Keeway Riders Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Capacetes - Recomendações

+6
marizacosta
Sioah2
Master6680
Joaquim Marques
SL125
LUMMA
10 participantes

Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Capacetes - Recomendações

Mensagem por LUMMA Seg Out 05, 2015 10:15 pm

Boas Companheiros

Então é assim, como muito novato nas motos sei o que aflige aos iniciados e uma das grandes duvidas que é recorrente é o capacete apropriado.

Já coloquei a questão a quem tem bastante experiência, mas o tipo de resposta não me agradou, daquelas respostas do tipo "compra o mais caro". Sei de antemão que o mais caro nem sempre é sinonimo de melhor, mas a mesma pessoa torceu o nariz quando lhe disse o que ia comprar, a minha KSL. Quase sugeriu que eu comprasse uma GoldWing Very Happy

As resposta que gosto de ouvir são aquelas que tem dados técnicos, como por exemplo o que se deve procurar num capacete.

Sei que os de fibra são melhores, os de carbono em 1º e seguidos dos de fibra de vidro e finalmente os outros com que tenho visto a maioria a usar, os termo-moldados.

Também desaconselharam-me os que são abertos, e este conselho sim com a parte técnica explicada, pois não protegem a zona do queixo em caso de queda.

Ora bem, o meu capacete trouxe-o do stand, é um 4team (será que alguém conhece), é um modelar, abre a parte do queixo. Já o desmontei parcialmente e verifiquei que no interior, para além da espuma que se encontra dentro do tecido, tem uma parte com numa espécie de esferovite prensado que presumo ser para absorver os impactos.

Bem e mais não sei.

Agradecia, correcção, nós os novatos agradecíamos as vossas opiniões e se possível devidamente fundamentadas, para assim podermos fazer as nossas escolhas.
LUMMA
LUMMA
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por SL125 Ter Out 06, 2015 11:02 am

Bem, LUMMA,

Não sei se haverá aqui alguém com mais conhecimentos sobre capacetes do que aqueles que tu já referiste.
Começando pelo fim. O capacete que trouxeste é o que a Keeway costuma oferecer na campanha de verão. Veio substituir uns anteriores que vinham mesmo com "re-brand" keeway, mas que na prática usavam o mesmo molde dos CMS.

Vou falar por mim e pelo que sei, pois não me debruço muito sobre este assunto (se calhar devia, mas...)
O meu primeiro capacete foi um aberto (JET) da CMS. É um capacete bastante confortável (apesar de volumoso) e excelente para o verão ou mesmo em tempo frio, desde que não chova, pois usando um balaclava, anda-se bem com ele.
Agora tive de o "encostar" pois as esponjas interiores deslocaram do sítio e não quero andar a pensar que em caso de queda elas podem não estar no sítio certo.

Depois comprei um fechado, da Dainese, que apanhei numa promoção. É um capacete fantástico, com bons respiradores e quando o levo com viseira para baixo, pode estar temporal "cá fora" que eu parece que vou de carro! thumb up

Por fim, para substituir o CMS, comprei este ano o LS2 wave, que se pode ver no DB da minha Landcruiser. É um capacete aberto, apenas com pala que sobe e desce para o sol. Apesar de muito bonito, a meu ver, é um capacete desconfortável, pois deixa uma grande área aberta entre as orelhas e as almofadas e isso a 100km/h começa a chatear. A menos do que essa velocidade, anda-se bem.

Também deixo a nota que li em tempos sobre a segurança.
Algumas pessoas vêm esse esferovite dentro do capacete e acham que é má qualidade, mas o que li é que em caso de impacto, o esferovite não deixa a cabeça inchar, ao contrário da esponja, que causa fricção e aquece a cabeça, promovendo o inchaço.

De resto, quando penso em comprar um capacete fixo os olhos nas marcas mais conhecidas (LS2, CMS, Dainese, NAU), pois sei que esses terão a correta homologação em termos de segurança. Depois procuro o que visualmente me agrada mais (dentro do orçamento). E pronto!

Boas curvas e continua a postar!
cheers riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por Joaquim Marques Ter Out 06, 2015 7:10 pm

Penso que já foi tudo dito.
Também não sei muito sobre o tema.
Apenas tenho capacetes abertos tipo penico ou meio penico; porque não consigo usar um integral; fico com falta de ar....
Boas curvas
Joaquim Marques
Joaquim Marques
Veterano Superlight
Veterano Superlight

Mensagens : 552
pontos : 588
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 63
Localização : Quinta do Conde (Sesimbra)

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por LUMMA Sex Out 09, 2015 10:00 am

Bons dias companheiros

Já aprendi mais algumas coisas (penso eu de que ...) e partilhando mais alguma informação:


Componentes dos capacetes em escala crescente de segurança, no que concerne ao casco em si:

  - Plástico termo-moldado, com várias indicações do tipo de plástico;
  - Fibra de vidro;
  - Fibra de carbono;
  - Kevlar e mistura de kevlar e as anteriores fibras.

Depois há que procurar o interior, e aqui ainda não sei muito, por exemplo o tipo de material de absorção em caso de queda (o dito esferovite).

Quanto ao conforto (sendo este o principal item que todos procuramos):

Para além do capacete ter a medida certa para a nossa cabeça (eu que sou "cabeçudo", uso um XL que equivale a 61 cm de perímetro craniano), deverá ter-se em atenção outros factores:

 - Circulação de ar dentro do capacete, eu que transpiro imenso dá-me muito jeito um capacete bem ventilado;
 - Viseira, anti-riscos é conveniente, ter um sistema anti-embaciamento é uma mais valia (o meu actualmente não é o seu ponto forte e tenho que abrir sempre a viseira na 1ª posição em tempo húmido ou de chuva, senão é como andar no nevoeiro constantemente), uma viseira extra escura evitando-se o uso de óculos escuros por razões práticas, e depois ainda há um cento de pormenores a procurar (ontem ao ler descobri a palavra Pinlock que me parece ser um sistema de películas que se vão retirando, corrijam-me se estiver errado);
 - Material de tecido dentro do capacete, sendo amovível e de fácil lavagem é a grande vantagem, mas há muito mais pontos a procurar neste item, há os anti-alérgicos, com tratamento bacteriano, etc... (uma coisa a explorar).
 - o Sistema para prender o capacete também se reveste de uma importância extrema, pois se pesquisarem no youtube por acidentes de motas verificarão que muitos motards, aquando do acidente, a primeira coisa que perdem é o capacete e nesse caso então só servem de enfeite. Vejam com que facilidade se prende e desprende, principalmente com luvas grossas calçadas, vão à pagina de internet do fabricante e leiam sobre o sistema dos mesmos e quão seguros são esses sistemas.

Por fim e não menos importante Very Happy a beleza do capacete e a relação do mesmo com a vossa montada pois existem capacetes para cada tipo de montada ou que pelo menos ficam melhor ou pior, na minha opinião andarem numa scooter com capacete de moto-cross não deve ficar lá muito bem. (esta parte é uma opinião pessoal e em modo de gracinha, não levem a sério) riding riding
LUMMA
LUMMA
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por LUMMA Qua Out 14, 2015 12:32 pm

Boas Companheiros

Pinlock = Película para o interior das viseiras que evita o embaciamento, há as especificas para cada marca/modelo de capacete, existem capacetes preparados para a instalação da mesma, depois há as de colar que também podem ser especificas para cada capacete e por fim as universais.

Comprei a minha na MotoVest da marca ProGrip, vou colocar e dar feedback sobre a mesma.

Nos capacetes preparados para a colocação do Pinlock poderá ver-se a viseira que perto das extremidades têm um furo de ambos os lados, e há mesmo os capacetes já com a dita película lá colocada.

Já ando a namorar um destes e pelo preço parece-me que fico já servido para quase todas as andanças:
Capacete Nolan N91 na MotoVest
Capacetes - Recomendações Capacete-modular-nolan-n91-cinza1
Digam-me a vossa opinião.
LUMMA
LUMMA
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por Master6680 Qua Out 14, 2015 2:37 pm

Master6680
Master6680
Parceiro Oficial KRP
Parceiro Oficial KRP

Mensagens : 498
pontos : 520
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 42
Localização : Alverca

https://www.youtube.com/Master6680

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por SL125 Qua Out 14, 2015 4:47 pm

Este tópico é um daqueles casos em que quem faz a pergunta, acaba por responder às suas dúvidas iniciais e ainda o complementa com informação útil a futuros interessados!

Obrigado LUMMA e restantes participantes!
thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por LUMMA Seg Nov 02, 2015 4:07 pm

Informação muito útil sobre este tema :

A escolha do capacete
LUMMA
LUMMA
Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagens : 468
pontos : 506
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 50
Localização : Cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por SL125 Seg Nov 02, 2015 4:20 pm

Artigo que me parece bastante útil.
Vou guardar para ler mais tarde com a devida atenção!

thumb up
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por Sioah2 Qui Nov 05, 2015 3:28 pm

O meu é um Shark S600 acabadinho de comprar na icasque espanhola, e já com pinlock (ainda não experimentei).

Sioah2

Mensagens : 40
pontos : 46
Data de inscrição : 31/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por marizacosta Qua Abr 12, 2017 11:52 pm

Olá amigos!
Este tópico já foi aberto há muito tempo, mas de momento preciso de uma opinião. Experimentei alguns capacetes e odiei todos, exceto um aberto que foi o que acabei por trazer. Os restantes, ou eram muito pesados ou não conseguia ver nada para os lados ou mesmo sendo do meu tamanho sentia-me a sufocar... concluindo, trouxe um abertinho que me dá boa visibilidade e bom arejamento. O que acontece é que me têm dado na cabeça a dizer que aquilo é capacete de brincar, que as abelhas vão entrar por ele dentro, que não é seguro e enfim...  Neutral  O que fazer? São mesmo uma porcaria? É que também combinam melhor com a minha motinha!!  riding
A ser mesmo assim terei que comprar um novo e o modular parece-me o mais arejado. É uma boa escolha? afro

marizacosta

Mensagens : 71
pontos : 87
Data de inscrição : 17/03/2017
Localização : Paredes - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por ruiramosilva Qui Abr 13, 2017 9:59 am

Bom tópico
Quanto aos capacetes, os que eu gosto mesmo são os tipo penico abertos.
Mas o que uso é um integral.
Na minha opinião, usamos capacete para que?
Alguns dirão, porque se não usar levo multa lol! lol! lol! lol!
Pois é mas o capacete serve para nos proteger a cabeça em caso de queda, ora então vamos lá ver, o penico protege?
Sim mas a minha cara não deve ficar muito bem, correcto?
Depois temos o problema dos insectos em andamento, quem ainda não teve uma visita indesejada dentro do capacete, posso garantir não é nada agradável.
Os modelares são fiches porquê?
Porque posso ir com ele aberto, errado, para isso usava um penico, são fixes porque são mais fáceis de colocar.
Em relação ao que interessa a PROTECÇÃO sem duvida o Integral, são os que gosto mais? Não mas os que protegem mais.
Já viram o Rossi com um penico nas corridas?
é pá mas ele vai a 350 km/h e eu não passo dos 100, pois é mas eu já cai a 20.

Este é o meu pensamento e não é nenhuma regra

Abraço v v v
ruiramosilva
ruiramosilva
Veterano Superlight
Veterano Superlight

Mensagens : 589
pontos : 607
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 52
Localização : Mafra / Ericeira

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por marizacosta Qui Abr 13, 2017 5:25 pm

ruiramosilva escreveu:Bom tópico
Quanto aos capacetes, os que eu gosto mesmo são os tipo penico abertos.
Mas o que uso é um integral.
Na minha opinião, usamos capacete para que?
Alguns dirão, porque se não usar levo multa lol! lol! lol! lol!  
Pois é mas o capacete serve para nos proteger a cabeça em caso de queda, ora então vamos lá ver, o penico protege?
Sim mas a minha cara não deve ficar muito bem, correcto?
Depois temos o problema dos insectos em andamento, quem ainda não teve uma visita indesejada dentro do capacete, posso garantir não é nada agradável.
Os modelares são fiches porquê?
Porque posso ir com ele aberto, errado, para isso usava um penico, são fixes porque são mais fáceis de colocar.
Em relação ao que interessa a PROTECÇÃO sem duvida o Integral, são os que gosto mais? Não mas os que protegem mais.
Já viram o Rossi com um penico nas corridas?
é pá mas ele vai a 350 km/h e eu não passo dos 100, pois é mas eu já cai a 20.

Este é o meu pensamento e não é nenhuma regra

Abraço v v v

Concordo com tudo o que disse e já fui comprar um integral,preto fosco (combina com a minha motinha) lol!  com viseira dupla e tem orifícios de ventilação na parte superior da câmara do capacete e perto do queixo ( a ver se não abafo)  Rolling Eyes . Amanhã vou ter uma aula de pilotagem e vou levá-lo.
Obrigada pela resposta.Capacetes - Recomendações 17886811
Capacetes - Recomendações 17917011
Não é o mais caro, nem o top, mas para já fico com este. Tenho que investir num casaco. Very Happy

marizacosta

Mensagens : 71
pontos : 87
Data de inscrição : 17/03/2017
Localização : Paredes - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por JM73 Sáb Abr 28, 2018 7:56 pm

Apesar de ainda não ter comprado a moto (e talvez por isso mesmo) tenho aproveitado para ler algumas dicas sobre condução defensiva e equipamento adequado. Se me permitem deixo aqui uma imagem que alguns já terão visto sobre as áreas onde incidem os impactos no capacete em caso de acidente.


Capacetes - Recomendações Icon-a13

Assim como o companheiro Ruiramosilva, também preferia usar um capacete 3/4 ou mesmo um capacete alemão da segunda guerra mundial, mas quero manter esta cara bonita durante muito tempo xD.

Os capacetes modulares parecem oferecer o melhor de dois mundos mas em matéria de segurança não oferecem tanta protecção como um integral, até porque a parte inferior está sujeita a ir pelos ares.

No pain, no gain.
JM73
JM73

Mensagens : 17
pontos : 23
Data de inscrição : 25/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por JM73 Sáb Abr 28, 2018 9:18 pm

marizacosta escreveu:

Concordo com tudo o que disse e já fui comprar um integral,preto fosco (combina com a minha motinha) lol!  com viseira dupla e tem orifícios de ventilação na parte superior da câmara do capacete e perto do queixo ( a ver se não abafo)  Rolling Eyes . Amanhã vou ter uma aula de pilotagem e vou levá-lo.
Obrigada pela resposta.Capacetes - Recomendações 17886811
Capacetes - Recomendações 17917011
Não é o mais caro, nem o top, mas para já fico com este. Tenho que investir num casaco. Very Happy

Olá @marizacosta, como esta a adaptação a um capacete integral? Very Happy
JM73
JM73

Mensagens : 17
pontos : 23
Data de inscrição : 25/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por SL125 Seg maio 07, 2018 5:41 pm

Olha, desconhecia esse gráfico das zonas de impacto!
Aqui está um bom exemplo do que é o capacete aberto para a boa cara de um gajo... Sad

Boa informação!
Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por Bombas Seg maio 07, 2018 9:34 pm

Atençao que existem bons capacetes modulares !!!
Claro que nao é para circular com eles sempre abertos .
Tenho um modular e sim abro um pouco em andamento mas para refrescar 30s ou menos ,mas como disse existem capacetes muito bons modulares ,com capacidade de resistirem a impactos fortes exactamente onde o grafico sofre mais impacto . Sao caros ??' pois sao mas a segurança tem preço .
Bombas
Bombas

Mensagens : 196
pontos : 214
Data de inscrição : 24/09/2017
Idade : 46
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por JM73 Ter maio 15, 2018 8:25 am

Boas, pensei em deixar aqui um vídeo sobre como escolher um capacete. Apenas porque, como futuro motard iniciado, considero estas questões pertinentes, mais sendo a as Keeways 125 uma porta de entrada no motociclismo.

JM73
JM73

Mensagens : 17
pontos : 23
Data de inscrição : 25/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por Bombas Ter maio 15, 2018 10:18 am

Bom video ,acho que todas as marcas diferem um pouco entre elas ,o tamanho,o enchimento o proprio modelo de capacete .
O melhor é mesmo ,experimentar na loja ,eu tive sorte mandei vir online um numero abaixo e acertei Wink .
Cheers
\,,/
Bombas
Bombas

Mensagens : 196
pontos : 214
Data de inscrição : 24/09/2017
Idade : 46
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por Sr_Fumacas Qui Jul 26, 2018 10:51 pm

Boa noite!
Alguém sabe de lojas no Norte (Braga, Porto...) que vendam capacetes Nolan?
Queria arranjar o Nolan N44 e não me apetecia mandar vir pale net e arriscar que ele não me sirva.
Capacetes - Recomendações Img_0812

Sr_Fumacas

Mensagens : 8
pontos : 10
Data de inscrição : 12/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por SL125 Sex Jul 27, 2018 9:54 am

Provavelmente já tentaste, mas a Box46 tem loja no Porto e pelo menos no site dá ideia que representa a Nolan:
http://www.box46.pt/loja/pt/18_nolan

Abraços
thumb up v riding
SL125
SL125
Admin

Mensagens : 3353
pontos : 3734
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 45
Localização : Zona Oeste

https://keeway-riders-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Capacetes - Recomendações Empty Re: Capacetes - Recomendações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos