colocar por dentro da caixa é de 48mm.
Abraço
Abraço
Re: Filtro de ar
Mas eu acho que fica mais bonito um filtro sem a caixa, ou não? Se bem que assegurava alguma proteção ao filtro. Que acham?
sxe-mayhem- Mensagens : 36
pontos : 44
Data de inscrição : 27/10/2016
Idade : 30
Re: Filtro de ar
Master6680 escreveu:O meu está dentro da caixa....pois a menina anda a chuva , Sol , vento e etc.....
Eu concordo com o Master, fica-se muito mais bem servido com o filtro dentro da caixa!
(senão arriscas-te a sair num dia de sol, começa a chover de repente e ficas apeado com água no filtro...)
Re: Filtro de ar
Parece-me que têm razão. Ainda não verifiquei, mas será que um filtro cónico caberá dentro da caixa?
sxe-mayhem- Mensagens : 36
pontos : 44
Data de inscrição : 27/10/2016
Idade : 30
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Questão sobre Filtro Gasolina e Filtro de Ar
» Filtro de ar
» Duvida "torneiras" e filtro
» Limpeza do filtro de ar ?
» Tubo do filtro de ar para o carburador
» Filtro de ar
» Duvida "torneiras" e filtro
» Limpeza do filtro de ar ?
» Tubo do filtro de ar para o carburador
Keeway Riders Portugal :: Dúvidas & Questões Técnicas & Do It Yourself :: Superlight 125 & K-Light 125
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|