Diário de Bordo - RKV 125 (2011)
4 participantes
Página 1 de 1
Diário de Bordo - RKV 125 (2011)
Olá a todos!
Arranjei finalmente tempo para começar o diário de bordo da minha RKV 125. Vou tentar antes de mais fazer um apanhado do que ficou para trás.
Ora bem, começo com alguns dados sobre a mota:
- 1ª matrícula de 2011;
- compra 2ª mão em fev./2018
- kilómetros iniciais à volta de 5200;
- danos visíveis: espelho do lado direito rachado, pisca frente direito partido e protecção do escape riscada;
- com excepção da bateria que teve de ser nova (esteve parada algum tempo), todas as peças aparentemente ainda de origem.
Sendo um completo novato à data de compra da mota, com experiência apenas em scooters eléctricas, o primeiro desafio foi mesmo conseguir conduzir uma mota.. a motor.. e com mudanças! No fim de semana em que ma trouxeram, e já depois "ganhar alguma experiência" no youtube , fiz-me ás ruas da vizinhança num domingo de manhã calmo. Rapidamente percebi que aquelas aulas de treino que já tinha marcado iam mesmo ser precisas! Esta voltinha também deu para comprovar o que já tinha lido sobre os pneus do origem.. já que o piso estava molhado e embora não tivesse passado dos 10km/h consegui derrapa-los numa travagem em paralelos.
A aprendizagem acabou por ser bastante fácil e 3 aulitas foram suficientes para me aventurar no trejeto casa-trabalho - que são à volta de 11km / viagem.
Primeiras impressões:
- Conduzir em dias de inverno, de manhã - já sabia que o frio ia ser um problema mas a primeira viagem mostrou-me bem a importância de um bom equipamento de inverno!
- Facilidade de condução no trajecto casa-trabalho - para além de ser quase sempre "via rápida", as vias partilhadas de motociclos-bus foram/são uma grande ajuda.
Em relação ao comportamento da mota, embora muito divertida de punho aberto, tive logo algumas dificuldades:
- Motor a morrer ao reduzir para neutra/segunda... ou seja, praticamente em todos os semáforos ;
- Habituação à caixa de velocidades;
- O espelho rachado e o pisca em falta não ajudaram em nada.
Depois da primeira semana a andar com ela teve mesmo de ir ao mecânico para resolver a questão do motor e fazer uma revisão/afinação. O problema acabou por ser apenas a agulha do carburador que estava partida.
A partir daqui é que começou a rolar mais habitualmente... mas isso fica para uma próxima que já vai aqui um bom testamento.
Para terminar, deixo-vos com a única foto decente que tirei (repetida da apresentação ): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cumprimentos!
Arranjei finalmente tempo para começar o diário de bordo da minha RKV 125. Vou tentar antes de mais fazer um apanhado do que ficou para trás.
Ora bem, começo com alguns dados sobre a mota:
- 1ª matrícula de 2011;
- compra 2ª mão em fev./2018
- kilómetros iniciais à volta de 5200;
- danos visíveis: espelho do lado direito rachado, pisca frente direito partido e protecção do escape riscada;
- com excepção da bateria que teve de ser nova (esteve parada algum tempo), todas as peças aparentemente ainda de origem.
Sendo um completo novato à data de compra da mota, com experiência apenas em scooters eléctricas, o primeiro desafio foi mesmo conseguir conduzir uma mota.. a motor.. e com mudanças! No fim de semana em que ma trouxeram, e já depois "ganhar alguma experiência" no youtube , fiz-me ás ruas da vizinhança num domingo de manhã calmo. Rapidamente percebi que aquelas aulas de treino que já tinha marcado iam mesmo ser precisas! Esta voltinha também deu para comprovar o que já tinha lido sobre os pneus do origem.. já que o piso estava molhado e embora não tivesse passado dos 10km/h consegui derrapa-los numa travagem em paralelos.
A aprendizagem acabou por ser bastante fácil e 3 aulitas foram suficientes para me aventurar no trejeto casa-trabalho - que são à volta de 11km / viagem.
Primeiras impressões:
- Conduzir em dias de inverno, de manhã - já sabia que o frio ia ser um problema mas a primeira viagem mostrou-me bem a importância de um bom equipamento de inverno!
- Facilidade de condução no trajecto casa-trabalho - para além de ser quase sempre "via rápida", as vias partilhadas de motociclos-bus foram/são uma grande ajuda.
Em relação ao comportamento da mota, embora muito divertida de punho aberto, tive logo algumas dificuldades:
- Motor a morrer ao reduzir para neutra/segunda... ou seja, praticamente em todos os semáforos ;
- Habituação à caixa de velocidades;
- O espelho rachado e o pisca em falta não ajudaram em nada.
Depois da primeira semana a andar com ela teve mesmo de ir ao mecânico para resolver a questão do motor e fazer uma revisão/afinação. O problema acabou por ser apenas a agulha do carburador que estava partida.
A partir daqui é que começou a rolar mais habitualmente... mas isso fica para uma próxima que já vai aqui um bom testamento.
Para terminar, deixo-vos com a única foto decente que tirei (repetida da apresentação ): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cumprimentos!
rterras- Mensagens : 10
pontos : 14
Data de inscrição : 22/02/2018
Localização : Lisboa
Re: Diário de Bordo - RKV 125 (2011)
rterras escreveu:embora não tivesse passado dos 10km/h consegui derrapa-los numa travagem em paralelos.
Luís Lourenço- Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa
Re: Diário de Bordo - RKV 125 (2011)
Bom início de DB. Agora é continuar a rolar e viver muitas aventuras com a máquina. Quanto aos pneus acho que uma imagem diz tudo conforme post anterior...agora é trocá-los e rolar.
Abraço e boas curvas
Abraço e boas curvas
Luís Lourenço- Mensagens : 318
pontos : 330
Data de inscrição : 16/09/2017
Idade : 39
Localização : Lisboa
Re: Diário de Bordo - RKV 125 (2011)
Olá a todos de novo!
Mais uma entrada para o diário de bordo, gostava de ter feito uma descrição mais detalhada mas a falta de tempo não perdoa!
Então aqui vai um pequeno resumo do que se tem passado com a minha RKV:
- Mais uma visita à oficina, onde tive que mudar o kit de transmissão e a bomba de travão (motas usadas... );
- Aventuras nas pequenas manutenções (afinações / mudança de óleo) - umas correram bem e outras menos bem. Em todo o caso um muito obrigado a todos os que postam tutoriais neste forum!
- Compra e montagem de bico de pato (igual ao da RKS), que fica 5 estrelas!
- Primeiro tombo nas minhas mãos (felizmente só da mota... que só sofreu uns arranhões);
Fiz hoje os 7777.7 kms e apesar de ainda ter um barulho parasita continua a rolar como deve ser.
To-do list:
- Novo set de pneus: acho que os cordial com os seus 7 anitos, embora ainda com borracha suficiente, precisam de ir andando antes do inverno chegar... (se alguém tiver algum conselho entretanto agradeço!);
- Novos retrovisores: há meses que ando com o do lado direito rachado (ainda do anterior dono...) e já merece uns novos!
- Evento Keeway Riders: ainda não se concretizou.. mas vai ter de ser!
Cumps a todos e boas voltas!!
Mais uma entrada para o diário de bordo, gostava de ter feito uma descrição mais detalhada mas a falta de tempo não perdoa!
Então aqui vai um pequeno resumo do que se tem passado com a minha RKV:
- Mais uma visita à oficina, onde tive que mudar o kit de transmissão e a bomba de travão (motas usadas... );
- Aventuras nas pequenas manutenções (afinações / mudança de óleo) - umas correram bem e outras menos bem. Em todo o caso um muito obrigado a todos os que postam tutoriais neste forum!
- Compra e montagem de bico de pato (igual ao da RKS), que fica 5 estrelas!
- Primeiro tombo nas minhas mãos (felizmente só da mota... que só sofreu uns arranhões);
Fiz hoje os 7777.7 kms e apesar de ainda ter um barulho parasita continua a rolar como deve ser.
To-do list:
- Novo set de pneus: acho que os cordial com os seus 7 anitos, embora ainda com borracha suficiente, precisam de ir andando antes do inverno chegar... (se alguém tiver algum conselho entretanto agradeço!);
- Novos retrovisores: há meses que ando com o do lado direito rachado (ainda do anterior dono...) e já merece uns novos!
- Evento Keeway Riders: ainda não se concretizou.. mas vai ter de ser!
Cumps a todos e boas voltas!!
rterras- Mensagens : 10
pontos : 14
Data de inscrição : 22/02/2018
Localização : Lisboa
Re: Diário de Bordo - RKV 125 (2011)
quaisquer marca como continental, avon, michelin, metzeller, pirelli ficas mais que bem servido
Pedro Carmo- Mensagens : 76
pontos : 82
Data de inscrição : 30/09/2016
Re: Diário de Bordo - RKV 125 (2011)
Pedro Carmo escreveu:quaisquer marca como continental, avon, michelin, metzeller, pirelli ficas mais que bem servido
Sou capaz de ir para uns metzeler lasertec, do que estive a ver parece ter uma boa relação qualidade/preço!
rterras- Mensagens : 10
pontos : 14
Data de inscrição : 22/02/2018
Localização : Lisboa
Tópicos semelhantes
» Diário de Bordo de RJB
» Diario de bordo
» Diário de Bordo - rnd
» Diário de bordo da Dorothy
» diário de bordo da branquinha RKV 125
» Diario de bordo
» Diário de Bordo - rnd
» Diário de bordo da Dorothy
» diário de bordo da branquinha RKV 125
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|