D.B. da Bela
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D.B. da Bela
Boas!
Bem, decidi criar um diário de bordo para continuar a partilhar as aventuras da Bela.
Ora, a Bela já tem uns 350Km sem problema algum, tirando aquelas manias por todos conhecidas.
No passado sábado fui (a titulo de passeio) até Valongo aproveitei e passei pela a oficina para uma vista d'olhos na menina e para um bocado de conversa.
Demos uma pequena afinação na corrente que estava um bocado larga, colocamos uma abraçadeira na linha do travão da frente que estava a roçar no guarda lamas, retocou-se a pintura e tal, em fim mimos e mais mimos.
Coloquei a questão da patilha do ar e de às vezes ir abaixo quando se para num STOP ou num semáforo.
Pensei que fosse a vela, mas não, a mota já está equipada com uma NGK.
Fiquei contente, uma vez que nunca tinha abordado a questão da famosa vela original (bom trabalho do stand).
Vamos então fazer os 1000Km para a 1º revisão e aí procedesse a uma verificação rigorosa de todos os sintomas que possam ainda persistir.
Para já estou contente com o stand e com a menina!
Só uma perguntinha, se quiserem responder claro, que interruptor é aquele que está debaixo da manete de embraiagem?
Bem, decidi criar um diário de bordo para continuar a partilhar as aventuras da Bela.
Ora, a Bela já tem uns 350Km sem problema algum, tirando aquelas manias por todos conhecidas.
No passado sábado fui (a titulo de passeio) até Valongo aproveitei e passei pela a oficina para uma vista d'olhos na menina e para um bocado de conversa.
Demos uma pequena afinação na corrente que estava um bocado larga, colocamos uma abraçadeira na linha do travão da frente que estava a roçar no guarda lamas, retocou-se a pintura e tal, em fim mimos e mais mimos.
Coloquei a questão da patilha do ar e de às vezes ir abaixo quando se para num STOP ou num semáforo.
Pensei que fosse a vela, mas não, a mota já está equipada com uma NGK.
Fiquei contente, uma vez que nunca tinha abordado a questão da famosa vela original (bom trabalho do stand).
Vamos então fazer os 1000Km para a 1º revisão e aí procedesse a uma verificação rigorosa de todos os sintomas que possam ainda persistir.
Para já estou contente com o stand e com a menina!
Só uma perguntinha, se quiserem responder claro, que interruptor é aquele que está debaixo da manete de embraiagem?
Última edição por unix em Ter Jan 03, 2017 10:25 pm, editado 1 vez(es)
unix- Mensagens : 28
pontos : 32
Data de inscrição : 27/11/2016
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Re: D.B. da Bela
Boas unix!
Aquele é um interruptor que te permite pôr a mota a trabalhar com uma mudança engrenada.
Nas versões mais antigas, se a mota fosse abaixo com a mudança engrenada, primeiro era preciso metê-la em ponto morto (tarefa difícil quando se é maçarico) e só depois se conseguia dar ao start.
Agora com esse sistema, se ela for abaixo é apertar a manete da embraiagem e dar ao start
Abraços
Aquele é um interruptor que te permite pôr a mota a trabalhar com uma mudança engrenada.
Nas versões mais antigas, se a mota fosse abaixo com a mudança engrenada, primeiro era preciso metê-la em ponto morto (tarefa difícil quando se é maçarico) e só depois se conseguia dar ao start.
Agora com esse sistema, se ela for abaixo é apertar a manete da embraiagem e dar ao start
Abraços
Re: D.B. da Bela
Muito bem estou a gostar, mais ...mais
F. Ramos- Mensagens : 305
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Re: D.B. da Bela
Boas!
Descanso latera da Bela desapertado!
Ia eu hoje para o trabalho, (já não andava nela à 2 dias) resolvi parar para tomar um café.
Parei, desci o descanso e senti uma inclinação fora do normal.
Desconfiando do sintoma, quando cheguei ao destino estacionei-a no descanso central, como não tinha tempo para estar a verificar aquilo na hora, deixei para a hora do almoço.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Após checar o descanso constatei que o parafuso que o fixa estava completamente desapertado!
Apertei aquilo e ficou bom, mas acho que devia existir ali uma anilha de pressão ou coisa parecida!!!
É normal aquilo desapertar?
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Descanso latera da Bela desapertado!
Ia eu hoje para o trabalho, (já não andava nela à 2 dias) resolvi parar para tomar um café.
Parei, desci o descanso e senti uma inclinação fora do normal.
Desconfiando do sintoma, quando cheguei ao destino estacionei-a no descanso central, como não tinha tempo para estar a verificar aquilo na hora, deixei para a hora do almoço.
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Após checar o descanso constatei que o parafuso que o fixa estava completamente desapertado!
Apertei aquilo e ficou bom, mas acho que devia existir ali uma anilha de pressão ou coisa parecida!!!
É normal aquilo desapertar?
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unix- Mensagens : 28
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Re: D.B. da Bela
Boas Unix
Para mim, essa situação é completamente nova (ou não), ainda não tinha visto tal coisa sobre o descanso lateral, mas, como todos sabemos, os parafusos das nossas montadas devem ser inspeccionados numa base regular, esse passará a ser mais um parafuso que terei que verificar na minha.
Para mim, essa situação é completamente nova (ou não), ainda não tinha visto tal coisa sobre o descanso lateral, mas, como todos sabemos, os parafusos das nossas montadas devem ser inspeccionados numa base regular, esse passará a ser mais um parafuso que terei que verificar na minha.
LUMMA- Keeway Rider Ativo
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Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo
Re: D.B. da Bela
Sim, é uma situação nova.
Nunca vi nenhum relato. À partida desde que o apertes bem agora não te vai dar problemas, pois esse parafuso não costuma necessitar de contra-porca.
Mas se necessário, coloca uma contra-porca na outra ponta do parafuso.
Abraços
Nunca vi nenhum relato. À partida desde que o apertes bem agora não te vai dar problemas, pois esse parafuso não costuma necessitar de contra-porca.
Mas se necessário, coloca uma contra-porca na outra ponta do parafuso.
Abraços
Re: D.B. da Bela
É, estou a ver que de vez em quando temos dar uma vista de olhos nos parafusos!
Mas acho que faz parte e eu até gosto destas pequenas bricolages, isto é super simples.
A ideia da contra porca é muito boa, se voltar a acontecer vou usar essa solução, talvez com uma porca-autoblocante.
Já agora! Se as meninas precisam de vez em quando de um reaperto, não existe uma tabela de torques de todos os parafusos da mota, para uma pessoa poder fazer um aperto certo e não se por a apertar à toa?
Mas acho que faz parte e eu até gosto destas pequenas bricolages, isto é super simples.
A ideia da contra porca é muito boa, se voltar a acontecer vou usar essa solução, talvez com uma porca-autoblocante.
Já agora! Se as meninas precisam de vez em quando de um reaperto, não existe uma tabela de torques de todos os parafusos da mota, para uma pessoa poder fazer um aperto certo e não se por a apertar à toa?
unix- Mensagens : 28
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Localização : Porto
Re: D.B. da Bela
Calma...
A mota também não se desmonta toda assim de qualquer maneira
As zonas a rever os apertos são meia dúzia:
- guiador (as porcas estão por baixo da mesa de direção)
- proteção cromada da corrente
- amortecedores
- veio da roda traseira e respetivos esticadores
E por norma, basta rever o aperto quando compramos a mota, que eles não voltam a desapertar.
Atenção também, nada de se pôr a apertar os parafusos do bloco do motor e cx de velocidades, que esses vêm bem apertados e aí é que há o risco de partir o bloco com aperto excessivo.
Tabela de torques???? isso não é para a Keeway
A mota também não se desmonta toda assim de qualquer maneira
As zonas a rever os apertos são meia dúzia:
- guiador (as porcas estão por baixo da mesa de direção)
- proteção cromada da corrente
- amortecedores
- veio da roda traseira e respetivos esticadores
E por norma, basta rever o aperto quando compramos a mota, que eles não voltam a desapertar.
Atenção também, nada de se pôr a apertar os parafusos do bloco do motor e cx de velocidades, que esses vêm bem apertados e aí é que há o risco de partir o bloco com aperto excessivo.
Tabela de torques???? isso não é para a Keeway
Re: D.B. da Bela
Obrigado, SL125!
Já fiquei com uma discrição das zonas a verificar!
Relativamente ao aperto dos parafusos, os valores de torque era só para não apertar até, um bocadinho antes de partir, como se costuma dizer!
Já fiquei com uma discrição das zonas a verificar!
Relativamente ao aperto dos parafusos, os valores de torque era só para não apertar até, um bocadinho antes de partir, como se costuma dizer!
unix- Mensagens : 28
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Data de inscrição : 27/11/2016
Idade : 53
Localização : Porto
Re: D.B. da Bela
Boas!
Este fim-de-semana tive um tempinho e aproveitei para uma vista d'olhos nos parafusos da bela, mais concretamente nas zonas mencionadas pelo amigo SL125.
E até a este momento está tudo ao pormenor.
Entretanto, mais uns Km e a menina vai à 1º revisão
Este fim-de-semana tive um tempinho e aproveitei para uma vista d'olhos nos parafusos da bela, mais concretamente nas zonas mencionadas pelo amigo SL125.
E até a este momento está tudo ao pormenor.
Entretanto, mais uns Km e a menina vai à 1º revisão
Última edição por unix em Seg Jan 16, 2017 9:12 pm, editado 1 vez(es)
unix- Mensagens : 28
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