Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

4 participantes

Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por rahman Seg Jul 11, 2016 3:13 pm

Boas,

Tenho reparado que a roda dianteira faz um barulho um irritante. Imaginem um ponto fixo na roda -> sempre que ela completa uma volta -> raspa/encosta/toca em algum lado, e faz o barulho.

Notei que se apertar muito ligeiramente o travão deixa de fazer. O que será que está a encostar e fazer o baralho ?

Obrigado pelas dicas! riding

rahman

Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por SL125 Seg Jul 11, 2016 3:50 pm

Esse barulho que referes é tipo um raspar, certo?

Se for, é normal, são as pastilhas que encostam no disco. Nos carros também acontece, mas não dás por isso, porque não se chega a ouvir o barulho.
No entanto, se ao colocares a mota no descanso central e rodares a roda com a mão sentires a roda muito presa na altura em que faz esse ruído, podes ter o sistema de travagem com muito pó do ferodo que sai das pastilhas, e está a impedir os pistons de recuar, fazendo com que andes sempre com a roda ligeiramente travada...

O ideal neste caso é desmontar as pastilhas e limpar tudo, mas esse é um trabalho que só deves fazer se te sentires à vontade para tal..., caso contrário é melhor levares à oficina.

Abraços
v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por rahman Seg Jul 11, 2016 4:42 pm

Boas,

É exatamente isso! Como se estivesse algo a raspar a cada volta completa da roda!

Ok.. WD-40 não safa ? Não, nao me sinto à vontade. Sad

Estamos a falar de "brincadeira" para ficar em quanto numa oficina? São muitas horas de trabalho?

Abraço e obrigado!

rahman

Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por SL125 Seg Jul 11, 2016 4:59 pm

WD-40, NEM PENSAR!!!

Estamos a falar do sistema de travagem, não podes aplicar esses produtos.
Uma vez apliquei próximo à zona da roda, e esqueci-me de previamente tapar o disco. Resultado, tive de andar de manete apertada uns kms até gastar pastilha no disco gorduroso, de forma a limpá-lo.

É coisa rápida, é semelhante a mudar pastilhas.
Em meia hora fica despachado. Portanto estaremos a falar de cerca de 15 euros...

Mas atenção, isto só se justifica se a roda estiver de facto presa, porque se for só barulho, é normal, e a limpeza não to vai eliminar.

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por rahman Seg Jul 11, 2016 5:10 pm

Muitissímo obrigado pelas dicas!!

Sendo assim vou verificar se está a travar mesmo a roda, o "só" barulho (encosto ligeiro).

Sem querer abusar do teu tempo SL125:

Aproveito e vou limpar a corrente (mota em descanso central).
-> WD-40 para ficar limpinha e depois um produto apropriado para ficar de novo oleada, certo ?

Abraço!

rahman

Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por SL125 Seg Jul 11, 2016 5:42 pm

Sim, para desengordurar podes usar o WD-40

Depois, deixas escorrer o excesso e passas um pano (que pode ser velho, mas tem de estar limpo) a limpar o WD-40 restante. Papel de cozinha também serve.

Por fim, colocas um lubrificante de correntes de mota.
Eu uso e recomendo o Chain Lube da Motorex
(podes ver a embalagem aqui no meu DB: https://keeway-riders-pt.forumeiros.com/t18-diario-de-bordo-superlight-do-sl125#141 )

Nada de usar produtos baratos, pois uma boa lubrificação pode fazer a corrente durar-te quase o dobro.

Abraços
thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por sxe-mayhem Qui Nov 03, 2016 2:04 pm

A minha está com o mesmo problema. Aquele barulho irritante a chiar sempre que a roda dá uma volta completa naquele sítio onde faz o barulho. Soluções? Quando eu aperto o travão da frente ele deixa de fazer barulho... :\
sxe-mayhem
sxe-mayhem

Mensagens : 36
pontos : 44
Data de inscrição : 27/10/2016
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por energy_power Seg Fev 06, 2017 1:56 am

estou com o mesmo problema tambem Sad

energy_power

Mensagens : 14
pontos : 20
Data de inscrição : 14/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por SL125 Seg Fev 06, 2017 10:09 am

Eu acho que a melhor solução é desmontar a pinça de travão, tirar as pastilhas fora e limpar a zona dos êmbolos, que deverá ter sujidade de ferodo acumulada.
Poderá também ser o óleo envelhecido, que perde viscosidade e não recolhe devidamente os êmbolos de travão, fazendo com que a roda ande sempre travada.

Este é um trabalho relativamente simples, mas que envolve conhecimento, ainda para mais por se tratar de uma zona tão importante para a segurança como os travões.
Por isso, se não se sentirem à vontade para fazer, vão a uma oficina e peçam para darem uma limpeza na zona das pinças de travão e aproveitem para pedir mudança do óleo de travões, pois o de origem não é grande coisa...

thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por rahman Seg Fev 27, 2017 7:26 pm

SL125,

Troquei há dias de pneus e o que eu relatava no 1º post.. agora acontece em toda a roda com os novos pneus.. Isto é, as pastilhas parecem estar constantemente encostadas ao disco, ouvindo-se sempre um "roçar".

Fui à oficina e disseram-me que era normal. Inclusive mostraram-me outras motas que estavam lá, e sim, também faziam o barulho ao rodar a roda da frente..

Resumindo.. é mesmo assim ? Na minha cabeça faz sentido a pastilha estar encostada o máximo possível, mas nunca ao ponto de tocar no disco..

Abraço e obrigado uma vez mais !

rahman

Mensagens : 76
pontos : 112
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por SL125 Ter maio 16, 2017 11:01 am

Resposta tardia a minha, mas... sim, é mesmo assim, é normal as pastilhas roçarem sempre um pouco.

É diferente dos calços de travão que andam bem fixos. As pastilhas andam como que " a dançar" dentro da caixa que as envolve. Apenas quando se aperta o travão é que elas são empurradas contra o disco.
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão. Empty Re: Barulho na roda dianteira - Parece vindo do disco travão.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos