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Dúvidas - Superlight 125 de 2012

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Joaquim Marques
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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por Antonio Araujo Qua Set 27, 2017 10:36 pm

Caros futuros companheiros, sem perceber nada de motas nem conhecer o dono anterior, comprei ontem uma Superlight 125 de 2012 com pouco mais 15 mil kms e que esteve os 2 últimos anos parada numa garagem.

Pelo que tenho lido neste fórum já percebi que estou mal servido de pneus e que tenho a corrente com muita folga e a bater.

Tenho então algumas questões:

1 - sendo a mota de 2012, ela deverá ser o modelo anterior à Euro 4 com carburador, certo?
2 - não tenho o manual, alguém sabe onde arranjar o manual deste modelo específico de 2012? Aqui no forum enconteo um mas não é 100% correcto para a minha.
3 - qual é a pressão que devo meter no pneus de origem da marca Cordial? Eles vieram um bocado barrigudos...
4 - qual a gasolina recomendada, 95 ou 98?
5 - onde recomendam levar a mota para fazer uma revisão de óleo filtros, reapertar parafusos, fazer uma limpeza geral, trocar a corrente para uma nova das orings que vocês falam muito bem e trocar os pneus para uns de marca conhecida como por exemplo oa Dunlop? Já agora, vale a p€na ir a uma oficina tratar de tudo ou deixar os pneus para um casa especializada em pneus? Sou de Lisboa/Odivelas mas posso deslocar-me se valer a pena.
6 - ontem andei 40 minutos e hoje estou cheio de dores no pescoço, é normal? Terá sido má posição ou estar muito tenso em cima da mota por não ter experiência? Ou será do capacete?

Muito obrigado desde já e boas voltas Smile

Antonio Araujo

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Mensagem por SL125 Qui Set 28, 2017 10:26 am

Boas António,

Estou aqui a esfregar os dedos para te responder, pois colocaste questões altamente pertinentes e bem organizadas.
Vamos começar:
1- Sim, é a versão de carburador, chamada Euro3
2- Bem visto, já atualizei o tópico onde consta o manual de componentes para a Superlight "normal": https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t8-modelo-superlight-125cc#8
3 - A pressão que uso é 2.2 à frente e 2.3 bar atrás
4 - Eu uso a 98, foi assim que me recomendaram quando a comprei
5 - Nem mais, depois de estar parada, a tua mota precisa de uma revisão antes de andares a sério com ela. Moras no local ideal: tens a Rame Moto (nosso parceiro e concessionário Keeway) no Paiã Park, a 200 metros do Strada. Se colocares a mota nas mãos deles ficarás bem servido de certeza
6 - O provável é ser da tensão ou postura de condução. Também poderá ser do capacete... sentes-te confortável com ele?

Vai dando notícias!
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Mensagem por Joaquim Marques Qui Set 28, 2017 11:09 am

Olá companheiro,
O SL125 já te respondeu.
Bem Vindo e Boas Curvas.
Aparece nos nossos encontros e trarás todas as tuas dúvidas.
Abraço.
Joaquim Marques
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Mensagem por Antonio Araujo Qui Set 28, 2017 11:21 am

Espetáculo, muito obrigado pela rápida e esclarecedora resposta!
Quanto ao capacete não te sei dizer porque nunca tinha utilizado nenhum... Vou dar um tempo e ver se passa e me adapto. Obrigado novamente!

Antonio Araujo

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Mensagem por SL125 Qui Set 28, 2017 1:48 pm

Também acho que é melhor ires vendo se é coisa de adaptação e passa ou se continua.
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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por genhocas Qui Set 28, 2017 9:58 pm

Boas, já agora que tipo de capacete é que estas a utilizar.
fechado, aberto, etc
mas eu vou mais para um problema de tensão.
cumprimentos
boas curvas
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Mensagem por Antonio Araujo Qui Set 28, 2017 10:11 pm

Viva, hoje só deu tempo para ir à bomba de fugida corrigir a pressão dos pneus e bem que precisavam! Tinham 0.6 apenas, meti 2.2 e 2.3 conforme recomendação do SL125.

O capacete é integral, marca LS2 e modelo FF390 no tamanho L e não sinto desconforto ao usá-lo, apenas calor.

Este fim de semana espero conseguir dar uma passeio mais longo e tranquilo. Depois irei estar fora cerca de 10 dias por isso só irei à Ramemoto lá para dia 10 ou 11, é preciso marcar ou basta aparecer lá com a mota em qualquer altura?

Antonio Araujo

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Mensagem por genhocas Qui Set 28, 2017 10:29 pm

Boas, pois o calor é normal.
então se ele não está desconfortável deve ser mesmo algum stress, ansiedade, falta de fazer mais kms..
cumprimentos
boas curvas.
espero que esse mau estar no pescoço passe.
genhocas
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Mensagem por SL125 Sex Set 29, 2017 9:48 am

Na Rame Moto, convém marcar. Caso contrário poderás ter de deixar lá a mota.
Abraços
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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por Antonio Araujo Sáb Set 30, 2017 9:07 pm

Hoje de manhã fiz 70 kms já mais descontraído e correu tudo bem felizmente e até agora nada de dores no pescoço por isso estou mais optimista Very Happy

A lista de coisas a fazer na Rame Moto é que não para de aumentar, parece que a minha bateria já entregou a alma ao criador pois nem com o passeio de hoje ficou a trabalhar em condições...

Antonio Araujo

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por MarcoSL125 Sáb Set 30, 2017 10:29 pm

Boas Antonio.. acho que colocaste todas as questoes precisas para quem compra uma mota usada e quem entra no mundo das motas. Quando fui eu, foi algo repentina a decisao de comprar uma mota (apesar de sempre dizer que havia de comprar uma)... num espaço de uma semana decidi, pesquisei, vi videos, comprei e aprendi a conduzir. Tive a sorte de a comprar num concessionário e ter a garantia de 6 meses e de nao vir com problemas. Claro que tive com o tempo de mudar oleos, apertar parafusos, ver isto ou aquilo... (apesar que a bateria era nova, peneus novos da kenda, vela nova)

Fui colocando uma oi outra questao aqui no forum e fui aprendendo. Hoje sinto que posso tratar eu dela, apesar de uma ou outra coisa tem mesmo de ser numa oficina pois é melhor levar a quem sabe.

Quanto a gasolina vou este mes fazer a experiência de usar 98... sempre usei 95 e as medias andam nos 2,5l/100... a ver vamos agora o consumo vs rendimento....

Qunanto ás dores ou desconforto tenta puxar o volante mais para ti acho que ajuda. Creio que o problema para mim seja o banco mesmo. Por mais que chegues para tras, escorregas sempre e causa desconforto nas costas. Mas com o tempo habituaste. Tens de ir descontraído senao as dores nao vao ser so no pescoço ou costas. Mas tambem nas coxas e antebraços.

O capacete optei por um LS2 aberto ( viseira escura ). Uso uma mascara ate ao nariz e sintome bem. Vou quente na mesma com o frio mas tambem fresco com Sol. O capacete foi oferta do stand e eu nem conhecia marcas nem nada. Vi o tamanho e viseira escura que era como queria e ja esta. A senhora é que comentou que era dos mais carotes mas pronto loool

Abraço e bem vindo

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty KSL 125 de 2011

Mensagem por João Ferreira Seg Out 09, 2017 1:22 am

Boas a todos,

Estou a "namorar" a ksl já há uns valentes tempinhos e como não conseguia atirar-me de cabeça para uma nova a sair do stand optei por adquirir uma usada.
Assim comprei ontem uma KSL de 2011 em ótimo estado de conservação, é a preta com cromados e está apenas com 2600kms.

Antes da lavagem, sim é vdd não sei pk vinha com as peseiras ao contrario... (ainda tinha a viseira frontal, gosto mais dela sem aquilo):
Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Img_2011


Depois da lavagem:
Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Img_2010


Apesar de ter 0 de experiência já fui dar umas voltinhas ontem e hoje, tudo o que aprendi foi a ver os videos de varios keewaianos, tais como o TomásProRider, o Master e o Cager, com os quais aprendi os básicos e alguns truques acerca destas meninas.

Sou muito muito verde nestas andanças Very Happy, comprei o capacete ontem de manhã, foi uma boa compra, um caberg modular todo preto, gosto bastante dele.
Estou à espera de uma luz que outro keewaiano vai mandar pelos ctt. As luvas que encomendei da net ainda devem tomar umas 2 a 3 semanas a chegar e não consegui ainda encontrar nenhum casaco com proteções em 2a mão(portanto affordable).

O espírito na estrada é de fato magnífico, o pessoal, muitos deles quando passam cumprimentam(algo que o Cager já tinha referido num dos seus videos).
Estou a adorar e a zona onde vivo, mesmo ao lado do Guincho, Malveira e Cabo da Roca são locais de peregrinação motard Very Happy pelo menos a cada Domingo.

Dei-lhe hoje uma lavagem cuidadosa e ficou excelente mas há uns pormenores que me preocupam que se calhar aqui a malta mais experiente possa ajudar:

1 - O Neutro é algo dificil de apanhar mas ganha-se o jeito, aqui não sei se há algo a fazer, se há alguma afinação que ajude ou se ainda poderá mudar com mais alguns kms..
2 - Em funcionamento e quando não estou a acelerar escuto algo a bater, parece um som metálico, mais quando vou tipo acima de 60km/h, o que poderá ser.
3 - Hoje ao entrar no acesso à garagem que é algo inclinado, segurei a embraiagem para passar devagarinho pelo portão ao passo que ia empurrando ainda em cima dela e as rotações ficaram a "bater" nas 5000rpm, parecia que tinha ficado preso, que tinha dado "punho" mas tenho a certeza que empurrei sem rodar o acelerador. Fiquei algo assustado porque pareceu que está algo desafinada.

Alguem conhece alguma oficina aqui pelos lados de Cascais que seja boa e de confiança?

Muito obrigado a todos e espero vê-los pelas estradas, se virem um maluco newbie por aí aos "esses" sou eu eheheheh.
Hei-de lhe apanhar o jeito, sempre com calma, segurança em 1o lugar!

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por SL125 Seg Out 09, 2017 12:20 pm

Boas João,

Um verdadeiro achado uma KSL dessa geração nesse estado imaculado!!!
Gostei do que li! thumb up

Sobre as dúvidas:
- o neutro é algo difícil, sim, mas depois habituas-te e ele vai entrando melhor. (experimentar lubrificar as rótulas do tirante das mudanças metendo um pouco de massa consistente lá para dentro), mas as minhas só melhoraram mesmo a partir dos 4 mil kms.
- se o som que ouves é quando desaceleras, é a corrente a bater na proteção de corrente ou na escora, tipo "toc..toc". Vê a tensão da corrente se está ok (nem muita larga nem muito esticada)
- o que referes no último ponto deve ser um caso isolado... ou então por alguma razão o cabo de acelerador ficou preso. (podes também lubrificá-lo, desenroscando aquele afinador na bicha próximo do guiador e deitando WD 40 ou outro lubrificante)

Por último, para uma mota dessa idade e com esses kms, recomendo mudares o óleo do motor pelo menos, para ficares descansado que ela fica operacional.
Se puderes, muda também o óleo de travão da frente, se nunca foi mudado já estará em mau estado.

Abraços
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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por João Ferreira Seg Out 09, 2017 1:28 pm

SL125 escreveu:Boas João,

Um verdadeiro achado uma KSL dessa geração nesse estado imaculado!!!
Gostei do que li! thumb up

Sobre as dúvidas:
- o neutro é algo difícil, sim, mas depois habituas-te e ele vai entrando melhor. (experimentar lubrificar as rótulas do tirante das mudanças metendo um pouco de massa consistente lá para dentro), mas as minhas só melhoraram mesmo a partir dos 4 mil kms.
- se o som que ouves é quando desaceleras, é a corrente a bater na proteção de corrente ou na escora, tipo "toc..toc". Vê a tensão da corrente se está ok (nem muita larga nem muito esticada)
- o que referes no último ponto deve ser um caso isolado... ou então por alguma razão o cabo de acelerador ficou preso. (podes também lubrificá-lo, desenroscando aquele afinador na bicha próximo do guiador e deitando WD 40 ou outro lubrificante)

Por último, para uma mota dessa idade e com esses kms, recomendo mudares o óleo do motor pelo menos, para ficares descansado que ela fica operacional.
Se puderes, muda também o óleo de travão da frente, se nunca foi mudado já estará em mau estado.

Abraços
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Muito obrigado pelas dicas, tenho wd40 e comprei dot4 e óleo novo 10w40 de boa qualidade.
Creio que consiga fazer tudo sozinho pelos vídeos e tutoriais que há por aí. Vou documentar em vídeo e depois mostro como correu

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Mensagem por genhocas Seg Out 09, 2017 8:01 pm

Boas João,
encontraste ai um achado, o antigo dono deve de ter apanhado um susto ou então simplesmente não se adaptou.
é melhor mesmo mudares os óleos, as velas, e veres o estado dos pneus podem estar ressequidos , pois acredito que tenha estado parada durante bastante tempo e as vezes é pior estarem paradas do que a andar regularmente, pois paradas não têm manutenção.
de resto o sl125 já disse tudo. aproveita e cria um diario de bordo.
Cumprimentos
boas curvas.
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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por João Ferreira Qua Out 25, 2017 12:39 am

Boas pessoal,

Conto com cerca de 500km bem passados, a destreza vai melhorando, os consumos são altos, estimo que esteja acima dos 3l/100km, as coisas vão fluindo cada vez com mais naturalidade.

Já andei até à chuva na IC19, ui ca cagaço numa rotunda... os pneus Cordial a fazerem das suas e a traseira a fugir mesmo a baixa velocidade são muito falsos.. cheguei a casa ensopado que nem um pintaínho.. eheh. faz parte

Já andei com a mulher 2x na autoestrada, ir e vir do trabalho 2 dias seguidos, o tempo tem estado bom é aproveitar.
A mota tem-se portado bem, 80km/h a subir com pendura, 105/110 a descer.

Mas é fora da autoestrada que tiro mais gozo de andar nesta mota, nas curvas e a baixa rotação, quando se consegue escutar o ronco na perfeição.

Ainda ando à procura e um encosto para o pendura, se não me safar em segunda mão vou comprar novo, lá terá que ser.


Abraço e boas curvas!

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por SL125 Qua Out 25, 2017 9:52 am

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por Antonio Araujo Qui Nov 02, 2017 11:05 pm

De novo na Ramemoto, algo não está bem com a transmissão...


Última edição por Antonio Araujo em Sex Dez 22, 2017 8:51 pm, editado 3 vez(es)

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por RicSantos Sex Nov 03, 2017 9:27 am

Boas,

Já pediste orçamento para a reparação? Rolling Eyes
Agora que já investiste esse dinheiro todo, não podes desanimar. Vendo pelo lado positivo, ficas com a moto mesmo nova...

Foi por eventuais problemas assim, que preferi comprar nova. Neutral
Infelizmente, compras de usados, é sempre uma questão de sorte...

Abraço e não desanimes, ainda vais ter muitas oportunidades de rolar...

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por Antonio Araujo Sex Nov 03, 2017 9:59 am

Vamos ver...


Última edição por Antonio Araujo em Sex Dez 22, 2017 8:52 pm, editado 2 vez(es)

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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por SL125 Sex Nov 03, 2017 12:40 pm

Não desanimes companheiro!
É verdade, também tenho sempre receio dos negócios usados, especialmente com particulares, mas pode ser que não seja assim tão grande o estrago.

É preciso notar que a tua mota tem muito poucos kms, que está ainda em rodagem, agravada por ter estado muito tempo parada / andado pouco.
Para mim, a revisão só fica efetivamente feita aos 4 mil kms.

Abraço e vai dando feedback.
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Dúvidas - Superlight 125 de 2012 Empty Re: Dúvidas - Superlight 125 de 2012

Mensagem por genhocas Sex Nov 03, 2017 8:49 pm

Pois a compra de usados é sempre um bocado complicado, nunca se sabe o que aconteceu e as vezes não aconteceu nada foi só o problema de ter estado parado durante n tempo.
o orcamento pode até não ser muito caro.
Cumprimentos
vai dizendo alguma coisa.
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