IUC e ISV motas 2019 tabelas
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pedronb- Mensagens : 23
pontos : 57
Data de inscrição : 13/07/2018
Idade : 62
Localização : Santiago do Cacém
Re: IUC e ISV motas 2019 tabelas
É impressão minha ou houve alterações nessa tabela? Ou me engano ou a isenção de IUC ia só até aos 250cc?!
Luís Lourenço- Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa
Re: IUC e ISV motas 2019 tabelas
É verdade... também me parece que sofreu alteração... mas creio que só o fazem porque sabem que naquelas cilindradas o mercado nacional não tem expressão.
Vejam lá se baixam as cilindradas acima de 500cc?
Abraços
Vejam lá se baixam as cilindradas acima de 500cc?
Abraços
Re: IUC e ISV motas 2019 tabelas
SL125 escreveu:É verdade... também me parece que sofreu alteração... mas creio que só o fazem porque sabem que naquelas cilindradas o mercado nacional não tem expressão.
Vejam lá se baixam as cilindradas acima de 500cc?
Abraços
Enquanto se continuar a olhar para as motas como um luxo em vez de uma solução que pode facilitar a questão do trânsito nas cidades e não só, nada vai mudar. E o IUC não deveria estar relacionado com a circulação e o desgaste que a mesma provoca nas nossas estradas?Mais uma vez quem de direito deve achar que uma mota provoca tanto desgaste como um carro
Luís Lourenço- Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa
Re: IUC e ISV motas 2019 tabelas
Continuando a onda de raciocínio...
efetivamente temos de ver que o IUC remonta aos tempos do "selo municipal" para comparticipar na conservação das estradas municipais, quando a maioria das pessoas pouco mais viajava do que nos arredores do seu concelho e onde devido à baixa velocidade / desempenho das viaturas de antigamente não se faziam os kms que se fazem hoje. Lembro-me que um carro com 80 mil kms em segunda mão era um carro a meio uso, hoje é um carro "semi-novo".
E já que tinham de fazer alguma diferenciação, faziam-no pela idade dos veículos e pela cilindrada.
Hoje, os veículos fazem milhares de kms num ano e alguns até por mês, ou seja, num ano, destroem 4, 5... x vezes mais as estradas do que antigamente.
Por essa lógica, já fazia sentido e seria justo o imposto deixar de ser tão "único" e passar a ser indexado ao peso do veículo e kms percorridos (aferidos pela ficha de inspeção) e aí sim, quem anda mais em veículos mais pesados estraga mais e por isso paga mais e quem anda menos em veículos mais leves estraga menos e paga menos.
Uma mota, seja de que cilindrada for causa um desgaste mínimo nas vias de circulação e como tal devia pagar proporcional a isso.
Mas, porque é um assunto que a malta normalmente só se lembra na altura de pagar e depois esquece, acaba por nunca ganhar a projeção que devia e claro, representa uma receita enorme para o Estado, pelo que dificilmente o fariam para receber menos impostos.
Até lá, keep rolling...
efetivamente temos de ver que o IUC remonta aos tempos do "selo municipal" para comparticipar na conservação das estradas municipais, quando a maioria das pessoas pouco mais viajava do que nos arredores do seu concelho e onde devido à baixa velocidade / desempenho das viaturas de antigamente não se faziam os kms que se fazem hoje. Lembro-me que um carro com 80 mil kms em segunda mão era um carro a meio uso, hoje é um carro "semi-novo".
E já que tinham de fazer alguma diferenciação, faziam-no pela idade dos veículos e pela cilindrada.
Hoje, os veículos fazem milhares de kms num ano e alguns até por mês, ou seja, num ano, destroem 4, 5... x vezes mais as estradas do que antigamente.
Por essa lógica, já fazia sentido e seria justo o imposto deixar de ser tão "único" e passar a ser indexado ao peso do veículo e kms percorridos (aferidos pela ficha de inspeção) e aí sim, quem anda mais em veículos mais pesados estraga mais e por isso paga mais e quem anda menos em veículos mais leves estraga menos e paga menos.
Uma mota, seja de que cilindrada for causa um desgaste mínimo nas vias de circulação e como tal devia pagar proporcional a isso.
Mas, porque é um assunto que a malta normalmente só se lembra na altura de pagar e depois esquece, acaba por nunca ganhar a projeção que devia e claro, representa uma receita enorme para o Estado, pelo que dificilmente o fariam para receber menos impostos.
Até lá, keep rolling...
Luís Lourenço- Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa
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